terça-feira, 11 de julho de 2017

Exercícios

Leia o texto não verbal abaixo e responda as questões propostas:



Disponível em: <http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440331858-psique-e-cupido-anjo-mulher-nua-pintor-berger-na-tela-repro-_JM>. Acesso em 3 de maio de 2013.

1.    Os mitos são histórias contadas em todos os povos para preservação da cultura e explicação do sobrenatural. O Brasil também tem seus mitos, como o deus Tupã na mitologia indígena e na mitologia nórdica é chamado de Thor. Nesse mito, que ações sobrenaturais o protagonista realiza?

________________________________________________________________________________________________________________________

2.    Por que Cupido é sempre caracterizado com um ser com olhos vendados?
________________________________________________________________________________________________________________________


3.    Por que antigamente as pessoas inventavam esse tipo de história?

_______________________________________________________________________________________________________________



Leia o texto abaixo:

A casa mal – assombrada
Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto).

O casal mudara-se para aquela casa velha havia dois meses e nunca soubera antes que a casa tivesse fama de mal-assombrada. Se soubesse, talvez não tivesse alugado o imóvel, mesmo porque o casal não era inglês, que é tarado por fantasma. Na Inglaterra, um castelo mal-assombrado é sempre alugado mais caro, porque lá é "bem" o chamado contato social com espectros.
A casa de que falo, no entanto, era em Brás de Pina, onde fantasma tem menos cartaz que o time do Canto do Rio.
Mas — dizia — talvez os novos inquilinos não tivessem alugado o imóvel. Não que o casal acreditasse nessa besteira de assombração; tanto ele como a esposa (que ele chamava de "minha patroa") eram pessoas de certa idade. Sabem como é: depois de várias baianadas (dificuldades) da vida, algumas pessoas já não acreditam em azar e chutam despacho com farofa amarela, galo preto e charuto barato.
Mas havia a filha, mocinha de 20 anos, muito nervosa e que, quando soube que a casa tinha fama de abrigar fantasmas, ficou mais nervosa ainda. Os pais não sabiam que havia fantasma em Brás de Pina, porque quem já morou em Brás de Pina nunca mais quer voltar e, muito menos, depois que já morreu. Vai daí, foram morar na casa.

Fonte: O MELHOR DE STANISLAW - Crônicas Escolhidas - Seleção e organização de Valdemar Cavalcanti - Ilustrações de JAGUAR - 2.a edição - Rio - 1979 - Livraria José Olympio Editora.

4.    Qual é o tipo de narrador?
(    ) Narrador – personagem.
(    ) Narrador – observador.
(    ) Observador- narrador.
(    ) Personagem – narrador.

5.    Responda

a)    Qual é o tipo de tempo?
b)    Quem é o protagonista?


6.    Qual o local que se passa a cena? Qual é o tipo de tempo?

Leia o texto abaixo e faça o que se pede, cujo tema é o mesmo do filme “Sempre ao seu lado”.

                                           A disciplina do amor

Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.

7.    O trecho do texto que explicita o fato que desencadeia (começa) a história é

___________________________________________________________________________________


  1. A leitura do texto permite traçar um perfil acerca do cachorro. A única palavra inadequada para descrever a postura do animal em relação a seu dono é

(A) displicência.               (B) lealdade.                     (C) disciplina.                           (D) compromisso.
                             

  1. “Festinha”, nesse contexto, significa:

___________________________________________________________________________________


10.  Na frase [...] as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia [...], usa – se:

a)     Denotação.
b)    Conotação.
c)    Denoconotação
d)    Conodenotação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...