quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Material do Cursinho


Professor: Marconildo Viegas
Disciplina: Literatura Brasileira
Serie: 1º ano


Interpretação de texto

Linguagem denotativa: sentido real
O muro é de pedra.

Linguagem conotativa: sentido figurado
João tem um coração de pedra.

Coesão: plano do texto, das palavras, a ligação entre as frases.

Coerência: plano das ideias, a ligação das ideias no texto.

Linguagem literária

Linguagem não-literária








Interpretação de texto

Tipos de linguagem

Coloquial – informal: a linguagem da fala, sem regras.

Culta-formal: a linguagem da escrita, com regras determinadas na gramática.

Variação lingüística: variação que uma língua apresenta, de acordo com:
Social
Regional
Etária
Históricas
















Interpretação de texto

Gêneros literários

Lírico: sentimento, da emoção.

Épico: feito heróico ou fato histórico

Dramático: encenação


Funções da linguagem

·         Emotiva: emoção
·         Apelativa: apelo
·         Poética: poesia
·         Referencial: passa-se a informação, sem emoção
·         Fática: testa-se o canal na conversa
·         Metalingüística: o dicionário












Intertextualidade: relação dos textos entre si.

Paródia: carnavalização do texto

Paráfrase: recontar o texto com outras palavras.

Figuras de linguagem

·         Figuras de construção
·         Figuras de palavras
·         Figuras de estilo

















Tipos de texto

·         Narrativo: relata fatos e acontecimentos verossímeis (verdadeiros) ou inverossímeis (ficção), situados no tempo, tendo:
Personagens: protagonista (mocinho), antagonista (vilão – pode ser também uma situação) e coadjuvantes (secundários);
Tempo: cronológico (pode ser contado no relógio) e psicológico (tem-se uma ideia)
Enredo: a síntese da historia;
Espaço: local em que se passa o enredo.
·         Descritivo: representa-se objetos e personagens, podendo ser mesclado com a narração.

·         Informativo: transmite conhecimentos, esclarece determinado assunto, encontramos em obras cientificas, enciclopédias, manuais escolares, guias turísticos, relatórios técnicos, notícias, etc.


·         Argumentativo: procura convencer ao se defender uma tese (ideia) com argumentos.

·         Injuntivo: é usado para convencer alguém, apelando.

·         Poético: a construção da mensagem é o objetivo principal ao se valorizar sons, ritmos, e sentidos.











Trovadorismo
Definição: trovador é o poeta que musicaliza a poesia nas cortes.
A língua utilizada pelos trovadores era o galego-português, uma mistura de espanhol (castelhano) com português.
Início: 1189/1198: surge com a Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós.

Contexto Histórico
1308 – Fundação da Universidade de Coimbra.
1415 – Conquista de Ceuta.
1420 – Início da Expansão marítima. Descoberta da Ilha da Madeira.
1453 – Os turcos conquistam Constantinopla (capital do Império Romano do Oriente). Fim da Idade Media.
1482 – Diogo Cão descobre a foz do Zaire.
1487 – Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança.
1492 – Colombo descobre a América.
1498 – Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para as Índias.


A hierarquia da sociedade feudal: clero, nobreza e povo (vilões, semi-servos e escravos)
O espírito da época é o TEOCÊNTRICO (Deus como o centro do Universo).
As Cantigas eram as primeiras produções literárias da época e se dividiam em 4:
·         Cantigas de Amor: eu lírico é masculino que sofre por amor.
·         Cantigas de Amigo: eu lírico é feminino que sofre por amor.
·         Cantigas de Escárnio: ataque satírico indireto, não citando o nome da pessoa.
·         Cantigas de Maldizer: ataque satírico direto, citando o nome da pessoa.
Os artistas dessa época eram:
·         Trovador: pessoa culta, fidalga que escrevia e musicalizava sua poesia sem receber nada em troca.
·         Segrel: fidalgo decaído, que levava o jogral para se apresentar nas cortes, castelos.
·         Jogral: saltimbanco (palhaço) que leva sua apresentação a corte
·         Menestrel: músico ligado a determinada corte.
Produção literária
·         Cancioneiro da Ajuda ou do Real Colégio dos Nobres
·         Cancioneiro da Vaticana
·         Cancioneiro da Biblioteca Nacional
·         Cantigas de Santa Maria.
·         Novelas de cavalaria
·         Crônicões
·         Hagiografias
·         Livros de linhagem (nobiliários)

Humanismo
O Humanismo foi um grande movimento intelectual, moral e religioso iniciado em fins do século XV e todo o século XVI, que buscava uma humanidade melhor, pois os idealizadores propunham um ideal de paz e sabedoria, através do aperfeiçoamento das qualidades intelectuais e morais dos homens.
Contexto Histórico
1448 – Gutenberg inventa a tipografia.
1453 – Constantinopla cai nas mãos dos turcos.
1481 – A Inquisição é instaurada na Espanha.
1500 – Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil.
1531 – Henrique VIII rompe com o papa e funda a igreja anglicana.
1536 – Paulo III estabelece oficialmente a Inquisição em Portugal.

