quarta-feira, 23 de março de 2022

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

SABIÁS ROMÂNTICOS

Se eu disser que o mês de agosto chega no bico dos sabiás - quem me vai entender? Quem me vai entender, se eu disser que entre as névoas da manhã, sabiás invisíveis - nas mangueiras? nos ipês? - anunciam o céu azul e o dia mesmo? Ninguém sabe mais o nome das aves. As aves desapareceram com as muralhas de cimento armado, com os fios que cruzam os ares, com a fumaça e os ruídos da cidade hostil.

Os velhos cronistas que viram uma terra diferente, puderam anotar com minuciosas palavras: "... criam-se em árvores baixas, em ninhos, outros pássaros, a que o gentio chama sabiá-oca, que são todos aleonados, muito formosos, os quais cantam muito bem ... " O ouvido do segundo cronista era mais apurado - e ele escrevia: "Outro pássaro se acha, chamado sabiá, da feição do melro de Espanha - e antes cuido que é o próprio, porque canta como eles, sem lhe faltar mais que um dobrete..: " Um terceiro cronista opinava:"... sabiás que chamam "das praias", por andarem sempre nas ribanceiras (onde só cantam), mais que todos suaves."

Não me lembro de ter ouvido esses cantos "mais que todos suaves" entre os versos do século XVIII. Nesse tempo, andavam os poetas ainda muito lembrados dos rouxinóis europeus, e a paisagem brasileira facilmente se confundia com os bosques da Arcádia.

Foi preciso que viessem os românticos, já num Brasil independente, para que, na culta Coimbra, uma voz recordasse os bosques e as várzeas da pátria distante e escrevesse a "Canção do Exílio":

 

"Minha terra tem palmeiras

onde canta o sabiá..."

 

Os jovens poetas que se seguiram, todos se lembraram do pássaro de voz suave:

 

"É um país majestoso

Essa terra de Tupá,

Desd' o Amazonas ao Prata

Do Rio Grande ao Pará!

- Tem serranias gigantes

E tem bosques verdejantes

Que repetem incessantes

Os cantos do sabiá!"

 

O sabiá sugeria vozes de anjos mortos, de almas errantes, de gênios da tarde. ("São os sabiás que cantam /nas mangueiras do pomar...")

Chamavam-no "formoso", "sonoro", "poeta da solidão"... Chamaram-no mesmo "alado Anacreonte"...

Isso foi num tempo de mansões, varandas, laranjeiras, mangueiras, quando os poetas conversavam com donzelas líricas e muito frágeis, que lhes diziam: "Nunca mais eu virei, risonha e louca/roubar o ninho ao sabiá choroso"... (Falavam assim, as moças de então!)

Agora vem agosto, nas asas dos sabiás suaves. E eu penso nos velhos cronistas que os descreveram e nos poetas que prestaram atenção ao seu canto: um Gonçalves Dias, um Bernardo Guimarães, um Casimiro de Abreu, um Fagundes Varela, um Castro Alves:... E é como se estivessem comigo, esses poetas, para ouvir, entre mangueiras e ipês, os "chorosos sabiás".

 

MEIRELES, Cecília. Sabiás românticos. In: ______. O que se diz e o que se entende. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980, p. 34-5.

 

Vocabulário:

 

aleonado: da cor do leão

Anacreonte: poeta lírico grego

cuidar: imaginar, pensar

gentio: o indígena, o índio

hostil: agressivo, adverso

 

1. Por que a autora acha difícil ser entendida se disser que o mês de agosto chega no bido dos sabiás?

 

2. O choque do eu da cronista com o seu mundo leva-a a fazer o quê?

 

 

3. O que constituíam os textos escritos pelos velhos cronistas aos quais se refere a autora?

 

 

4. Por que os poetas do século XVIII falavam dos rouxinóis, e não dos sabiás?

 

 

5. A que estética literária pertenciam os poetas do século XVIII?

 

6. Que fato político se associa ao advento do Romantismo no Brasil?

 

 

7. Como são caracterizadas as “donzelas românticas”?

 

 

8. A autora descreve o ambiente urbano moderno e o ambiente urbano romântico. Que diferenças há entre eles?

 

 

9. Os poetas românticos, ao contrário dos árcades que cantavam rouxinóis, celebraram sabiás, aves tipicamente brasileiras. O que se pode depreender (extrair/entender) disso?

 

 

10. É um país majestoso

Essa terra de Tupá,

Desd’ o Amazonas ao Prata,

Do Rio Grande ao Pará!”

 

Entre os elementos de auto-afirmação e orgulho, verdadeiros mitos nacionais do Brasil românticos, quais os que podemos encontrar nos versos anteriores?

 

 

11. O espírito romântico, como já observamos, está presente no homem de todas as épocas, antes ou depois do período que compreende a primeira metade do século XIX, em que ele foi tão forte que chegou a configurar um estilo de época. Identifique, entre os itens abaixo, cinco características que revelam um temperamento romântico de Cecília Meireles.

a) realidade encarada naturalmente.

b) culto da natureza.

c) saudosismo.

d) preocupação com a verdade.

e) aspiração por uma realidade agradável.

f) retorno ao passado.

g) preocupações materialistas.

h) evasão (fuga da realidade).

