terça-feira, 11 de julho de 2017

PROVA

Leia o texto e responda o que se pede

 

Menino

Fernando Sabino


       Menino, venha pra dentro, olhe o sereno! Vá lavar essa mão. Já escovou os dentes? Tome a bênção a seu pai. Já pra cama! Onde é que aprendeu isso, menino? Coisa mais feia. Tome modos. Hoje você fica sem sobremesa. Onde é que você estava? Agora chega, menino, tenha santa paciência. De quem você gosta mais, do papai ou da mamãe? Isso, assim que eu gosto: menino educado, obediente. Está vendo? É só a gente falar.
         Desça daí, menino! Me prega cada susto… Pare com isso! Jogue isso fora. Uma boa surra dava jeito nisso. Que é que você andou arranjando? Quem lhe ensinou esses modos? Passe pra dentro. Isso não é gente para ficar andando com você. Avise a seu pai que o jantar está na mesa. Segure o garfo direito. Ponha a camisa pra dentro da calça. Fica perguntando, tudo você quer saber! Isso é conversa de gente grande. Depois eu dou. Depois eu deixo. Depois eu levo. Depois eu conto.

1.    O texto usa discurso direto ou indireto? Justifique. (1 ponto)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bimestre
Professor:
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina:
REDAÇÃO
Série:
8º ano
Turma:
Turno:
Data:
____/____/2017
Aluno (a):
Nota:
·          Use somente caneta PRETA ou AZUL;
·          Não use corretivo;  
·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          Leia e só MARQUE QUANDO TIVER CERTEZA DA RESPOSTA.
As questões de 02 e 03 referem-se ao texto O Auto da Compadecida.
João Grilo: Ah isso é comigo. Vou fazer um chamado especial, em verso. Garanto que ela vem, querem ver? (Recitando.)
Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré! A vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer. A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé.
Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher.
Encourado: Vá vendo a falta de respeito, viu?
João Grilo: Falta de respeito nada, rapaz! Isso é o versinho de Canário Pardo que minha mãe cantava para eu dormir. Isso tem nada de falta de respeito!
Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher. Valha-me.
Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré.
Cena igual à da aparição de Nosso Senhor, e Nossa Senhora, A compadecida, entra.
Encourado, com raiva surda: Lá vem a compadecida! Mulher em tudo se mete!
João Grilo: Falta de respeito foi isso agora, viu? A senhora se zangou com o verso que eu recitei?
A Compadecida: Não, João, porque eu iria me zangar? Aquele é o versinho que Canário Pardo escreveu para mim e que eu agradeço. Não deixa de ser uma oração, uma invocação. Tem umas graças, mas isso até a torna alegre e foi coisa de que eu sempre gostei. Quem gosta de tristeza é o diabo.
João Grilo: É porque esse camarada aí, tudo o que se diz ele enrasca a gente, dizendo que é falta de respeito.
A Compadecida: É máscara dele, João. Como todo fariseu, o diabo é muito apegado às formas exteriores. É um fariseu consumado.
Encourado: Protesto.
Manuel: Eu já sei que você protesta, mas não tenho o que fazer, meu velho. Discordar de minha mãe é que eu não vou.
(...)
Fonte: Auto da Compadecida. 15 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1979.

2.    O texto de O auto da Compadecida usa denotação ou conotação? Justifique. (1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.    O texto O auto da Compadecida é um texto de divulgação científica, um editorial ou texto teatral? (1 ponto)

________________________________________________________________________________________________________________________

2.    Leia o texto abaixo e marque a opção correta:


 Disponível em: < https://www.facebook.com/photo.php?fbid=537500689641925&set=a.423236904401638.99038.423231434402185&type=1&theater>. Acesso em 30 de maio de 2013.

