sábado, 30 de junho de 2012

Relatório da Visita Pedagógica


Descrição: http://colegiodecisao.com/imagens/logo-nova2.png
Relatório da Visita Pedagógica

Nome do aluno (a):
Nome do professor (a) orientador (a):
Lugares visitados




Objetivo: Aprender sobre literatura no contexto cultural – histórico dos lugares visitados.

Cole uma foto de você e sua turma e faça um comentário de uma curiosidade vista na visita, abaixo da foto – texto legenda.





















Faça um comentário escrito sobre a visita em, no mínimo, 10 linhas no verso da folha. Use letra legível.

Leia o texto abaixo




Rio

Nascente de vida,
Espelho da lua,
Inspiração do sol,
Versos do poema mar,
Palco das cachoeiras,
Margem do Pau Brasil,
Das acácias, dos ipês
Onde canta o sabiá,
Balé das cataratas,
Onde o silêncio fala,
Perfume de mato verde,
Cheiro de terra molhada,
Olhar de arco Iris.
Rio é lugar de piaba, de peixe gordo,
Recinto dos jacarés,
Rio não é lugar de sofá, de geladeira, de garrafa...
De bregueços, de entulhos,
De rejeitos de pobres e ricos.





1.    Sobre a Literatura de Cordel estudada em sala de aula, responda: (2 pontos)

a)    Faça a metrificação do poema (mínimo de 5 versos)
b)    Por que essa poesia é um cordel?

Redação


1.      Leia o texto abaixo e faça uma redação dissertativa-argumentativa com o tema Respeito a todos é um direito humano (1.5 pontos) Obs. Mínimo: 15 linhas. Use uma folha avulsa. Respeite os direitos humanos. Cuidado com a margem e o pingo do i.


Segurança diz que agressão na Paulista teve motivação homofóbica
Rafael Fernandes prestou depoimento na delegacia nesta sexta-feira (19).
Para delegado, jovens podem responder por tentativa de homicídio.


O segurança de um prédio da Avenida Paulista que presenciou a agressão de cinco jovens – quatro adolescentes e um maior de idade -, na manhã de domingo (14), prestou depoimento na tarde desta sexta-feira (19) no 5º DP, na Aclimação. Ao sair da delegacia, ele disse que, depois de ajudar a parar o ataque, perguntou aos jovens por que tinham agredido o rapaz. “Batemos porque ele é veado, foi o que eles me responderam. Aparentemente, foi preconceito”, declarou Rafael Fernandes.
A resposta, segundo ele, foi dada justamente pelo jovem que é maior de idade. Sobre quem iniciou as agressões, com uma lâmpada fluorescente, o segurança, inicialmente, citou que havia sido um dos adolescentes. Posteriormente, disse que não era possível afirmar se foi um dos menores de idade ou o maior que atacou primeiro.
Segundo o vigia, a agressão “foi de graça”. Ele disse que, se não tivesse ido ajudar o rapaz agredido, ele “poderia ter morrido”. “Fiz meu papel como cidadão, apenas isso. Faria de novo, se visse uma agressão gratuita dessas novamente”, afirmou. Ele contou à polícia que, dos cinco jovens, três participaram da agressão efetivamente.
De acordo com o delegado assistente do 5º DP, Renato Felisone, com as imagens flagradas pelo circuito de segurança de um prédio próximo ao local e com o depoimento do segurança, está caracterizada “uma agressão deliberada”. “As imagens são claríssimas. O rapaz foi agredido de forma gratuita pelos jovens”, disse o delegado.
Segundo ele, logo após a ocorrência, as provas e depoimentos colhidos foram suficientes para tratar o caso como lesão corporal gravíssima e formação de quadrilha. Com as novas provas, os agressores poderão ser denunciados pelo Ministério Público por tentativa de homicídio.
“Com o rapaz desmaiado no chão, ensanguentado, sem esboçar reação por cinco jovens com um nível sociocultural razoável para entenderem os fatos, se não quiseram matar, assumiram esse risco”, afirmou Felisone. Mais duas testemunhas deverão ser ouvidas na próxima semana. O inquérito deverá ser encaminhado ao Ministério Público na próxima sexta-feira (26).

Como fazer Relatório Final


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE HILDON BANDEIRA.
MARIZA LUIZA MORENO
3°ANO
ENSINO MÉDIO
2009.