 

 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

PLANO DE CURSO - LITERATURA - 1º ANO - BNCC 2022

 

COMPONENTE CURRICULAR:

LITERATURA

SÉRIE:

1º ANO

ÁREA DE CONHECIMENTO:

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

PROFESSOR:

MARCONILDO VIEGAS

 

OBJETIVOS DE ENSINO

Ø    Objetivo geral: Instrumentalizar o aluno, por meio do conhecimento da língua, a fim de que o mesmo seja capaz de se relacionar com o mundo que o cerca, habilitando-o a ler, entender e questionar a sociedade e seus valores.

Ø    Objetivos Específicos: Apresentar a linguagem como característica inerente ao ser humano. Explorar as diferentes linguagens como formas de comunicação. Conceituar os elementos da comunicação, as funções da linguagem e os modos de intertextualidade. Definir o que é literatura. Diferenciar a tradição literária oral da tradição escrita. Apresentar narrativas de tradição oral. Apresentar narrativas de tradição escrita. Apresentar as funções da linguagem. Definir as funções estética, cognitiva, catártica, política e social da literatura. Demonstrar como um mesmo texto literário pode ter diversas funções. Explicar o conceito aristotélico de poesia. Estabelecer a relação aristotélica entre imitação e fundamentos da arte. Apresentar as principais características dos gêneros literários épico (narrativo), lírico e dramático. Apresentar e diferenciar os principais subgêneros literários narrativos: epopeia, fábula, apólogo, novela, conto, crônica e romance. Explicar o conceito de verossimilhança no texto literário. Explicar como é estabelecido o pacto ficcional entre autor e leitor. Explicar a ligação da obra literária com o mundo externo. Apresentar e diferenciar os principais subgêneros literários líricos: poemas (de forma fixa ou não), soneto, ode e balada. Explicar os principais elementos da estrutura do poema. Apresentar e diferenciar os principais subgêneros literários dramáticos: tragédia e comédia. Introduzir a noção de escola literária e apresentar as principais escolas literárias. Apresentar aos estudantes as principais manifestações literárias da tradição portuguesa. Apresentar as cantigas líricas e satíricas. Contextualizar a produção literária na época medieval. Apresentar os gêneros da prosa medieval. Mostrar a presença de uma herança cultural medieval nas literaturas de língua portuguesa. Apresentar o Humanismo com base em suas produções artísticas e literárias, especialmente de Gil Vicente, considerando o contexto histórico em que emergiu. Introduzir as crônicas de reis produzidas e arquivadas na Torre do Tombo, em Portugal. Discutir sobre os impactos da prensa móvel para a produção intelectual do mundo. Relacionar o período das Grandes Navegações ao surgimento do Classicismo. Contextualizar a origem e as particularidades do lema “Navegar é preciso; viver não é preciso”. Apresentar as principais características do Classicismo. Apresentar as principais características do Classicismo. Apresentar e diferenciar as diferentes maneiras de compor poemas (medidas velha e doce, estilo novo) no Classicismo. Apresentar a obra de Luís Vaz de Camões. Apresentar e diferenciar as principais características da épica camoniana. Apresentar e analisar a obra épica Os Lusíadas. Apresentar e diferenciar as principais características da lírica camoniana. Apresentar os autores italianos conhecidos como tríade pré-renascentista: Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio. Apresentar e explorar a obra-prima de Miguel de Cervantes Saavedra, Dom Quixote de La Mancha, é também as principais obras de William Shakespeare. Estabelecer diálogos entre a produção desses autores e outras obras que, ao longo do tempo, ajudaram a consagrar esses clássicos literários. Apresentar o impacto gerado pelo contato com os europeus na literatura oral produzida pelos indígenas. Explicar o retrato da autodeterminação dos povos originários em sua produção cultural. Apresentar a Literatura de informação. Problematizar sobre o caráter etnocêntrico da Literatura de Informação. Apresentar a Literatura de Catequese produzida durante o século XVI. Questionar sobre o objetivo de conversão e aculturação na colonização portuguesa do Brasil. Apresentar e explicar o contexto histórico do surgimento do movimento Barroco. Apresentar as principais características do Barroco. Apresentar e indicar as vertentes do Barroco: cultismo e conceptismo. Apresentar e indicar as características do Barroco em Portugal. Retomar e aprofundar o estudo sobre a obra de padre Antônio Vieira. Apresentar as características do Barroco no Brasil. Apresentar e aprofundar sobre a obra de Gregório de Matos. Evidenciar a intencionalidade dos poemas satíricos de Gregório de Matos. Apresentar o contexto histórico do século XVIII. Apresentar o surgimento do Arcadismo. Introduzir os principais elementos do movimento árcade. Apresentar o Arcadismo em Portugal. Apresentar a obra de Antônio Maria du Bocage. Contextualizar o Arcadismo na América portuguesa. apresentar os principais autores árcades do Brasil Colônia. Articular o movimento do Romantismo aos ideais liberais da burguesia europeia em ascensão. Apresentar o Romantismo alemão, considerando sua importância como precursor do movimento no contexto ocidental. Apresentar o Romantismo inglês, considerando suas características subjetivistas, mórbidas e hedonistas. Apresentar o Romantismo francês, considerando seu caráter mais socialmente engajado em comparação ao movimento em outros países. Explicar o contexto histórico do surgimento do Romantismo em Portugal. Apresentar as principais características do Romantismo. Retomar a intencionalidade do movimento romântico na Europa do século XIX. Explicar a divisão do Romantismo em Portugal: 1ª, 2ª e 3ª gerações. Analisar a obra de autores da 1ª geração: Almeida Garret e Alexandre Herculano. Analisar a obra de autores da 2ª geração: Camilo Castelo Branco e Soares de Passos. Analisar a obra de autores da 3ª geração: João de Deus e Júlio Dinis.

