terça-feira, 11 de julho de 2017

Exercícios

Leia o texto abaixo e responda o que se pede:



Ser supersticioso aumenta suas chances de sucesso



Boa sorte rolando solta na sexta-feira 13.

“Boa sorte”, “cruze os dedos”, “bate na madeira”. A gente sempre solta umas do tipo, né? Mesmo sabendo que o efeito dessas superstições é nulo. Mas aí aparece um estudo da Universidade de Colônia, na Alemanha, para mostrar que, no fim das contas, não, não é nulo. Pelo contrário: segundo os pesquisadores, se agarrar a amuletos (tipo trevos de quatro folhas) ou dizeres de sorte (o próprio “boa sorte!”) aumenta mesmo as chances de sucesso.


Em quatro experimentos, voluntários com a superstição aguçada (aumentada) tiveram melhor performance (desempenho) em jogos de golfe, anagramas (desenhos), testes de coordenação motora e de memória. No golfe, por exemplo, os que acreditavam estar jogando com “bolas da sorte” se saíram 35% melhor. E por quê? “A superstição impulsiona (eleva) a confiança no próprio sucesso em dada tarefa, o que melhora a dedicação e, por consequência, a performance (empenho)”, explica o estudo.
Mas os caras ressaltam (afirmam com clareza) que, é claro, acreditar na boa sorte só pode ter algum efeito positivo nos casos em que a pessoa tem controle sobre o resultado – como num jogo de golfe. “A sorte não ajuda pessoas que apostam na loteria”, dizem. Até onde eles sabem, pelo menos.


http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/ser-supersticioso-aumenta-suas-chances-de-sucesso/

·         O texto é uma estrutura composta de frases e/ou imagens que se relacionam, formando um sentido completo, de acordo com o contexto em que foram produzidas.  No texto em estudo, observa-se que em relação às ideias desenvolvidas no texto, é correto afirmar que (1 ponto)

(A) acreditar firmemente na boa sorte pode melhorar o desempenho do indivíduo.
(B) o papel dos amuletos nos jogos de azar é decisivo para a performance (desempenho) dos jogadores.
(C) os descrentes (que não creem) estão mais bem preparados para as competições do que os supersticiosos.
(D) os dizeres de boa sorte funcionam sempre, independentemente de se acreditar ou não neles.
(E) N.d.a.

·         No texto, a palavra “superstição” (linha 14) foi usada no sentido de (1 ponto)

(A) crença ou noção que leva a criar falsas obrigações em relação a deuses imaginários.
(B) apego fundamentado (tem por base) qualquer símbolo ou coisa que seja científica e racional.
(C) crença em presságios e sinais, originada por acontecimentos ou coincidências.
(D) religião primitiva, em que se cultuam espíritos que se crê estarem presentes nas coisas e nas forças da natureza.
(E) N.d.a.

·         Concisão é um artifício na construção de um texto, pois não devemos estender em excesso o que desejamos dizer, para não torná-lo cansativo e pouco atraente. Vendo a seguinte frase: “Mas os caras ressaltam que, é claro, acreditar na boa sorte [...]” (linha 16), a palavra “caras” retoma, de acordo com os sentidos do texto, (1 ponto)

(A) “pessoas”.         (B) “voluntários”.         (C) “experimentos”.          (D) “pesquisadores”.       (E) N.d.a.

·         Do enunciado “Até onde eles sabem, pelo menos” (linha 18), pode-se compreender que os resultados dos estudos feitos na Universidade de Colônia são (1 ponto)

(A) politizados                              (B) inconsequentes. (sem consequência)      (C) provisórios. (do momento)          
(D) conclusivos. (finalizados)       (E) N.d.a.

  •  A característica do texto lido é de que ele é um texto:  (1 ponto)

a)     Narrativo, ou seja, narra ou relata fatos reais ou fictícios.
b)     Apelativo/Injuntivo, ou seja, faz com que o interlocutor (leitor) tome alguma atitude e muda comportamento.
c)     Expositivo, ou seja, expõe informações e transmite conhecimentos.
d)     Descritivo, ou seja, descreve seres e paisagens.
e)     N.d.a.

  • Esse texto é um (a): (1,5 pontos)

a)     Narrativa de aventura, pois é um gênero textual que aborda situações reais ou fictícias, nas quais os protagonistas enfrentam obstáculos e perigos para alcançar seus objetivos.
b)    Entrevista, pois é um gênero textual que se caracteriza por ter um título que se destaca a ideia central e uma curta apresentação do entrevistado e do tema. Em seguida, vem as perguntas ao entrevistado.
c)     Reportagem, pois é um gênero textual da esfera jornalística que apresenta um determinado assunto.
d)     Crônica Literária, pois é um gênero textual em que pode predominar a narração e pode fazer o leitor refletir ou se emocionar.
e)    N.d.a.