                 




RELATORIO FINAL DO
CURSO DE LINGUA PORTUGUESA DO ENSINO MEDIO.
















                                                     João Pessoa - PB
                                                        Dezembro de 2009.































AGRADECIMENTOS

Agradeço a deus a cada momento que passo nesta vida, agradeço por tudo que tem me dado em toda minha vida, por ser a pessoa mais feliz do mundo por ter uma família maravilhosa.
 Agradeço a minha família por tudo pelo apoio de cada dia, a minha Mãe palavra
por ser de grande inspiração para a minha vida, que cria os filhos e da o melhor que pode a meu irmão, pelo apoio a todos da minha família pela solidariedade.
Agradeço a meus colegas de sala de aula do (PHB) 3° ano por tudo por horas tristes e alegres, pelos momentos de descontração e incentivo.
Agradeço a secretarias, ao pessoal de apoio da escola, a diretora, a inspetores, a cozinheira, por este ano letivo por estarem sempre do nosso lado em todo momento.
Agradeço aos professores por este ano de aprendizagem e conhecimento que tem me dado, por tudo, pois me ajudou e muito para meu crescimento intelectual e para um futuro próximo.
Agradeço em especial ao professor Marconildo Viegas por todo o letivo que tem me dado muito conhecimento para meu futuro ser ainda mais brilhante o meu todo obrigado a você professor.




















APRESENTAÇÃO

O presente Relatório Final do Curso de Língua Portuguesa faz parte das notas do 4° bimestre, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção Textual, ministrada pelo professor Marconildo Viegas, sendo este habilitado e com competência para analisá-lo.
Este Relatório Final tem 8 partes as quais são:


a)      a 1° parte e a Introdução;
b)      a 2° parte e o Histórico da escola;
c)      a 3° parte e o Organograma;
d)     a 4° parte e as Atividades Desenvolvidas pela escola;
e)      a 5° parte e Atividades Desenvolvidas pelo professor;
f)       a 6° parte e a Conclusão;
g)      a 7° parte e as Referencias;
h)      a 8° parte e os Anexos.
  
































SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO
2.HISTÓRICO DA ESCOLA
2.1 Fundação
2.2.Clientela
2.3.Localização
2.4.Corpo docente
2.5.Estrutura Física
2.6.Funcionários
      3.ORGONOGRAMA
4.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA
4.1.Gincana do Procon
4.2.Palestras
4.3.Semana Cultural
4.4. Dia do Estudante
4.5.Aula de graffiti
4.6.Escola aberta
4.7.Jogos Internos
4.8.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
4.9.Visitas pedagógicas
4.10.Eleição da diretora e vice-diretor
4.11.Simulados
4.12.Reuniões com pais e mestres
      5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR
      5.1.Provas
5.2.Trabalhos de Pesquisa
5.3.Redações
5.4. Dia da leitura
5.5.Visitas Pedagógicas
5.6.Encerramento da Escola Aberta
5.7.Profissional Profissionalização
5.8.Analise de Filme
5.9.Interpretação de Texto
5.10.Interpretação de Música
5.11. Relatório Final
6.CONCLUSÃO
7.REFERÊNCIAS
8.ANEXOS











06
1.INTRODUÇÃO

Esse relatório nos trouxe um conhecimento mais aprofundado do que houve neste ano letivo, este relatório alem de trazer o nosso conhecimento, ficamos sabendo do que houve na escola durante o ano, sobre a organização dos eventos acontecidos e dos passeios desenvolvidos pela escola e pelos professores. No meu ponto de vista o que houve de melhor foi a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi muito importante para mim a visita a UFPB foi ótima foi uma semana de muita aprendizagem para mim e todos os alunos que participaram.
O que chamou muito a minha atenção foi às atividades desenvolvidas pelo professor eu não posso comentar muito, pois eu fui para poucos, mas, meus colegas de classe falaram que foram ótimas.


























