quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Prova Final 8º ano


Prova Final  8º ano

Veja o texto verbal e não verbal e responda: (Obs. Não é necessário ler)
Infográfico - Família Real

Disponível em: <http://andafter.org/publicacoes/infograficos-arte-informacao-e-diagramacao_782.html>. Acesso em: 19 de novembro de 2011.
1.   Esse texto é um:
(     ) Infográfico                                               (     ) Crítica de arte

Veja a foto abaixo retirada perto do CAIC de Mangabeira no ano de 2007.

Foto tirada pelo Professor Marconildo Viegas.

2.    Qual é o objetivo do anúncio?
(    ) Promover uma ideia.                           (    ) Divulgar uma empresa.

3.    Jogo rápido
a)    Há logotipo ou marca?
 (    )Sim                                        (    )Não
b)    Que variedade linguística é usada?
(    ) Padrão                                    (    )Não padrão

4.    Qual é o público alvo desse anúncio?
(    ) Todas as pessoas que valorizam os professores.
(    ) As crianças que não gostam de estudar.

5.    Circule no anúncio publicitário a logomarca/logotipo.

6.    Debate é um gênero argumentativo oral. Ele também é chamado de:
(    ) Mesa redonda (    )Mesa oposta
7.    Nos debates sempre existem um ___________ (mediador/protetor) também chamado de moderador.
8.    Carta do leitor é um gênero textual em que o leitor expressa sua ________ (opção/opinião) sobre textos publicados em jornais ou revistas, com intenção argumentativa.

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas

O mito da caverna

O que é importante na busca do conhecimento? O que é ser livre? Aquele que nada sabe, pode ser livre? Platão nos conta uma parábola que ilustra bem essa reflexão. Nós a conhecemos por alegoria da caverna. Vou contá-la com minhas próprias palavras.
Imaginem um grupo de pessoas que habitam o interior de uma caverna subterrânea. Elas estão de costas para a entrada da caverna e acorrentadas nos pescoços e nos pés, de sorte que tudo que veem é a parede da caverna. Atrás delas ergue-se um muro alto e por trás desse muro passam figuras de formas humanas sustentando outras figuras que se elevam para além da borda do muro. Como há uma fogueira queimando atrás dessas figuras, elas projetam sombras bruxulentas na parede da caverna. Assim, a única coisa que as pessoas da caverna podem ver é esse “teatro de sombras”.
E como essas pessoas estão ali desde que nasceram, elas acham que a sombra que veem é a única coisa que existe. Imagine agora que um desses habitantes da caverna consiga se libertar daquela prisão. Primeiramente ele se pergunta de onde vêm aquelas sombras projetadas na parede da caverna. Depois consegue se libertar dos grilhões que o prendem. O que você acha que acontece quando ele se vira para as figuras que se elevam para além da borda do muro? Primeiro, a luz é tão intensa que ele não consegue enxergar nada.
Depois, a precisão dos contornos das figuras de que ele até então só vira as sombras ofusca sua visão. Se ele conseguir escalar o muro e passar pelo fogo para poder sair da caverna, terá mais ainda dificuldade para enxergar devido à abundância da luz. Mas depois de esfregar os olhos, ele verá como tudo é bonito. Pela primeira vez verá cores e contornos precisos; verá animais e flores de verdade, de que as figuras na parede da caverna não passam de imitações baratas. Supúnhamos, então, que ele comece a se perguntar de onde vêm os animais e as flores. Ele vê o sol brilhando no céu e entende que o sal dá vida às flores e os animais da natureza, assim como também era graças ao fogo da caverna que ele podia ver as sombras refletidas na parede.
Agora, o feliz habitante das cavernas pode andar livremente pela natureza, desfrutando da liberdade que acabara de conquistar. Mas as outras pessoas que continuavam lá dentro da caverna não lhe saem da cabeça. E por isso ele decide voltar. Assim que chega lá, ele tenta explicar aos outros que as sombras na parede não passam de trêmulas imitações da realidade. Mas ninguém acredita nele.
As pessoas apontam para a parede da caverna e dizem que aquilo que veem é tudo que existe.
Por fim, acabam matando-o.

GAARDER, J. O Mundo de Sofia: Romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. (104 – 105)
9.    Esse texto é:
(    ) Motivacional, pois motiva as pessoas a serem independentes.                     
(    ) Literal, pois as pessoas eram realmente gostavam da situação.

10. Que relação há entre o fato e a história narrada por Jostein Gaarder?
(    ) Apesar de serem pessoas normais, eles já estavam acostumados com a situação.
(    ) Apesar de serem pessoas normais, todos queriam uma mudança drástica na vida, querendo ver o que é realmente a vida real e não somente sombras.

11. Metáfora é uma figura de linguagem que expressa uma ideia associada a um ser por meio de uma comparação subentendida ou diretamente, por sentido figurado. Qual é a metáfora que aparece no texto?
(    ) Mundo real e mundo das sombras, comparando pessoas com visão e pessoas acomodadas com a situação.
(    )Milho e galinheiro, comparando a pessoas pobres e pessoas famintas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...