O misticismo medieval perde força, e o TEOCENTRISMO dá lugar ao ANTROPOCENTRISMO (o homem como o centro do universo).
O maior artista: Gil Vicente
A área dele era o teatro. Foi contemporâneo de Michelangelo, Nicolau Copérnico, Leonardo da Vinci, Nicolau Maquiavel, etc.
Começou com a peça Monologo de um vaqueiro – O auto da visitação, encenado na câmara real de d. Maria de Castela, por ocasião do nascimento de d. João III, filho de d. Manuel.
Tipos de peças de Gil Vicente: mistérios, milagres e moralidades.
Outras peças: Auto da barca do inferno; Farsa de Inês Pereira, Auto da Índia, O juiz da Beira, etc.
Novelas de Cavalaria: ciclo arturiano é o mais importante.







Classicismo
É combinado com o Renascimento, em que se há uma transformação política, econômica e cultural nos séculos XV e XVI.
Exalta-se a natureza, a cultura greco-romana, a razão é maior que a emoção.
Características
·         Imitação dos autores greco-latinos.
·         Preocupação com a forma.
·         Uso da mitologia greco-latina.
·         Idealismo

Autores
·         Luis Vaz de Camões – o principal
·         Francisco Sá de Miranda
·         Bernadim Ribeiro
·         Antonio Ferreira

Camões escreveu Os lusíadas, com 10 cantos, versos decassílabos, 1102 estrofes, cuja divisão é:
·         Proposição
·         Invocação
·         Dedicatória
·         Narração
·         Epílogo










Quinhentismo
Literatura dos anos de 1500, em que se tem como base principal a Carta, de Pero Vaz de Caminha.
Ela é a certidão de nascimento do Brasil e nela é visto o deslumbramento do europeu com a nova terra, como também seus equívocos e as reais intenções do colonizador.
Há nesse período dois tipos de literatura:
·         Informativa ou dos cronistas (ou viajantes);
·         Dos jesuítas.
Literatura Informativa
Existem vários textos que falam da vinda dos europeus ao Brasil, são eles:
·         Tratado da Terra do Brasil;
·         Historia da Província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil;
·         Tratado descritivo do Brasil;
·         Diálogos das grandezas do Brasil.

Literatura dos Jesuítas

Pe. José de Anchieta – o maior nome da catequese no Brasil.
Escreveu cartas, sermões, poesias e peças teatrais, utilizando-se do latim, do tupi e do português em suas obras quase sempre de inspiração missionária.











Barroco
Início em 1601, com a obra Prosopopéia, de Bento Teixeira. A religiosidade ainda estava muito forte. A Reforma Protestante e a Contra-Reforma estavam se organizando.
O homem vivia em constante tensão por ora querer viver a vida santa ou ora querer viver a vida profana. A Inquisição fazia seu papel de controladora da moral católica. O índex librorum prohibitorum estava em vigência.
Características
·         Culto do contraste (uso de antíteses – oposição)
·         Consciência da transitoriedade da vida
·         Gosto pela grandiosidade
·         Cultismo (jogo de palavras)
·         Conceptismo (jogo de ideias)
·         Frases interrogativas
Autores

·         Gregório de Mattos (Boca do inferno);
Escreveu poesias lírico-amorosas; religiosa e satírica.
·         Bento Teixeira
·         Manuel Botelho de Oliveira
·         Padre Antonio Vieira
Defendia os negros e os índios, como também os cristãos novos (judeus convertidos ao catolicismo). Sofreu perseguição pela Inquisição.
Sua obra está dividida em cartas, profecias e sermões.
Os Sermões são os mais importantes, dentre eles o Sermão da Sexagésima – que fala sobre a arte de pregar e ensinar.










Arcadismo
Início em 1768 com o livro Obras Poéticas, de Claudio Manuel da Costa.
A religião dá lugar à razão, o homem vive no Século das Luzes, diferente do anterior, que era o das Trevas.
Começa a Revolução Industrial na Inglaterra; surgem os Iluministas, organiza-se a grande Enciclopédia, com 35 volumes. A Revolução Francesa estaria prestes a acontecer, cujo lema era liberdade, igualdade e fraternidade.

Características
·         Imitação dos clássicos;
·         Bucolismo;
·         Pastoralismo;
·         Idealização do amor e da mulher;
·         Uso de pseudônimos (falsos nomes);
·         Uso de frases latinas: carpe diem, fugere urbem, inutilia truncat, etc.
Autores

·         Claudio Manuel da Costa (Glauceste Saturnio)

·         Tomás Antônio Gonzaga (Dirceu)
Escreveu Cartas Chilenas e Marília de Dirceu

·         José Basílio da Gama (Termindo Simpílio)
Escreveu O Uraguai.

·         Frei José de Santa Rita Durão
Escreveu Caramuru.






