07
                                   2.HISTORICO DA ESCOLA

2.1.Fundação:
A Escola Estadual de 1° Grau Santa Julia foi criada pelo decreto n° 4.596, de 7/6/1959, funcionou como “Secção” do Liceu Paraibano, em 1960, inicio de suas atividades com 197 alunos. Desligou-se do Liceu através do ato n° 4.596, de 07 de julho de 1968, que o autorizou o seu funcionamento como pessoa jurídica.
Com a lei 5.692/71, no ano de 1973, a integrar as unidades do Complexo Escolar Santa Julia, recebendo alunos de quatro Unidades de 1° fase para o ingresso na 2° fase do 1° Grau.
Atualmente, Santa Julia, e a maior escola de 2° fase do 1° Grau, da rede estadual, com 2.160 alunos, funcionando nos três turnos, sobre a Administração da professora Maria do Socorro Viera Montenegro.
PADRE HILDON:
Nasceu em Caldeiras, Estado da Bahia, em 18 de novembro de 1913. Ingressou no Seminário de Salvador, em 1 de fevereiro de 1926, transferindo-se depois para o seminário de Aracaju, Sergipe. Concluiu seu curso eclesiástico, no Seminário da Paraíba e recebeu o presbiterado, no dia 30 de novembro de 1937, pela imposição do Exm. Srº. Arcebispo Dom Moises Coelho na Catedral Metropolitana. A Escola Santa Júlia era de educação religiosa. E após a morte de Padre Hildon Bandeira a sua irmã decidiu homenageá-lo, dando seu nome à escola. Atualmente a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira abrange cerca de 63% de alunos de outros bairros e 37% de alunos do bairro da torre. Atendendo a uma clientela de 5ª a 8ª séries no ensino fundamental, pelo turno matutino e da 1ª a 3ª séries do ensino médio, nos turnos vespertino e noturno.
2.2.Clientela:

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, possuem os seguintes dados:
Na faixa etária de 08 anos a 25 anos.
O ensino e fundamental e médio.
O horário de 13h00min ás 17h45min.

2.3.Localização:

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira estão localizadas na Rua Caetano Filgueiras, s/n, no bairro da Torre, João Pessoa – PB.
Alunos do 3° ano:

Alba Nuzia
Aldo Simões
Amanda Virginia
Alexandro Medeiros
Ana Carolina
    Jéssyca Edriely
Maria Angélica
Mariza Luiza
Pedro Paulo
08
Renata Honorato
Rafaela Santos
Maria de Fátima


Bairros: Torre, Mandacaru, Cabedelo, Treze de Maio, Mangabeira, Valentina, Tambauzinho, Expedicionários.
Classe Social: Média.
Faixa etária: 16 a 23 anos.

2.4.Corpo docente:

A equipe de professores do PHB e composta por:
Português: Marconildo Viegas, formado pela UFPB, no ano de 2003, em letras.
Matemática: José Givaldo, formado pela UFPB, no ano de 2005, em matemática.
Química: Paulo Hipólito, formado pela UFPB, no ano de 1986, em química.
Física: Oberlan, cursando na UFPB, em física.
Geografia: Tarcio Aicam, formado pela UFPB, no ano de 2007, em geografia.
Historia: Solano Lopez, formado pela UFPB, no ano de 2009, em historia.
Biologia: substituta, Bárbara Regina, cursando na IESP, em biologia,
Sergio Melquior, formado pela UFPB, no 1991, em biologia.
Educação física: Fabrício, formado pela UFPB, no ano de 1985, em educação física.
Inglês: Ailton, , formado pela UFPB, no ano de 2006, em inglês.


2.5.Estrutura Física:

A escola PHB tem uma estrutura física invejável a várias escolas, pois ela tem:
· 12 salas;
· Uma biblioteca;
· Uma quadra poli esportiva (em reforma);
· Um refeitório;
· Uma sala de professores;
· Uma diretoria;
· Uma secretaria;
· Uma cozinha;
· Dois banheiros;
· Laboratórios de informática, química, física e biologia.

2.6.Funcionários:

Os atuais e competentes funcionários do turno vespertino da escola de ensino fundamental e médio Padre Hildon Bandeira são:


· Diretor (a): Carmelita Peixoto;
· Vice-diretor (a): Walber Figueiras
· Secretárias: Sueli, Larissa, e entre outros;
· Bibliotecária: Maria Auxiliadora
09
· Funcionários da limpeza: Carlos, Nina, Gernival;
. Inspetores: Edivaldo e Bernadete;
· Porteiro: Edivaldo.







































