domingo, 29 de abril de 2012


Há um novo conceito que deve ser incluído na disciplina de Língua Portuguesa, especialmente na parte da Produção Textual: o  Hipertexto é uma referência a todo link feito em um texto que pode remeter a outro texto (seja visual, verbal, não verbal etc.). Casa-se muito bem com o conceito da intertextualidade nos textos escritos, como bem afirma o texto “Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.” de Walter, disponível em: < http://ntevalenca.forumeiros.com/t10-o-que-e-hipertexto-atividade-23>. Acesso em: 29 de abr de 2012.

Concordando-se com o exposto acima, vemos que há uma hierarquia muito forte no hipertexto, em que se agrega outros conceitos e que geram outros hipertextos e fazendo essa teia de conhecimento aumentar sempre.

sábado, 28 de abril de 2012

Reunião com os pais na escola: muitos são chamados e poucos são vindos...



Pode parecer incoerência o título desse artigo, mas ele foi escolhido para representar o símbolo que é uma reunião enre a escola e os pais.

Vale salientar que essas reuniões geralmente são em horários distintos e elas não são tão atrativas quanto deveriam ser. A clientela presente nessas reuniões são diversificadas, no entanto, observa-se que os pais dos alunos "sem problemas" são a massa assídua e se decide pouco de como deveria melhorar a educação ou mesmo o ambiente escolar que atende os estudantes, como por exemplo: a falta de funcionários, os equipamentos danificados e a integração da família e da escola.
Não basta ter muita tecnologia, .... inconcluso....

Aulas de reforço: obrigação dos pais ou do governo?



Como são importantes as aulas de reforço, uma vez que elas ajudam os alunos em dificuldades de aprendizagem e, assim, ao terem eles essas aulas, conseguem a tao sonhada promoção na escola.Mas o que vemos ontem, hoje e sempre são os pais que bancam essa responsabilidade ao contratar um professor para reforçar as aulas feitas na escola.O reforço escolar não deveria ser responsabilidade dos governos que dizem estar preocupados com a educação? Pois reforçar o conteúdo dado em sala de aula deveria constar nos programas dos governos, uma vez que a progressão tão propalada não é o viés para um bom processo ensino-aprendizagem.

O governo deveria assumir o papel de resgatar os alunos que estão com dificuldades, porque se isso não acontecer, o aluno desestimula e, dessa forma, evade-se da escola, achando-se incapaz de obter êxito. Para tanto, faz-se necessário investir em aulas de reforço, criando uma cultura de que a escola deveria ajudar o aluno com dificuldades, pois todos somos seres diferentes; como também o governo deveria contratar professores para aulas de reforço, até mesmo no dia de sábado, pois fazer educação sem AÇÃO não adiatará qualquer esforço para a promoção do aluno e a satisfação do professor.

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...