Curso Decisão Rumo à Universidade
Professor: Marconildo Viegas
Disciplina: Literatura Brasileira
Serie: 2º ano

























Romantismo – poesia

Início em 1836 com a obra Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, que é o introdutor do Romantismo no Brasil.
Influenciado pela Revolução Francesa e seus ideais. No Brasil, há um espírito nacionalista, patriótico.

Contexto histórico

1808 – Chegada da família real no Rio;
1817 – Criação dos Correios;
1822 – Independência do Brasil;
1835 – Guerra dos Farrapos;
1841- Dom Pedro II é imperador do Brasil;
1854 – 1ª estrada de ferro do Brasil;
1864 – Início da Guerra do Paraguai;
1870 – Término da Guerra do Paraguai;
1888 – Lei Áurea;
1889 – Proclamação da República.


Características

·         Subjetivismo: o eu interior;
·         Nacionalismo
·         Culto a idade média
·         Individualismo
·         Indianismo
·         Culto a natureza
·         Evasão
·         Saudosismo
·         Consciência da solidão
·         Exagero
·         Mal do século
·         Idealização do amor e da mulher


Há três gerações românticas:

·         Nacionalista/indianista
·         Mal do século
·         Condoreira


Principais autores (poesia)


·         Gonçalves Dias;
·         Gonçalves de Magalhães;
·         Álvares de Azevedo;
·         Junqueira Freire;
·         Fagundes Varela;
·         Casimiro de Abreu;
·         Castro Alves
·         Sousândrade


Romantismo – prosa

Início em 1844, com a obra A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, lançado a principio em folhetins, que eram capítulos lançados nos jornais. As obras desse período foram a que mais se transformaram em novelas de televisão.
Um novo público leitor aparece: as mocinhas, que sonham com seu príncipe encantado. E o final sempre é feliz.
Autores
·         Joaquim Manuel de Macedo – introduz o romance romântico

·         Bernardo Guimarães – um dos importantes autores
Escreveu: A escrava Isaura; O seminarista

·         Franklin Távora
Escreveu: O cabeleira

·         Visconde de Taunay
Escreveu Inocência.

·         Manuel Antônio de Almeida
Escreveu: Memórias de um sargento de milícias.

·         José de Alencar – o principal autor

Sua obra é dividida em 4 grupos:

ü  Indianista: O guarani; Iracema e Ubiraja.
ü  Histórico: As minas de prata; A guerra dos mascates.
ü  Urbano: Cinco minutos, A viuvinha, Lucíola, Diva, A pata da gazela, Sonhos d’ouro, Senhora e Encarnação.
ü  Regionalista: O gaucho, O tronco do ipê, O sertanejo.







Realismo/Naturalismo

Início em 1881 com os livros “Memórias póstumas de Brás Cubas” (Realismo), de Machado de Assis e “O mulato” (Naturalismo), de Aluísio Azevedo.
Surgem diversas teorias impulsionadas pelo avanço da ciência, como:
·         Teoria determinista (Taine)
·         Evolucionismo (Darwin)
·         Filosofia positivista (August Comte)

Características
·         Veracidade
·         Contemporaneidade
·         Retrato fiel das personagens
·         Gosto pelos detalhes específicos
·         Materialização do amor
·         Denúncia das injustiças sociais
·         Relação da causa x efeito
·         Linguagem próxima a realidade
·         Visão determinista e mecanicista do homem
·         Cientificismo
·         Personagens patológicas
·         Crítica social
·         Incorporação de termos científicos e profissionais

·          

Autores

·         Eça de Queiros (Portugal) – o mais importante
Escreveu: O crime do padre Amaro, O primo Basílio, Os Maias, A ilustre casa de Ramires.
·         Antero de Quental

·         Cesário Verde

·         Machado de Assis (Brasil) – o mais importante
Escreveu: Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.

·         Aluísio Azevedo
Escreveu: O mulato, O cortiço e Casa de pensão.

·         Raul Pompéia
Escreveu: O ateneu


Parnasianismo
Início em 1882 com o livro “Fanfarras”, de Teófilo Dias.
O Parnasianismo visava a Arte pela arte, sem se preocupar com nada, sendo objetivo e alheio a realidade.
Retomada dos valores clássicos.
Características
·         Impessoalidade
·         Objetividade
·         Visão carnal da mulher
·         Arte pela arte
·         Culto da forma
Autores
·         Olavo Bilac – o principal
·         Raimundo Correia
·         Alberto de Oliveira



Simbolismo
Início em 1893, com os livros “Missal” e “Broqueis”, de Cruz e Sousa.
A visão materialista fica em segundo plano, dando margem a visão espiritualizada das coisas.
Características
·         Expressão indireta de ideias e emoções
·         Expressividade sonora: a musicalidade
·         Subjetivismo profundo
·         Misticismo e espiritualismo


Autores
·         Cruz e Sousa

·         Alphonsus de Guimaraens




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