quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Prova 7º ano


logo peq.jpg
Colégio e Curso Decisão
Aluno(a):

Série:
Ano
Turno
Manhã
Professor
Marconildo Viegas
Disciplina
Literatura
Bimestre
Data
_____/_____/____

Leia o texto abaixo e faça o que se pede, observando o filme “Sempre ao seu lado” visto em sala de aula.
                                           A disciplina do amor

Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.

1.    Qual a diferença do texto para o filme

a)    Há uma intertextualidade no filme e no texto, mas algumas partes não são reais, uma vez que o filme não retrata a verdadeira historia e não sabemos qual delas é a base da segunda.
b)    Há uma intertextualidade no filme e no texto, mas algumas informações são diferentes, mas a essência é o mesmo.

2.    O trecho do texto que explicita o fato que desencadeia a história é

(A) ”Foi na França, durante a segunda grande guerra”.
(B) “[...] as pessoas foram se esquecendo do jovem [...]”
(C) “Um jovem tinha um cachorro [...]”
(D) “[...] Continuou a ir diariamente até a esquina[...]”

3.    A leitura do texto permite traçar um perfil acerca do cachorro. A única palavra inadequada para descrever a postura do animal em relação a seu dono é

(A) displicência.   (B) lealdade.       (C) disciplina.       (D) compromisso.
                             
4.    Assinale a alternativa que contém a frase que melhor demonstra que o cachorro morreu fiel a seu dono.

a) “... até chegar o dia seguinte”. (linha10)
b) “Continuou a ir diariamente até a esquina...” (l. 8)
c) “... ele disparava para o compromisso assumido ...” (l. 13 e14)
d) “Só o cachorro já velhíssimo continuou a esperá-lo na sua esquina”. (l. 16 e 17)
e) “... o focinho voltado para aquela direção.” (l. 18 e 19)

5.    “Festinha”, nesse contexto, significa:

a) solenidade.              b) brincadeira alegre.         c) reunião divertida.
d) reunião de amigos.   e) pequena comemoração.

6.    “... o focinho voltado para aquela direção” (l. 18 e 19). A palavra destacada refere-se

a) à esquina.        b) à praça da vila.   c) ao lugar onde trabalhava o jovem.
d) à vila onde morava o jovem.           e) ao lugar onde aconteceu a guerra.

O texto a seguir é da aluna do 1º ano C do ensino médio Kelly Dias que, com sua sensibilidade nos remete ao mundo interior e do viver o Carpe Diem, assim como fizeram poetas do século XVII. Leia o texto e responda o que se pede.


Mudanças radicais

Minha poesia tornou-se doce
Minha voz tornou-se agradável
Meus versos são apaixonados
Meu riso é constante.

Cada dia, cada beijo, renovação
Como se fossem primeiros
Olhares alucinados, vejamos
A vida é bela, vamos aproveitá-la.

Quero que todos vejam
O quão felizes estamos
Sou uma tremenda louca

Te faço rir o tempo inteiro
És tão belo, especial [...]

Pode parecer ridículo
Pode ser um capricho
São meus sentimentos

Assumo com todas as letras


Disponível em: <http://kellydiasm.blogspot.com.br/2012/08/mudancas-radicais.html>. Acesso em: 23 de set. de 2012.

7.    Na estruturação do texto, destaca-se

a) a construção de oposições semânticas.
b) a apresentação de ideias de forma subjetiva (sentimentos).

Leia o texto abaixo e responda o que se pede                                                    

Amado                                                          

Como pode ser gostar de alguém
E esse tal alguém não ser seu
Fico desejando nós gastando o mar
Pôr-do-sol, postal, mais ninguém
Peço tanto a Deus
Para lhe esquecer
Mas só de pedir me lembro
Minha linda flor
Meu jasmim será
Meus melhores beijos serão seus
Sinto que você é ligado a mim
Sempre que estou indo, volto atrás
Estou entregue a ponto de estar sempre só
Esperando um sim ou nunca mais
É tanta graça lá fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Sinto absoluto o dom de existir,
Não há solidão, nem pena
Nessa doação, milagres do amor
Sinto uma extensão divina
É tanta graça lá fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Quero dançar com você
Dançar com você
Quero dançar com você
Dançar com você


Disponível em: <http://letras.mus.br/vanessa-da-mata/1002081/>. Acesso em: 23 de set. de 2012.
8.    Esse tipo de texto é:
                         
a)    Musical                                                        b) Paródia

Leia o texto abaixo e responda

As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego

Tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar? Nós daremos uma ajuda para saber o que responder. Leia com atenção, treine e boa sorte!
1.    Fale sobre si. 
Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista deemprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.
2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria 
empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.
3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.
4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.
5. O que procura num emprego?
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

Disponível em: <http://www.curricular.com.br/artigos/entrevista-emprego/perguntas.aspx>. Acesso em: 23 de set. de 2012.
9.    Assinale a resposta correta: Uma entrevista é

(    ) Um gênero textual cuja finalidade é obter opiniões de uma pessoa a respeito de um assunto e divulgar informações sobre a vida pessoal ou profissional dela.
(    ) São usadas para acrescentar informações complementares a um texto.
Leia o texto abaixo e responda:

O Diário é, desde sempre, uma das técnicas de escrita mais utilizadas pelo homem. O seu tom pessoal foi o escolhido por diversos autores como podes ver pelos exemplos:


 http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diario-aberto.jpgAnne Frank (relato verídico de uma jovem que viveu os horrores da perseguição nazi durante a Segunda Guerra Mundial). 
http://profteresa.no.sapo.pt/images/d_sofiacomp.jpg
Sofia & Cª (Este diário de Sofia aos 15 anos é uma ficção da autoria de Luísa Ducla Soares).

                                                                                                                   


Disponível em: <http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diary.htm>. Acesso em: 20 de novembro de 2011.


10. Qual é o objetivo do diário? (Obs. Não é preciso ler)
(    ) Promover pensamentos, ideias e emoções de uma pessoa.
(    ) Divulgar uma empresa.
http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2012/07/08/2421772-7019-rec.jpg
a)    Os slogans são frases feitas para ser lembradas facilmente e que faz parte das peças publicitárias. Circule no anúncio publicitário o slogan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...