COMPONENTE
CURRICULAR:
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LITERATURA
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SÉRIE:
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2º ANO
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ÁREA DE
CONHECIMENTO:
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LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
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PROFESSOR:
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MARCONILDO VIEGAS
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OBJETIVOS
DE ENSINO
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Ø Objetivo
geral: Instrumentalizar o aluno, por meio do conhecimento da língua, a fim de
que o mesmo seja capaz de se relacionar com o mundo que o cerca, habilitando-o
a ler, entender e questionar a sociedade e seus valores.
Ø Objetivos
Específicos: Apresentar um panorama da introdução do Romantismo no Brasil,
com indicação de antecedentes do movimento e contextualização histórica.
Explicar os impactos da chegada da Corte portuguesa e das missões artísticas
e científicas ao Brasil. Introduzir a literatura da primeira geração
romântica no Brasil como parte de um projeto político de nação. Informar as
principais características da primeira geração romântica brasileira. Analisar
a obra de Gonçalves de Magalhães, destacando a sua relevância histórica por ter
promovido os ideais românticos e a recusa aos padrões estéticos da época.
Analisar a obra de Gonçalves Dias, destacando o indianismo em suas produções
líricas e épicas. Explicar o contexto histórico do surgimento do
Ultrarromantismo. Explicar a divisão do Romantismo no Brasil: 1ª, 2º e 3ª
gerações. Apresentar o contexto histórico do surgimento do Ultrarromantismo
no Brasil. Apresentar as principais características do Ultrarromantismo
brasileiro. Apontar os aspectos formais e temáticos do Ultrarromantismo
brasileiro. Apresentar e gerar reflexões sobre a obra de Álvares de Azevedo.
Apresentar e gerar reflexões sobre a obra de Casimiro de Abreu, Laurindo
Rabelo, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Apresentar o contexto histórico
da terceira geração do Romantismo. Apresentar e explicar as principais características
das obras que constituem o condoreirismo. Abordar a questão da importância da
imprensa para produção literária do período e para o movimento abolicionista.
Situar o condoreirismo como importante elemento na luta abolicionista.
Apresentar a obra de Maria Firmina dos Reis. Apresentar a obra de Luís Gama.
Apresentar a obra de Castro Alves, a poesia social e lírica. Apresentar de
maneira mais sintética a obra de Castro Alves, a poesia social e lírica. Apresentar
de maneira mais sintética a obra de outros autores do período: Tobias
Barreto, Luís Defilno e Sousândrade. Apresentar o contexto histórico do
surgimento da prosa romântica no Brasil. Retomar as características do
romance como gênero literário. Apresentar e explicar as principais
características da prosa romântica brasileira. Situar a prosa romântica como
elemento da construção da identidade nacional. Apresentar as quatro vertentes
da prosa romântica: indianista, regionalista, urbana e histórica. Apresentar os
principais escritores da prosa romântica em cada vertente. Explicar a
existência de autores e obras fora das categorizações literárias. Apresentar
a obra de Joaquim Manuel de Macedo. Apresentar a obra de Manuel Antônio de
Almeida. Explicar o romance como documento histórico. Apresentar a obra de
José de Alencar. Definir sua importância para o Romantismo brasileiro e para
a consolidação da literatura nacional. Explicar a distinção temática dos
romances e sua divisão didática de acordo com o projeto do próprio autor.
Apresentar a produção dramatúrgica e poética do escritor. Relacionar o
regionalismo do Romantismo brasileiro às circunstâncias em que se
desenvolveu. Explicitar como fator de emergência do teatro brasileiro às
circunstâncias históricas do século XIX. Apresentar a obra de Bernardo
Guimarães, Visconde de Taunay, Franklin Távora, Paulo Eiró, Martins Pena e
Gonçalves Dias, junto ao seu contexto histórico de produção e circulação.
Compreender o contexto histórico do surgimento do Realismo e do Naturalismo
em Portugal. Conhecer e compreender as correntes cientificistas do século
XIX. Reconhecer e identificar as principais características do Realismo e do
Naturalismo. Identificar a transformação da finalidade do romance por meio do
Realismo. Conhecer os principais escritores da poesia realista portuguesa:
Antero de Quental e Cesário Verde. Conhecer e aprofundar os conhecimentos
sobre a obra de Eça de Queirós. Conhecer autores portugueses representantes
do Naturalismo: Júlio Lourenço Pinto e Abel Botelho. Apresentar a obra de
Machado de Assis. Definir a importância para o Realismo brasileiro.
Apresentar os principais romances realistas do autor. Apresentar um panorama
do Naturalismo no Brasil. Abordar as correntes científicas do século XIX.
Apresentar obras naturalistas relacionando-as com as correntes científicas.
Apresentar e analisar O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Apresentar e analisar O
Ateneu, de Raul Pompeia. Apresentar o surgimento do Parnasianismo e do
Simbolismo na França do século XIX. Explicar o contexto histórico do
surgimento do Parnasianismo e do Simbolismo no Brasil. Explicar e identificar
as principais características do Parnasianismo e do Simbolismo. Retomar
elementos de composição do gênero lírico: métrica e rima. Apresentar os
principais poetas parnasianos e simbolistas brasileiros. Apresentar o
contexto artístico-literário dos anos iniciais do século XX, definindo o
período intermediário conhecido como Pré-Modernismo. Apresentar a obra de
Euclides da Cunha, Graça Aranha, Monteiro Lobato, Lima Barreto e Augusto dos
Anjos e as características literárias desses autores. Destacar o papel de
Euclides da Cunha na campanha de Canudos e de Graça Aranha no Modernismo
brasileiro. Contextualizar a produção literária europeia do século XX.