10

3.ORGANOGRAMA



Organograma









11

4.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira desenvolveram diversas atividades e projetos ao longo do ano letivo de 2009, as quais são:
4.1.Gincana do Procon:
Nesta gincana foram 5 escolas nas quais as cores foram vermelho a escola ganhadora, azul a nossa escola que perdeu pela escola ganhadora por apenas 1 pontinho, a verde, a amarela e a laranja. A escola vermelha recebeu de premio um computador, o segundo lugar que foi a nossa ganhou uma televisão e um DVD. Esta gincana era sobre os direitos do consumidor onde houve varias provas onde teve o grito de guerra, a apresentação da mascote, perguntas e respostas, parodia,  entre outros.
4.2. Palestras:
Houve varias palestras onde englobou os assuntos de anti-drogas para os pais onde policiais falaram sobre como prevenir seu filho das drogas e falou de vários tipos de drogas minha mãe não esteve presente mais ouvi falar dessa palestras sobre meus colegas de classe.
Palestra sobre DST:
Esta palestra foi sobre o DST, Doença Sexualmente Transmissível foi muito importante para nos jovens. A professora explicou os assuntos bem curiosos sobre as doenças sexualmente transmissíveis se não tivermos cuidado, nos prevenir e conhecer nosso parceiro e muito provável que acabemos sendo mais uma vitima do DST.
E no fim da palestra ela passou um exercício de duas folhas, bem completo, para saber o que tínhamos aprendido. Foi muito bom!
4.3.Semana Cultural:
Na semana cultural envolveu todos os alunos da escola durante cinco dias de eventos desenvolvidos pela escola e pelos professores.
Na semana cultural teve a feira de ciências com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos os alunos de todas as turmas da escola PHB cada professor ficou responsável por cada turma. Nos alunos nos esforçamos muito para ganhar uma boa nota ou pontos com cada professor, no passar desses dias teve lanches: cachorro-quente, refrigerante, e bolo; sorteios de presentes que foram caixas de chocolates, dominó e outros e no terceiro dia o professor Tarcio e a aluna Rose fizeram apresentações de musica e violão.
4.4.Dia do estudante:
No dia do estudante houve a peça na escola “Superando as dificuldades”, com os alunos onde eu fui a mãe do menino em que no papel a mãe do menino morria no começo por conta de um assalto. Nessa peça nasce um menino revoltado com á vida, pois os pais dele morrem cedo e essa peça foi para mostrar as pessoas como era ser criado com as dificuldades de ser pobre e rico. O dia do estudante foi também para todos os estudantes do PHB, teve poemas, e o professor Marconildo Viegas vez as brincadeiras da bexiga para ganhar presentes entre outros. Os professores Tarcio e Solano fizeram uma apresentação de vos e violão no dia do estudante, tarcio fez o vocal e tocou violão e Solano tocou violão, a apresentação deles foi muito curta, eles apresentaram umas cinco musicas.  
4.5.Aula de graffiti:

12
Não estive presente nesta aula mais minha colega falou sobre como foi em que o professor desenhou na parede do lado da escola em que os alunos participaram desta aula para pintar, esses desenhos estão do lado da escola em que todos da comunidade e quem passam por lá pode ver os desenhos e os detalhes do gaffiti, esse professor ele e professor da escola aberta onde ele da aula no sábado e foi da aula pratica nas aulas vagas lá na escola onde esteve lá a tarde três vezes.  
4.6.Escola aberta:
Na escola aberta eu não participei de nenhuma das atividades que era oferecida para os alunos do PHB e para a comunidade, mais vi a tarde as tela dentro de uma sala e são todas belíssimas, me disseram que tinha varias oficinas onde teve a pintura em tela, pintura em tecido, aula de graffiti, capoeira, aula de doces, bolos, Hip-Hop e eletricidade. O pessoal do Hip-Hop apresentou na semana cultural suas danças onde eles treinam no horário da escola aberta, a escola aberta e nos sábados onde as atividades mais predominantes são as pinturas em tela, dança do Hip-Hop, e a eletricidade.
4.7.Jogos Internos:
Os jogos internos duraram dois dias, foi o time da turma da manha contra a turma da tarde, os jogos foi pela manha. O primeiro jogo terminou empatado que foi na terça feira, e na quarta feira o time da tarde jogou 4 vezes e acabou perdendo 4x1 para o 1° B da manha.
4.8.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:
A semana nacional de ciências e tecnologia durou 5 dias maravilhosos de aprendizagem na UFPB. Despertou muito meu conhecimento sobre o corpo humano. Nos conhecemos vários laboratórios de botânica, química, de embriologia, vimos o ossaria, os laboratórios de estudos com os mortos na bandeja de estudo e se quisesse, poderia tocar, foi muito legal, e alem da visita a UFPB fomos também a estação ciência assistir uma palestra.
4.9.Visitas Pedagógicas:
Ocorreu durante este ano, foi no cineport, centro histórico, visita a cidade de Lucena e de cabedelo. No cineport eu não estive presente mais pelo que os alunos da sala que foram me falaram que viram peças barrocas e figuras de autores da literatura, tinha vários filmes para assistir mais que não chegou assistir nenhum dos filmes.   
No Centro Histórico, não fui também mais me disseram que visitaram lugares como a fabrica de vinho, o hotel globo as igrejas, pegaram o trem na estação ferroviária de lá pegaram a balsa para a cidade de Lucena onde almoçaram lá depois esperaram o ônibus e visitaram a igreja de nossa senhora da guia. Lembro-me do professor ter dito que os meninos descansaram nos túmulos que tinha perto a igreja.    
4.10.Eleições da Diretora e Vice-Diretora:
A eleição ocorreu no dia 26 de novembro, só teve 1 chapa, que foi a de Carmelita como diretora e Walber como vice-diretor teve 72 votos nulos mais, a chapa 1 venceu, 208 a favor e 56 votos em branco.
4.11.Simulados
Os simulados ocorreram durante todo o bimestre durante todo ano letivo, o simulado durou cerca de duas semanas, com uma ou duas provas por dia.
Nas primeiras três aulas, tinha aula normal e nas ultimas três aulas acontecia o simulado. Eram questões de múltipla escolha e da interpretação de textos. Foi bom. E foi bastante importante.
4.12.Reuniões com pais e mestres
As reuniões aconteciam todos os finais de bimestres, aconteciam todas as reclamações ou elogios para os alunos. Nelas acontece a entrega dos boletins. Os professores
13
conversavam e se interagem com os pais dos seus alunos. As reuniões são muito importantes, mas os pais e os responsáveis não participaram muito. O horário delas e sempre e no inicio da tarde, as 14h00minh ou 14h30min.








































14
5.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR

O professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção Textual, Marconildo Viegas, desenvolveu diversas atividades e projetos ao longo do ano letivo de 2009, os quais foram:
5.1.Provas:
As provas desenvolvidas pelo professor são bem difíceis, mas outras não como as interpretações de texto, são ótimas são as provas que eu mais gosto. Elas são formadas por 10 questões, mas às vezes são mais, que são as questões de vestibular são questões bem complexas, mas são para o nosso aprendizado.    
5.2.Trabalhos de Pesquisa:
Durante todo o ano o professor fez trabalhos de pesquisa, eles são muito completos, as partes do trabalho são as capas, a partes do trabalho é a capa, a apresentação, o sumario, a introdução, o desenvolvimento, a conclusão e as referencias, mas antes de fazemos Marconildo Viegas explica tudo bem direitinho como se faz e como sempre as regras, por que se não tira ponto.
5.3.Redações:
Durante todo ano letivo o professor Marconildo passou varias redações para toda a turma, com vários temas, um dos temas que eu me lembro foi o sonhador, sobre os idosos, a violência entre os jovens e muitos outros. Com essas redações eu aprendi a respeitar as regras de ortografia e de como fazer uma redação corretamente. E muito importante para os alunos pré-universitário saber como fazer uma redação corretamente.
5.4.Dia da Leitura:
O dia da leitura durou ate há terceiro bimestre. Nos alunos líamos um livro novo de 15 a 15 dias, Marconildo como sempre com suas regras só poderia ler um livro com no mínimo 10 paginas e tinha que mostrar o livro. Eu Mariza, o livro mais grosso que li tinha 200 e pouquinho paginas por mais que eu não queria, mas eu comecei a gostar de ler livros grossos, graças a Marconildo chato. Mas, mesmo assim obrigada por ser exigente comigo.
5.5.Visitas Pedagógicas:
Casa do artista popular: na casa do artista popular Marconildo Viegas levou o 3° ano para ver as peças de mais de mil peças de artista da Paraíba e vira lá todo tipo de artesanato renda, crochê, e entre outros. 
Jardim botânico: no jardim botânico me disseram que vira uma preguiça lá encontrada pelo IBAMA, viram três trilhas mais só lembraram de duas que foi do bambu e a trilha do abraço.
Centro histórico: no centro histórico eu também não fui mais como eu já disse lá nas atividades desenvolvidas pela escola visitaram a fabrica de vinho, o hotel globo, e foram visitar a cidade de Lucena entre outros.
Cineport: como já disse nas atividades desenvolvidas pela escola lá viram as peças barrocas filmes que estavam para assistir mais que os alunos não assistiram nenhum, e viram as figuras dos artistas. 

