quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

PLANO DE CURSO - LITERATURA - 2º ANO - BNCC 2022

 

COMPONENTE CURRICULAR:

LITERATURA

SÉRIE:

2º ANO

ÁREA DE CONHECIMENTO:

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

PROFESSOR:

MARCONILDO VIEGAS

 

OBJETIVOS DE ENSINO

Ø    Objetivo geral: Instrumentalizar o aluno, por meio do conhecimento da língua, a fim de que o mesmo seja capaz de se relacionar com o mundo que o cerca, habilitando-o a ler, entender e questionar a sociedade e seus valores.

Ø    Objetivos Específicos: Apresentar um panorama da introdução do Romantismo no Brasil, com indicação de antecedentes do movimento e contextualização histórica. Explicar os impactos da chegada da Corte portuguesa e das missões artísticas e científicas ao Brasil. Introduzir a literatura da primeira geração romântica no Brasil como parte de um projeto político de nação. Informar as principais características da primeira geração romântica brasileira. Analisar a obra de Gonçalves de Magalhães, destacando a sua relevância histórica por ter promovido os ideais românticos e a recusa aos padrões estéticos da época. Analisar a obra de Gonçalves Dias, destacando o indianismo em suas produções líricas e épicas. Explicar o contexto histórico do surgimento do Ultrarromantismo. Explicar a divisão do Romantismo no Brasil: 1ª, 2º e 3ª gerações. Apresentar o contexto histórico do surgimento do Ultrarromantismo no Brasil. Apresentar as principais características do Ultrarromantismo brasileiro. Apontar os aspectos formais e temáticos do Ultrarromantismo brasileiro. Apresentar e gerar reflexões sobre a obra de Álvares de Azevedo. Apresentar e gerar reflexões sobre a obra de Casimiro de Abreu, Laurindo Rabelo, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Apresentar o contexto histórico da terceira geração do Romantismo. Apresentar e explicar as principais características das obras que constituem o condoreirismo. Abordar a questão da importância da imprensa para produção literária do período e para o movimento abolicionista. Situar o condoreirismo como importante elemento na luta abolicionista. Apresentar a obra de Maria Firmina dos Reis. Apresentar a obra de Luís Gama. Apresentar a obra de Castro Alves, a poesia social e lírica. Apresentar de maneira mais sintética a obra de Castro Alves, a poesia social e lírica. Apresentar de maneira mais sintética a obra de outros autores do período: Tobias Barreto, Luís Defilno e Sousândrade. Apresentar o contexto histórico do surgimento da prosa romântica no Brasil. Retomar as características do romance como gênero literário. Apresentar e explicar as principais características da prosa romântica brasileira. Situar a prosa romântica como elemento da construção da identidade nacional. Apresentar as quatro vertentes da prosa romântica: indianista, regionalista, urbana e histórica. Apresentar os principais escritores da prosa romântica em cada vertente. Explicar a existência de autores e obras fora das categorizações literárias. Apresentar a obra de Joaquim Manuel de Macedo. Apresentar a obra de Manuel Antônio de Almeida. Explicar o romance como documento histórico. Apresentar a obra de José de Alencar. Definir sua importância para o Romantismo brasileiro e para a consolidação da literatura nacional. Explicar a distinção temática dos romances e sua divisão didática de acordo com o projeto do próprio autor. Apresentar a produção dramatúrgica e poética do escritor. Relacionar o regionalismo do Romantismo brasileiro às circunstâncias em que se desenvolveu. Explicitar como fator de emergência do teatro brasileiro às circunstâncias históricas do século XIX. Apresentar a obra de Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay, Franklin Távora, Paulo Eiró, Martins Pena e Gonçalves Dias, junto ao seu contexto histórico de produção e circulação. Compreender o contexto histórico do surgimento do Realismo e do Naturalismo em Portugal. Conhecer e compreender as correntes cientificistas do século XIX. Reconhecer e identificar as principais características do Realismo e do Naturalismo. Identificar a transformação da finalidade do romance por meio do Realismo. Conhecer os principais escritores da poesia realista portuguesa: Antero de Quental e Cesário Verde. Conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre a obra de Eça de Queirós. Conhecer autores portugueses representantes do Naturalismo: Júlio Lourenço Pinto e Abel Botelho. Apresentar a obra de Machado de Assis. Definir a importância para o Realismo brasileiro. Apresentar os principais romances realistas do autor. Apresentar um panorama do Naturalismo no Brasil. Abordar as correntes científicas do século XIX. Apresentar obras naturalistas relacionando-as com as correntes científicas. Apresentar e analisar O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Apresentar e analisar O Ateneu, de Raul Pompeia. Apresentar o surgimento do Parnasianismo e do Simbolismo na França do século XIX. Explicar o contexto histórico do surgimento do Parnasianismo e do Simbolismo no Brasil. Explicar e identificar as principais características do Parnasianismo e do Simbolismo. Retomar elementos de composição do gênero lírico: métrica e rima. Apresentar os principais poetas parnasianos e simbolistas brasileiros. Apresentar o contexto artístico-literário dos anos iniciais do século XX, definindo o período intermediário conhecido como Pré-Modernismo. Apresentar a obra de Euclides da Cunha, Graça Aranha, Monteiro Lobato, Lima Barreto e Augusto dos Anjos e as características literárias desses autores. Destacar o papel de Euclides da Cunha na campanha de Canudos e de Graça Aranha no Modernismo brasileiro. Contextualizar a produção literária europeia do século XX. Apresentar as vanguardas europeias (Futurismo, Cubismo, Expressionismo, Surrealismo e Dadaísmo), seus principais expoentes e suas características formais, temáticas e contextuais.