 

1º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 1. Da natureza humana da linguagem. 2. Elementos da comunicação. 3. Linguagem verbal e não verbal. 4. As funções da linguagem. 5. Intertextualidade. 6. Literatura: a origem e o presente. 7. Literário e não literário. 8. Funções da Literatura. 9. Os gêneros da literatura. 10. Verossimilhança. 11. As Escolas Literárias. 12. Primeiras palavras da literatura em língua portuguesa. 13. O surgimento do Trovadorismo. 14. Os trovadores. 15. Os cancioneiros. 16. As cantigas medievais. 17. A prosa medieval.

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades BNCC

EM13LGG602

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LP01

EM13LP46

EM13LP49

 

 

 

2º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 18. Contexto Histórico do Humanismo. 19. Crônicas das vidas dos reis. 20. Os cancioneiros renascentistas. 21. O teatro de Gil Vicente: autos e farsas. 22. Outros subgêneros de Gil Vicente. 23. O Classicismo. A nova medida e o doce estilo novo. 24. Contexto histórico do Classicismo. 25. Luís Vaz de Camões: vida e obra. 26. Épica camoniana. 27. Lírica camoniana. 28. Uma tríade pré-renascentista: Dante Alighieri. Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio. 29. Cervantes e o cavaleiro da triste figura. 30. Shakespeare, o Bardo. 31. Comédias e tragédias de Shakespeare. 32. Novo Mundo, cultura e barbárie. 33. Narrativa indígena. 34. Primeiras impressões do Novo Mundo: a Carta de Pero Vaz de Caminha. 35. A prosa dos conquistadores. 36. Literatura de catequese. 37. Manuel da Nóbrega. 38. José de Anchieta.

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades da BNCC

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LP11

EM13LP15

EM13LP17

EM13LP50

 

 

 

3º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 39. O Barroco. 40. As vertentes do Barroco: cultismo e conceptismo. 41. O Barroco português. 42. Padre Antônio Vieira. 43. Barroco brasileiro. 44. Gregório de Matos. 45. Poesia lírica, satírica e religiosa de Gregório de Matos. 46. Botelho de Oliveira. 47. Surgimento do Arcadismo. 48. O Arcadismo em Portugal. 49. Manuel Maria Barbosa du Bocage. 50. O Arcadismo na América portuguesa. 51. Cláudio Manuel da Costa. 52. Tomás António Gonzaga. 53. Santa Rita Durão. 54. Alvarenga Peixoto. 55. Silva Alvarenga. 56. Domingos Caldas Barbosa.

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades da BNCC

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LGG602

EM13LP11

EM13LP49

EM13LP01

EM13LP03

EM13LP48

EM13LP50

 

4º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 57. O Romantismo. 58. O Romantismo alemão. 59. O Romantismo inglês. 60. O Romantismo francês. 61. O Romantismo em Portugal. 62. Primeira Geração. 63. Segunda Geração. 64. Terceira Geração.

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades BNCC

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LP11

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EM13LP39

ESTRATÉGIA/ METODOLOGIA DE ENSINO

Seminários. Trabalhos de Pesquisa escritos. Debates. Mesa redonda. Roda de conversas.

 

RECURSOS DIDÁTICOS

Internet. Celular. Computador. Datashow. Slides. Cartolinas. Jornais. Quadro branco.

 

 

AVALIAÇÃO DA APREDIZAGEM

Avaliação diagnóstica, contínua e qualitativa. Avaliação escrita (quantitativa).

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio, Brasília: DF, 2018.

FTD Sistema de Ensino: ensino médio: linguagens e suas tecnologias. 2. ed. São Paulo: FTD, 2021.

 

 

PROVA FACET – AGENTE ADMINISTRATIVO – PREFEITURA DE CAPIM PORTUGUÊS

  PROVA FACET – AGENTE ADMINISTRATIVO – PREFEITURA DE CAPIM PORTUGUÊS Leia o texto abaixo e, em seguida, responda às questões pertinente...