quarta-feira, 28 de junho de 2017

PROPOSTA DE REDAÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA Tema: A Educação como Item de Cidadania



Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo (opinião com argumentos) em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema  A Educação como Item de Cidadania, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.



Escola para cidadania?

A escola é uma agência de socialização, intermediando o processo entre a família e a sociedade. É uma etapa de transição para entrar na sociedade. Portanto, não será grande novidade dizer que a escola tem um papel de extraordinária importância no desenvolvimento da cidadania. Cobre um intervalo de idade decisivo no desenvolvimento de um ser humano. Entre sete e quinze anos acontece quase tudo que há para acontecer neste processo de socialização. (...)
Aprende-se civismo e ética vendo funcionar uma organização honesta justa, tolerante, generosa, disciplinada e disciplinante. A grande lição da escola vêm pelo que os estudantes presenciam na sua prática cotidiana. É tornando a escola mais digna, mais íntegra que se obtem o ensino da dignidade e da ética. A escola boa e séria ensina educa para os valores, sem fazer força, sem tentar.

Disponível em: <smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/.../cidadania%20-%20claudio%20castro.doc>. Acesso em: 28 jun. 2017.


Escola, democracia e cidadania

Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.
Para que os estudantes possam assumir os princípios éticos, são necessários pelo menos dois fatores: 1) que os princípios se expressem em situações reais, nas quais os estudantes possam ter experiências e conviver com a sua prática; 2) que haja um desenvolvimento da sua capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, conscientemente e livremente.

Disponível em: <http://www.miniweb.com.br/Cidadania/cidadania/escola_etica.html>. Acesso em: 28 jun. 2017.

INSTRUÇÕES
·                     O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. O mesmo não será corrigido.
·                     O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
·                     A redação deve conter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
·                     A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos) receberá nota zero.
·                     A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.


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