.Praça dos 3 Poderes:
A praça dos três poderes foi ótima, eu moro em João Pessoa desde que nasci mais nunca tinha ido olhar e apreciar, apenas de paisagem todos tiramos fotos e ouvimos a historia do local pelo professor de geografia Tarcio. Depois nos fomos a universidade, de direito, fomos ao Palácio do Governo e vimos Zé Maranhão foi muito chique, tiramos

15
ate fotos com ele também fomos a assembléia do tribunal de justiça mas só podia entrar se agendasse horário.
5.6.Encerramento da Escola Aberta:
No encerramento eu não participei mais me disseram que teve apresentação das oficinas realizadas na escola aberta onde os alunos ajudaram com o pessoal das oficinas com um lanche coletivo onde lancharam lá e viram os trabalhos das oficinas.
5.7.Profissionalização profissional:
O professor passou bilhete, telegrama, currículo, solicitação de estagio, carta de apresentação de currículo, requerimento, abaixo assinado e outros. Cada um deles vai servir para o futuro, por exemplo, o bilhete ou a carta serve para meu dia a dia, o currículo serviria para meu futuro, o abaixo assinado para defender os meus direitos. Foi muito bom aprender tudo isso. 
5.8.Analise de Filme:
O analise de filme não assistir nenhum mais eram nos sábados que assistiam os filmes para depois responder um questionário os filmes que caíram foi sociedade dos poetas mortos e shrek 2.
5.9.Interpretação de texto:
O que eu mais gostei das aulas de português eram as interpretação de texto, que e muito importante para nos estudantes, que se não soubermos como interpretar um texto, nos não vamos nem saber como fazer uma prova, porque todas as questões de vestibular são de interpretação. Então que bom que Marconildo nos ensinou e nos fez praticar. 
5.10.Interpretação de musica:
Durante o começo do ano marconildo fez duas musicas um da banda Eva e cidade negra onde ouvimos elas para interpretar cada musica com um questionário dizer qual a temática do texto, do que se trata o que ela que r expressar para cada um.
5.11.Relatório final:
O relatório final e tudo que se passa no ano letivo as atividades desenvolvidas pela escola e professor onde relata tudo o que houve com as visitas, redações, provas, trabalhos entre outros. Relata os anexos onde tema foto da escola e da turma onde também tema fundação, falando sobre o padre hildon, sobre os bairros onde cada aluno do 3°ano mora faixa etária etc.















16
6.CONCLUSAO

Conclui-se que este relatório serviu bastante para o meu desenvolvimento eu não gostei muito de fazer mais admito que faça o relatório será muito importante para mim. Nos alunos precisamos aprender sempre coisas novas e que nos leve para frente que não nos faça regredir e sempre subir e aprender.
Tudo que ocorreu durante todo ano eu gostei muito da feira de ciências, mas foi um pouco fraca admito.
O professor marconildo viegas foi um professor bastante exigente mais confesso que foi muito importante para mim, pois às vezes eu preciso de um empurrãozinho para aprender e me esforçar mais. E para concluir, que bom que aprendi a fazer este relatório, pois serviria futuramente no meu aprendizado.

























17
7.REFERENCIAS
































18
8.ANEXOS

ANEXO 01                                                                               Foto da Escola
ANEXO 02                                                                               Foto da Turma
ANEXO 03                                                                               Trabalho de Pesquisa
ANEXO 04                                                                                Provas
ANEXO 05                                                                                Roteiro de leitura
ANEXO 06                                                                                Redação
ANEXO 07                                                          Exercício de verificação e aprendizagem
ANEXO 08                                                                                 Produção Textuais
ANEXO 09                                                                                 Prova de Literatura
ANEXO 10                                                                                 Prova de Redação
ANEXO 11                                                                                 Prova de Gramática



19
ANEXO 01



Foto da Escola


20
ANEXO 02


































Foto da Turma
3ª-2009








SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...