  • O texto em estudo usa: (1 ponto)

a)    Discurso direto, mostrando as falas das personagens diretamente.
b)    Discurso indireto, mostrando as falas das personagens indiretamente.
c)    Discurso direto, mostrando as falas das personagens indiretamente.
d)    Discurso indireto, mostrando as falas das personagens diretamente.
Leia o anúncio publicitário (a mesma temática em sala de aula com o título Por que eles bebem e dirigem?) e responda o que se pede:


  1. O texto dissertativo – argumentativo é aquele que se carateriza pela exposição, análise ou explicação de ideias, dados e conceitos, de forma intecionalmente objetiva. Qual é o consumidor ou publico – alvo desse anúncio? (1 ponto)

a)    Todas as pessoas que se preocupam com a saúde e bem estar.
b)    Motoristas que bebem ao dirigir.
c)     Aposentados que ficam viajando ao redor do mundo.
d)    Todos os políticos que mentem.

6.    Identifique a INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO no texto abaixo: (2 pontos)

Geladeira com laser sabe se a comida está estragada

O sistema, criado por uma equipe sul-coreana, analisa se os micro-organismos se movimentam após serem atingidos por laser

É segunda-feira, e aquele frango está na sua geladeira desde quarta. Você abre o pote, dá uma cheiradinha, e fica aqueles 15 segundos pensando se vai ou não comer. Decisão importante, na verdade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só em 2015, 582 milhões de pessoas foram diagnosticadas com intoxicação alimentar ao redor do mundo - 351 mil delas morreram. Agora, se depender de um grupo de físicos do Instituto Avançado de Ciência e Tenologia da Coreia do Sul (KAIST), você não vai ter mais que se preocupar. Os coreanos desenvolveram uma geladeira que, equipada com lasers, consegue descobrir quando sua comida estragou.
A ideia funciona da seguinte forma: o refrigerador utiliza um sistema que dispara lasers sobre a carne. Depois disso, uma câmera capta se ocorre algum tipo de movimentação, em escala microscópica, na superfície do alimento. Se houver, isso significa que bactérias estão contaminando a comida, e que você não deveria comê-la.
O método, porém, tem algumas falhas. O experimento mostrou que o equipamento não consegue detectar micro-organismos que não reagem ao laser, como os vírus. Ele também não consegue dizer qual tipo de bactéria está presente nos alimentos. 
Os pesquisadores afirmam que, além dos refrigeradores comuns, o sistema também poderia ser usado em indústrias, ajudando a garantir que os alimentos cheguem em boa qualidade aos consumidores. 

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/geladeira-com-laser-sabe-se-a-comida-esta-estragada>. Acesso em 04 de abr de 2016.

  1. De acordo com suas competências, escreva entre as opções abaixo um desenvolvimento para que se encaixe um dos finais dados, para a história que começa assim... (2 pontos)

Era uma vez uma moça pobre que vivia na casa de uma senhora má...

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


a)    e finalmente a nave alienígena foi destruída pela frota estelar. *-*
b)   e, no décimo assalto, desferiu-lhe um cruzado de direita, colocando o adversário na lona, enquanto o público ovacionava o novo campeão mundial.


  1. O texto que você criou pode ser considerado um mito, uma fábula ou uma lenda? Justifique. (1 ponto)




PROVA

As questões de 01 a 02 referem-se ao texto O Auto da Compadecida.
João Grilo: Ah isso é comigo. Vou fazer um chamado especial, em verso. Garanto que ela vem, querem ver? (Recitando.)
Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré! A vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer. A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé.
Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher.
Encourado: Vá vendo a falta de respeito, viu?
João Grilo: Falta de respeito nada, rapaz! Isso é o versinho de Canário Pardo que minha mãe cantava para eu dormir. Isso tem nada de falta de respeito!
Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher. Valha-me.
Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré.
Cena igual à da aparição de Nosso Senhor, e Nossa Senhora, A compadecida, entra.
Encourado, com raiva surda: Lá vem a compadecida! Mulher em tudo se mete!
João Grilo: Falta de respeito foi isso agora, viu? A senhora se zangou com o verso que eu recitei?
A Compadecida: Não, João, porque eu iria me zangar? Aquele é o versinho que Canário Pardo escreveu para mim e que eu agradeço. Não deixa de ser uma oração, uma invocação. Tem umas graças, mas isso até a torna alegre e foi coisa de que eu sempre gostei. Quem gosta de tristeza é o diabo.
João Grilo: É porque esse camarada aí, tudo o que se diz ele enrasca a gente, dizendo que é falta de respeito.
A Compadecida: É máscara dele, João. Como todo fariseu, o diabo é muito apegado às formas exteriores. É um fariseu consumado.
Encourado: Protesto.
Manuel: Eu já sei que você protesta, mas não tenho o que fazer, meu velho. Discordar de minha mãe é que eu não vou.
(...)
Fonte: Auto da Compadecida. 15 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1979.