 

 

1º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 1. Antecedentes do Romantismo brasileiro. 2. Contexto histórico do Romantismo no Brasil. 3. Gonçalves de Magalhães. 4. Gonçalves Dias. 5. Poesia sentimental de Gonçalves Dias. 6. Indianismo na expressão lírica. 7. Indianismo na expressão dramática. 8. Ultrarromantismo. 9. Características do Ultrarromantismo. 10. Álvares de Azevedo. 11. Outros autores do Ultrarromantismo. 12. Antecedentes do Condorerismo. 13. O Romantismo político. 14. Contexto histórico no Brasil. 15. Maria Firmina dos Reis. 16. Luís Gama. 17. Os condoreiros. 18. Castro Alves. 19. Outros condores: Luís Defino e Sousândrade.

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades BNCC

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LGG602

EM13LP11

EM13LP48

EM13LP49

EM13LP50

EM13LP52

 

2º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 20. Romance: um gênero ao gosto burguês. 21. Romances indianistas. 22. Romances regionalistas. 23. Romances urbanos ou de costumes. 24. Romances históricos. 25. Joaquim Manuel de Macedo. 26. Manuel Antônio de Almeida. 27. A construção da literatura brasileira. 28. A obra de José de Alencar e seu projeto de literatura nacional. 29. Fase primitiva: nacionalismo em Iracema e Ubirajara. 30. Fase histórica: O Guarani e as Minas de Prata.  31. A infância da literatura: romances urbanos e sertanejos. 32. Mulheres na obra de José de Alencar. 33. O indígena na obra de José de Alencar. 34. O teatro de José de Alencar. 35. Os autores regionalistas românticos: uma nova percepção do Brasil. 36. Os sertanistas. 37. Bernardo Guimarães. 38. Visconde de Taunay. 39. Franklin Távora. 40. Regionalismo documental. 41. O teatro no Romantismo brasileiro. 42. Martins Pena. 43. Gonçalves Dias. 44. Paulo Eiró. 

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades da BNCC

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LP11

EM13LP15

EM13LP17

 

 

3º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 45. A representação do mundo na 2ª metade do século XIX. 46. Realismo e Naturalismo em perspectiva. 47. O Realismo e o público-leitor. 48. Realismo português. 49. A poesia realista: Cesário Verde e Antero de Quental. 50. A prosa realista e o romance de tese: Eça de Queiroz. 51. O Brasil na 2ª metade do século XIX. 52. O caráter duplo da formação identitárias brasileira. 53. O contexto histórico do Realismo no Brasil. 54. A estética realista. 55. Machado de Assis. 56. Memórias póstumas como marco do Realismo no Brasil 57. Quincas Borba. 58. Dom Casmurro. 59. Do Realismo ao Naturalismo. 60. Romance de tese. 61. Características da Estética naturalista. 62. Temáticas e abordagens naturalistas. 63. Aluízio Azevedo. 64. O Cortiço. 65. O Ateneu.

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades da BNCC

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LP11

EM13LP49

 

4º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 66. Parnasianismo: a estética da arte pela arte. 67. A poesia parnasiana no Brasil. 68. Características da estética parnasiana. 69. A tríade parnasiana. 70. O fim do século e a estética simbolista. 71. Estética simbolista em Portugal. 72. Poetas simbolistas brasileiros: Alphonsus de Guimaraens e Cruz e Souza. 73. Pré-Modernismo: entre o conservadorismo e o sopro renovador. 74. Uma literatura de transição. 75. Euclides da Cunha. 76. Graça Aranha. 77. Monteiro Lobato. 78. Urupês. 79. Negrinha. 80. Lima Barreto. 81. Triste fim de Policarpo Quaresma. 82. Augusto dos Anjos. 83. O advento das Vanguardas. 84. O mundo em convulsão. 85. Marineti, o Futurismo e o caráter de destruição. 86. O Futurismo nas artes. 87. Cubismo: a arte em planos. 88. Cubismo analítico. 89. Cubismo sintético. 90. Picasso e Apollinaire. 91. O manifesto cubista. 92. Expressionismo. 93. Dadaísmo e Surrealismo.

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades BNCC

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LP11

EM13LP15

EM13LP38

EM13LP39

ESTRATÉGIA/ METODOLOGIA DE ENSINO

Seminários. Trabalhos de Pesquisa escritos. Debates. Mesa redonda. Roda de conversas.

 

RECURSOS DIDÁTICOS

Internet. Celular. Computador. Datashow. Slides. Cartolinas. Jornais. Quadro branco.

 

 

AVALIAÇÃO DA APREDIZAGEM

Avaliação diagnóstica, contínua e qualitativa. Avaliação escrita (quantitativa).

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio, Brasília: DF, 2018.

FTD Sistema de Ensino: ensino médio: linguagens e suas tecnologias. 2. ed. São Paulo: FTD, 2021.

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