  • O texto em estudo usa: (1 ponto)

a)     Discurso direto, mostrando as falas das personagens diretamente.
b)    Discurso indireto, mostrando as falas das personagens indiretamente.
c)    Discurso direto, mostrando as falas das personagens indiretamente.
d)    Discurso indireto, mostrando as falas das personagens diretamente.
e)    N.d.a.

2.    Leia o texto abaixo e depois identifique as partes principais de uma manchete (notícia, olho da notícia e lead): (1,5 pontos)
Menino de dez anos cria empresa de reciclagem e doa lucro para crianças sem-teto
Há três anos, Vanis criou a My ReCycler* e se tornou um dos mais jovens eco-empreendedores do mundo
Marina Maciel 14 de fevereiro de 2013


http://super.abril.com.br/blogs/planeta/files/2013/02/vanis-600.jpg
 Além de ir à escola, o que você fazia durante seu tempo livre quando tinha dez anos? Enquanto a maioria das crianças desta idade ainda está se familiarizando com o mundo, o menino norte-americano Vanis Buckholz assumiu o compromisso de torná-lo um lugar melhor para se viver. Acredite: ele é presidente de uma empresa de reciclagem em sua cidade natal, Corona del Mar, na Califórnia, e o negócio está indo muito bem


.
Há três anos, Vanis criou a My ReCycler* e se tornou um dos mais jovens eco-empreendedores do mundo, com apenas sete anos de idade! A ideia surgiu na escola, quando aprendeu sobre a importância de reciclar. Foi assim que ele percebeu o tanto de coisas que poderiam ser reutilizadas que iam parar no lixo todos os dias. Mas é claro que, para fazer a empresa dar certo, ele contou com muito apoio!
“Meus pais disseram que iriam me ajudar e que nós deveríamos começar primeiro em casa. Eu fiquei muito surpreso com a quantidade de coisas que nós jogávamos fora. Depois de um tempo, comecei a guardar recicláveis de parentes e vizinhos”, conta o menino no site da iniciativa. Não demorou muito e ele começou a fazer essa coleta para todos os amigos também.
Nessa época, Vanis circulava pela cidade de patinete, recolhendo lixo na praia, nas ruas e nos parques, para separá-los em casa. “Meus pais me ensinaram a nunca poluir, então recolher lixo era algo que sempre fizemos. Mas agora faz parte do negócio”, diz.
A quantidade de material reciclável aumentou rapidamente e Vanis trocou o patinete por uma bicicleta com um pequeno reboque acoplado. Ele conquistou tantos clientes que, hoje, já percorre a cidade na caçamba de uma pick-up!



http://super.abril.com.br/blogs/planeta/files/2013/02/vanis2-600.jpg





Como se já não fosse surpreendente o bastante para um menino ambicioso, quando a empresa cresceu, decidiu doar 25% dos lucros para o Project Hope Alliance*, que apoia crianças e famílias sem-teto do Condado de Orange. Inspirador, não?
“É muito fácil não fazer nada. Mas é muito bom fazer alguma coisa! Sempre digo a meus clientes que ‘qualquer coisa ajuda’. Mesmo uma simples garrafa”, conclui.



Disponível em:< http://super.abril.com.br/blogs/planeta/menino-de-dez-anos-cria-empresa-de-reciclagem-e-doa-lucro-para-criancas-sem-teto/comment-page-1/>. Acesso em: 31/05/2013.
  • FAÇA UM QUADRADO NA NOTÍCIA.
  • FAÇA UM RETANGULO NO OLHO DA NOTÍCIA.
  • SUBLINHE O LIDE/LEAD.

3.    Leia o texto abaixo e marque a opção correta:


 Disponível em: < https://www.facebook.com/photo.php?fbid=537500689641925&set=a.423236904401638.99038.423231434402185&type=1&theater>. Acesso em 30 de maio de 2013.

  • O texto em estudo usa: (1 ponto)

a)    Discurso direto, mostrando as falas das personagens diretamente.
b)    Discurso indireto, mostrando as falas das personagens indiretamente.
c)    Discurso direto, mostrando as falas das personagens indiretamente.
d)    Discurso indireto, mostrando as falas das personagens diretamente.
e)    N.d.a











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