COMPONENTE
CURRICULAR:
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LITERATURA
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SÉRIE:
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3º ANO
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ÁREA DE
CONHECIMENTO:
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LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
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PROFESSOR:
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MARCONILDO VIEGAS
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OBJETIVOS
DE ENSINO
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Ø Objetivo
geral: Instrumentalizar o aluno, por meio do conhecimento da língua, a fim de
que o mesmo seja capaz de se relacionar com o mundo que o cerca, habilitando-o
a ler, entender e questionar a sociedade e seus valores.
Ø Objetivos
Específicos: Apresentar o contexto artístico literário de Portugal nos anos
iniciais do século XX, com foco na Geração de Orpheu, na introdução do
Modernismo em Portugal e na produção literária de Fernando Pessoa.
Compreender o contexto histórico do surgimento do Modernismo no Brasil. Reconhecer
os fatos que desencadearam na Semana de Arte Moderna. Conhecer diferentes
manifestações artísticas e culturais no contexto histórico da Semana de Arte
Moderna. Identificar as principais características da estética Modernista nas
mais variadas artes. Reconhecer o valor da Semana de Arte Moderna para o
desenvolvimento da produção cultural contemporânea. Conhecer os nomes dos
artistas modernistas e a importância da Semana de Arte Moderna no Brasil.
Conhecer os principais desdobramentos da Semana de Arte Moderna na primeira
fase do Modernismo. Apresentar a obra tríade modernista – Manuel Bandeira,
Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Destacar sua importância para a
consolidação do projeto modernista e para a cultura e literatura brasileiras.
Contextualizar e apresentar as obras dos principais poetas que marcaram a
Segunda Geração Modernista. Explicar as relações e as diferenças entre a
Primeira e a Segunda Geração Modernista. Relacionar as temáticas de cada
poeta da Segunda Geração aos aspectos formais de suas obras. Fruir e apreciar
esteticamente os principais romances produzidos entre 1930 e 1945; relacionar
essas obras a seu contexto de produção; perceber suas características construtivas;
e analisar suas teses, discursos e intertextualidades. Apresentar e analisar
as principais obras de Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Graciliano
Ramos. Apresentar o contexto histórico do surgimento da prosa na segunda fase
do Modernismo no Brasil. Explicar as principais características da prosa
regionalista na segunda fase modernista no Brasil. Explicar a obra de Jorge
Amado e reforçar sua importância como escritor representativo do sul do país.
Apresentar outros autores da prosa brasileira de 1930 a 1945: Cornélio Penna,
Lúcio Cardoso e Dyonélio Machado. Contextualizar o período histórico e
cultural do Brasil. Apresentar a obra de Guimarães Rosa, Clarice Lispector e
Nelson Rodrigues. Explorar as inovações estilísticas e temáticas propostas
pelos autores no desenvolvimento do Modernismo brasileiro. Contextualizar a
produção literária da geração modernista de 1945 valendo-se de seu contexto
histórico e de seus projetos estéticos. Identificar características centrais
das obras literárias de João Cabral de Melo Neto e de Ferreira Gullar.
Analisar textos de João Cabral de Melo Neto e de Ferreira Gullar, valendo-se
das características centrais identificadas. Compreender o contexto histórico
do surgimento do Concretismo no Brasil. Conhecer a vida e a obra de Carolina
Maria de Jesus. Refletir sobre os principais aspectos do livro Quarto de
desejo: diário de uma favela. Apresentar o movimento concretista. Identificar
as principais características da poesia concreta. Reconhecer efeitos visuais
nos poemas concretos. Identificar os principais representantes do
Concretismo: Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari.
Apresentar o movimento da poesia práxis. Identificar o principal
representante da poesia práxis: Mario Chamie. Reconhecer as principais
características da poesia práxis. Apresentar a obra de Paulo Leminski.
Apresentar as produções poéticas e teatral brasileiras das décadas de 1960 a
1980. Estabelecer relações entre o momento histórico e a produção literária
no país. Destacar a poesia marginal e apresentar seus principais autores.
Apresentar a produção teatral da época, com o Grupo Arena e o Teatro Oficina.
Destacar a importância de Dias Gomes e de Ariano Suassuna para o teatro
brasileiro. Contextualizar e apresentar as obras dos principais autores da
literatura contemporânea em língua portuguesa, tanto em Portugal quanto nos
países africanos. Explicar as relações e as diferenças entre as diversas
literaturas, bem como as especificidades culturais, principalmente com
relação à língua, à cultura e a questões relevantes da história dos países apresentados.
Apresentar a obra de José Saramago. Apresentar a lírica portuguesa
contemporânea por meio da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e Matilde
Campilho. Apresentar a literatura produzida em Goa por meio da obra de
Orlando da Costa. Apresentar obras de literaturas africanas em língua
portuguesa. Apresentar alguns autores que se destacam na literatura
contemporânea brasileira. Fornecer um panorama de ferramentas de análise para
as produções contemporâneas no âmbito da poesia e da prosa. Propor reflexões
a respeito das relações entre a literatura e o contexto no qual ela é
produzida.