Apresentar as vanguardas europeias (Futurismo, Cubismo, Expressionismo,
Surrealismo e Dadaísmo), seus principais expoentes e suas características
formais, temáticas e contextuais.
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1º
BIMESTRE
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Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
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Conteúdo: 1. Antecedentes
do Romantismo brasileiro. 2. Contexto histórico do Romantismo no Brasil. 3.
Gonçalves de Magalhães. 4. Gonçalves Dias. 5. Poesia sentimental de Gonçalves
Dias. 6. Indianismo na expressão lírica. 7. Indianismo na expressão
dramática. 8. Ultrarromantismo. 9. Características do Ultrarromantismo. 10.
Álvares de Azevedo. 11. Outros autores do Ultrarromantismo. 12. Antecedentes
do Condorerismo. 13. O Romantismo político. 14. Contexto histórico no Brasil.
15. Maria Firmina dos Reis. 16. Luís Gama. 17. Os condoreiros. 18. Castro
Alves. 19. Outros condores: Luís Defino e Sousândrade.
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Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas
e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes
linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita),
corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens
artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais
e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender
as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando
decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental
e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender
as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas
variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais
e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer
natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
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Habilidades
BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LGG602
EM13LP11
EM13LP48
EM13LP49
EM13LP50
EM13LP52
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2º
BIMESTRE
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Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
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Conteúdo: 20. Romance:
um gênero ao gosto burguês. 21. Romances indianistas. 22. Romances
regionalistas. 23. Romances urbanos ou de costumes. 24. Romances históricos.
25. Joaquim Manuel de Macedo. 26. Manuel Antônio de Almeida. 27. A construção
da literatura brasileira. 28. A obra de José de Alencar e seu projeto de
literatura nacional. 29. Fase primitiva: nacionalismo em Iracema e Ubirajara.
30. Fase histórica: O Guarani e as Minas de Prata. 31. A infância da literatura: romances
urbanos e sertanejos. 32. Mulheres na obra de José de Alencar. 33. O indígena
na obra de José de Alencar. 34. O teatro de José de Alencar. 35. Os autores
regionalistas românticos: uma nova percepção do Brasil. 36. Os sertanistas.
37. Bernardo Guimarães. 38. Visconde de Taunay. 39. Franklin Távora. 40.
Regionalismo documental. 41. O teatro no Romantismo brasileiro. 42. Martins
Pena. 43. Gonçalves Dias. 44. Paulo Eiró.
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Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais
e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender
as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental
e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender
as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas
variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais
e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer
natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
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Habilidades
da BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LP11
EM13LP15
EM13LP17
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3º
BIMESTRE
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Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
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Conteúdo: 45. A
representação do mundo na 2ª metade do século XIX. 46. Realismo e Naturalismo
em perspectiva. 47. O Realismo e o público-leitor. 48. Realismo português.
49. A poesia realista: Cesário Verde e Antero de Quental. 50. A prosa
realista e o romance de tese: Eça de Queiroz. 51. O Brasil na 2ª metade do
século XIX. 52. O caráter duplo da formação identitárias brasileira. 53. O
contexto histórico do Realismo no Brasil. 54. A estética realista. 55.
Machado de Assis. 56. Memórias póstumas como marco do Realismo no Brasil 57.
Quincas Borba. 58. Dom Casmurro. 59. Do Realismo ao Naturalismo. 60. Romance
de tese. 61. Características da Estética naturalista. 62. Temáticas e
abordagens naturalistas. 63. Aluízio Azevedo. 64. O Cortiço. 65. O Ateneu.
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Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas
e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes
linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita),
corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens
artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural,
social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo
suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias,
pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de
qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
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Habilidades
da BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LP11
EM13LP49
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4º
BIMESTRE
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Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
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Conteúdo: 66.
Parnasianismo: a estética da arte pela arte. 67. A poesia parnasiana no
Brasil. 68. Características da estética parnasiana. 69. A tríade parnasiana.
70. O fim do século e a estética simbolista. 71. Estética simbolista em
Portugal. 72. Poetas simbolistas brasileiros: Alphonsus de Guimaraens e Cruz
e Souza. 73. Pré-Modernismo: entre o conservadorismo e o sopro renovador. 74.
Uma literatura de transição. 75. Euclides da Cunha. 76. Graça Aranha. 77.
Monteiro Lobato. 78. Urupês. 79. Negrinha. 80. Lima Barreto. 81. Triste fim
de Policarpo Quaresma. 82. Augusto dos Anjos. 83. O advento das Vanguardas.
84. O mundo em convulsão. 85. Marineti, o Futurismo e o caráter de
destruição. 86. O Futurismo nas artes. 87. Cubismo: a arte em planos. 88.
Cubismo analítico. 89. Cubismo sintético. 90. Picasso e Apollinaire. 91. O
manifesto cubista. 92. Expressionismo. 93. Dadaísmo e Surrealismo.
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Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos
humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de
grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de
linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições,
e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural,
social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo
suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias,
pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de
qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
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Habilidades
BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LP11
EM13LP15
EM13LP38
EM13LP39
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ESTRATÉGIA/
METODOLOGIA DE ENSINO
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Seminários. Trabalhos de Pesquisa escritos. Debates. Mesa redonda.
Roda de conversas.
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RECURSOS
DIDÁTICOS
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Internet. Celular. Computador. Datashow. Slides. Cartolinas. Jornais. Quadro branco.
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