1. Ao humanizar personagens como Manuel e a Compadecida, o autor pretende: (1 ponto)

a)    Mostrar um sentimento religioso simples e humanizado, mais próximo do povo.
b) Exaltar o sentimento da justiça divina ao contemplar os simples de coração.
c) Denunciar o lado negativo do clero, na religião católica.
d) Retratar o sentimento religioso do povo nordestino, numa visão iconoclasta.

2. O texto O auto da Compadecida usa discurso direto ou discurso indireto? Justifique. (1 ponto)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia e responda o que se pede:

Suas alergias dependem da estação do ano em que você nasceu

Não que a astrologia tenha sido aceita pela ciência, mas o mês de seu nascimento define muito sobre você

Não há nada provado sobre pessoas com signo Aquário serem inovadoras, ou taurinos insistirem quando não devem, mas a ciência está provando que a data do seu aniversário pode sim afetar você. De acordo com um novo estudo da Universidade de Southampton, na Inglaterra, a estação do ano do seu nascimento está intimamente ligada às suas alergias.
 O estudo segue parte do princípio da epigenética - corrente da medicina que prega que fatores externos ao nosso corpo conseguem fazer com que alguns de nossos genes sejam ativados ou desativados. De acordo com a pesquisa dos Ingleses, a estação do ano que você nasceu deixa uma marca em seus genes, e essa característica pode deixar você mais suscetível a alergias e doenças respiratórias. Quem nasce durante o inverno ou outono, por exemplo, é o mais vulnerável a viver espirrando do que os nascidos nas outras estações.
Os ingleses dizem que diversos fatores podem ser responsáveis por essa ativação genética. "As causas incluem a variação de luz solar (que pode afetar os níveis de vitamina D), quantidade de alergênicos como poles e ácaros (que varia de acordo com a estação), o tempo até a primeira infecção peitoral (resfriados são mais comuns no inverno) e a dieta maternal (preço e disponibilidade de frutas e vegetais variam por época) ", afirma Gabrielle A Lockett, coautora do estudo.
A relação entre doenças e a estação do ano já foi traçada por outros estudos também. No ano passado, a Universidade de Oxford afirmou que o mês de seu nascimento está intimamente ligado às chances de você desenvolver doenças cardíacas; e em 2010 pesquisadores australianos traçaram um paralelo entre os aniversários e a tendência à esquizofrenia.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/suas-alergias-dependem-da-estacao-do-ano-em-que-voce-nasceu>. Acesso em 04 de abr de 2016.

3.    Esse texto não é um conto. Lembrando que é uma Reportagem, que também pode fazer um debate regrado, pois é um texto jornalístico cujo objetivo é informar ao leitor fatos atuais, com objetividade e clareza e está dividido em 3 partes: Manchete, Olho da Notícia e Lead/Lide. No texto Suas alergias dependem da estação do ano em que você nasceu, destaque 2 argumentos apresentados no próprio texto. (2 pontos)

Leia esse texto e responda o que se pede:

Diário de um Cosmonauta

A vida cotidiana, com suas alegria e desconfortos, a bordo de uma estação espacial, nas palavras do cosmonauta russo Valentin Lebedev. Ele permaneceu 211 dias em órbita.