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1º
BIMESTRE
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Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
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Conteúdo: 1. Modernismo
em Portugal. 2. Contexto histórico. 3. A revista Orpheu. 4. Poetas da Revista
Orpheu. 5. Fernando Pessoa, ortônimo. 6. Fernando Pessoa, heterônimo: Alberto
Caieiro, Álvaro de Campo e Ricardo Reis. 7. Artes em 1922. 8. Conexão
europeia. 9. O início do movimento modernista no Brasil. 10. A Semana de Arte
Moderna. 11. O choque do público. 12. Os participantes da Semana de Arte
Moderna.
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Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais
e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender
as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental
e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender
as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas
variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais
e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer
natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
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Habilidades
BNCC
EM13LGG602
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LP11
EM13LP01
EM13LP52
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2º
BIMESTRE
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Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
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Conteúdo: 13. A tríade
modernista por dentro dos autores e obras. 14. Manuel Bandeira. 15. Mário de
Andrade. 16. Oswald de Andrade. 17. Revistas e manifestas. 18. Poesia de
Oswald de Andrade. 19. Outros modernistas da 1ª geração: Guilherme de
Almeida, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Raul Boop, Plínio Salgado,
Alcântara Machado. 20. A poesia brasileira de 1930 a 1945. 21. Contexto
histórico. 22. Poetas brasileiros: Cecília Meireles, Carlos Drummond de
Andrade e Vinícius de Andrade. 23. Carlos Drummond de Andrade. 24. Cecília
Meireles. 25. Vinícius de Morais. 26. Outros modernistas brasileiros da 2ª
geração: Jorge de Lima e Murilo Mendes.
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Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais
e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender
as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental
e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender
as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas
variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais
e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer
natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
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Habilidades
da BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LGG401
EM13LP11
EM13LP15
EM13LP17
EM13LP10
EM13LP52
EM13LP01
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3º
BIMESTRE
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Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
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Conteúdo: 27. O mundo
de 1930 a 1945. 28. Contexto histórico brasileiro. 29. Rachel de Queiroz. 30.
José Lins do Rego. 31. Graciliano Ramos. 32. Os outros regionalistas. 33.
Jorge Amado. 34. Érico Veríssimo. 35. Outros autores: Marques Rebelo, Geraldo
Vieira, Lúcio Cardoso, Cornélia Pena. Dyonélio Machado e Cyro dos Anjos. 36.
A geração de 1945. Guimarães Rosa. 37. Sagarana. 38. Clarice Lispector. 39. A
paixão segundo C.H. 40. A hora da estrela. 41. Nelson Rodrigues. 42. João
Cabral de Melo Neto. 43. Morte e Vida Severina. 44. Ferreira Gullar. 45.
Contexto histórico. 46. Carolina Maria de Jesus. 47. O Concretismo. 48.
Poesia concreta. 49. Augusto de Campos. 50. Haroldo de Campos. 51. Décio
Pignatari. 52. Poesia práxis. 53. Mário Chamie. 54. Paulo Leminski. 55.
Literatura digital.
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Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais
e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender
as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental
e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender
as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas
variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais
e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer
natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
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Habilidades
da BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LP11
EM13LP49
|
4º
BIMESTRE
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Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
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Conteúdo: 56. Contexto histórico da vida urbana. 57. A literatura de resistência.
58. Literatura/poesia marginal. 59. Ana Cristina Cesar Cacaso. 60. Chacal. 61.
Pasquim: o caráter alternativo na imprensa brasileira. 62. A crônica de
costumes e viés político. 63. O teatro brasileiro e seu processo de
reconstrução. 64. Dias Gomes. 65. O pagador de promessas. 66. Roque Santeiro.
67. Ariano Suassuna. 68. Para além-mar: a literatura em língua portuguesa. 69.
Vida e obra de José Saramago. 70. Processos de rupturas narrativas. 71. Sophia
de Mello Breyner Andresen. 72. Matilde Campillo. 73. Literatura de Goa. 74.
Orlando da Costa. 75. Mia Couto. 76. Luandino Vieira. 77. Pepetela. 78.
Agualusa. 79. A diversidade da poesia brasileira contemporânea. 80. Manuel de
Barros. 81. Mário Quintana. 82. Hilda Hilst. 83. Adélia Padro. 84. Angélica
Freitas. 85. Marilia Garcia. 86. Racionais Mc’s. 87. A prosa contemporânea
brasileira. 88. João Ubaldo Ribeiro. 89. Dalton Trevisan. 90. Luís Fernando
Veríssimo. 91. Caio Fernandes de Abreu. 92. Literatura Young Adult.
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Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade
justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais,
das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral
ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital
–, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade
de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e
experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e
decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental
e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos
sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de
linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições,
e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural,
social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo
suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias,
pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de
qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
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Habilidades
BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LP11
EM13LP15
EM13LP38
EM13LP39
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ESTRATÉGIA/
METODOLOGIA DE ENSINO
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Seminários. Trabalhos de Pesquisa escritos. Debates. Mesa redonda.
Roda de conversas.
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RECURSOS
DIDÁTICOS
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Internet. Celular. Computador. Datashow. Slides. Cartolinas. Jornais. Quadro branco.
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