Ao contrário dos americanos que mandam seus astronautas ao espaço em missões que duram não mais de três a quatro dias, os soviéticos apostam há vários anos nas longas permanências, acreditando que isso lhes será útil em futuras viagens a planetas distantes. Atualmente, a estação orbital Mir abriga dois cosmonautas desde setembro do ano passado. Em 1988 Vladimir Titov e Musa Manarov bateram o recorde de 366 dias de permanência no espaço. Antes deles, Valentin Lebedev e Anatoli Berezovoi viveram em órbita da Terra durante 211 dias, a bordo da estação espacial Saliut 7. A missão durou de 13 de maio a 10 de dezembro de 1982. Todos os dias Lebedev anotava suas impressões num diário que seguramente é o mais rico relato pessoal já elaborado sobre a aventura humana além das fronteiras terrestres. O resumo a seguir, traduzido do russo por Serguei Ignatiev, em Moscou, especialmente para SUPERINTERESSANTE, proporciona uma atmosfera completa e divertida do cotidiano de um cosmonauta em serviço.

 SETEMBRO 11

É dia de tomar banho. Uma limpeza da cabeça aos pés. Liussia (diminutivo de Liudmila, mulher de Lebedev) e Vitalik (Vital, seu filho) vieram para a sessão de comunicação e parecem bem. Meu filho mostrou pela televisão seu boletim escolar. Só notas altas. Perguntei-lhe se eram valores do trimestre. Disse que não, que são da semana. Parabéns! Que alegria ver e ouvir meu filho. Quem dera tivéssemos uma filha também! Em seguida, fui me lavar. Durante o banho, a velha e calosa pele das plantas dos pés rebentou e despreendeu-se por completo, como a casca de uma batata. Isso porque aqui não andamos apoiados nos pés. Agora eles estão parecidos com os de um recém-nascido: rosados, revestidos de uma fina pele enrugada. Ainda que seja trabalhoso tomar um rápido banho em pleno Cosmo — porque, antes de começar, você deve montar o box, abastecê-lo de água e, depois de se lavar, desmontar, jogar fora a água suja e limpar o invólucro — acho que vale a pena, tamanho é o prazer que dá! Terminado o banho, ponho roupas limpas: camisa, ceroulas e meias. Vestido assim, preparo uma comida quente, saborosa.

Disponível em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/diario-de-um-cosmonauta>. Acesso em: 04 de abr de 2016.

4.    O tipo de narrador é observador. Justifique. (1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________

5.    Esse texto usa discurso direto ou indireto? (1 ponto)

________________________________________________________________________


6.    De acordo com suas competências, escreva no verso desta folha, entre as opções abaixo um desenvolvimento para que se encaixe um dos finais dados, para a história que começa assim... (2 pontos)

Era uma vez uma moça pobre que vivia na casa de uma senhora má...

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


a)    e finalmente a nave alienígena foi destruída pela frota estelar. *-*
b)   e, no décimo assalto, desferiu-lhe um cruzado de direita, colocando o adversário na lona, enquanto o público ovacionava o novo campeão mundial.


7.    O texto que você criou é um conto, um texto de opinião ou uma letra de música? Justifique. (1 ponto)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8.    Qual a variedade linguística usada no texto que você criou? (1 ponto)










PROVA




Bimestre
Professor:
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina:
REDAÇÃO
Série:
6º ano
Turma:
Turno:
Data:
____/____/2017
Aluno (a):
Nota:
·          Use somente caneta PRETA ou AZUL;
·          Não use corretivo;  
·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          Leia e só MARQUE QUANDO TIVER CERTEZA DA RESPOSTA.
  1. A carta pessoal é um gênero textual que visa à comunicação escrita entre duas pessoas e pode ser de diversos tipos. Veja a carta pessoal em forma de redação escrita na Revista Veja como forma de propaganda e responda:


  • ESCREVA o remetente e o destinatário da carta SE HOUVER. (1 ponto)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Veja a HQ - Cartum (não é preciso ler) e responda o que se pede:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-M9BCt_jD4gnLw5oa0NkJ3SMVxVJQMknOBwbsSt0246yJ-xYmbljoD3fGmmrMpnt6uHjVNeL-EtIQH1meU72hJ_rOlCKtPwbS9zwoFFS8krOAlyygxSTmRVJND0VqpqHrSNN-MW0nK3Y/
Disponível em: <http://depositodocalvin.blogspot.com.br/2010/03/calvin-haroldo-tirinha-601.html>. Acesso em 10 de maio de 2014.

  1. O que se passa nesses quadrinhos? (1 ponto)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. De acordo com suas competências, escreva entre as opções abaixo um desenvolvimento para que se encaixe um dos finais dados, para a história que começa assim... (2 pontos)

Era uma vez uma moça pobre que vivia na casa de uma senhora má...
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

a)    e finalmente a nave alienígena foi destruída pela frota estelar. *-*
b)   e, no décimo assalto, desferiu-lhe um cruzado de direita, colocando o adversário na lona, enquanto o público ovacionava o novo campeão mundial.

  1. Quem é o protagonista de sua história? (1 ponto)

________________________________________________________________________________

  1. Esse texto que você criou é um conto (narrativa curta), uma crônica (aborda tema do dia a dia) ou um romance (narrativa longa)? (1 ponto)

________________________________________________________________________________

  1. Identifique a INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO no texto abaixo: (2 pontos)

Geladeira com laser sabe se a comida está estragada

O sistema, criado por uma equipe sul-coreana, analisa se os micro-organismos se movimentam após serem atingidos por laser

É segunda-feira, e aquele frango está na sua geladeira desde quarta. Você abre o pote, dá uma cheiradinha, e fica aqueles 15 segundos pensando se vai ou não comer. Decisão importante, na verdade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só em 2015, 582 milhões de pessoas foram diagnosticadas com intoxicação alimentar ao redor do mundo - 351 mil delas morreram. Agora, se depender de um grupo de físicos do Instituto Avançado de Ciência e Tenologia da Coreia do Sul (KAIST), você não vai ter mais que se preocupar. Os coreanos desenvolveram uma geladeira que, equipada com lasers, consegue descobrir quando sua comida estragou.
A ideia funciona da seguinte forma: o refrigerador utiliza um sistema que dispara lasers sobre a carne. Depois disso, uma câmera capta se ocorre algum tipo de movimentação, em escala microscópica, na superfície do alimento. Se houver, isso significa que bactérias estão contaminando a comida, e que você não deveria comê-la.
O método, porém, tem algumas falhas. O experimento mostrou que o equipamento não consegue detectar micro-organismos que não reagem ao laser, como os vírus. Ele também não consegue dizer qual tipo de bactéria está presente nos alimentos. 
Os pesquisadores afirmam que, além dos refrigeradores comuns, o sistema também poderia ser usado em indústrias, ajudando a garantir que os alimentos cheguem em boa qualidade aos consumidores. 

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/geladeira-com-laser-sabe-se-a-comida-esta-estragada>. Acesso em 04 de abr de 2016.

Leia o texto abaixo e responda o que se pede:

A raposa e as uvas

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

  1. A frase que expressa uma opinião é (1 ponto)

(A) “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ. 1)
(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2)
(C) “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 5)
(D) “aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 5-6)
(E) “ Exausta e frustrada, a raposa afastou-se... “ (l. 5)

8.    Que tipo de texto é esse: (1 ponto)
________________________________________________________________________________









Boa Prova! 

PROVA FACET – AGENTE ADMINISTRATIVO – PREFEITURA DE CAPIM PORTUGUÊS

  PROVA FACET – AGENTE ADMINISTRATIVO – PREFEITURA DE CAPIM PORTUGUÊS Leia o texto abaixo e, em seguida, responda às questões pertinente...