|
Bimestre
1º
|
Professor:
MARCONILDO
VIEGAS
|
Disciplina:
REDAÇÃO
|
|
Série:
6º ano
|
Turma:
|
Turno:
|
Data:
____/____/2017
|
|
Aluno
(a):
|
Nota:
|
|||
·
Use somente
caneta PRETA ou AZUL;
·
Não use
corretivo;
·
Não serão
consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
|
·
Leia e só MARQUE
QUANDO TIVER CERTEZA DA RESPOSTA.
|
|||
- A carta pessoal é
um gênero textual que visa à comunicação escrita entre duas pessoas e pode
ser de diversos tipos. Veja a carta pessoal em forma de redação escrita na
Revista Veja como forma de propaganda e responda:
- ESCREVA o remetente e o destinatário da
carta SE HOUVER. (1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Veja a HQ - Cartum (não
é preciso ler) e responda o que se pede:
Disponível em:
<http://depositodocalvin.blogspot.com.br/2010/03/calvin-haroldo-tirinha-601.html>.
Acesso em 10 de maio de 2014.
- O que
se passa nesses quadrinhos? (1 ponto)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- De
acordo com suas competências, escreva entre as opções abaixo um
desenvolvimento para que se encaixe um dos finais dados, para a
história que começa assim... (2 pontos)
Era uma
vez uma moça pobre que vivia na casa de uma senhora má...
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) e,
no décimo assalto, desferiu-lhe um cruzado de direita, colocando o adversário
na lona, enquanto o público ovacionava o novo campeão mundial.
- Quem
é o protagonista de sua história? (1 ponto)
________________________________________________________________________________
- Esse
texto que você criou é um conto (narrativa curta), uma crônica (aborda
tema do dia a dia) ou um romance (narrativa longa)? (1 ponto)
________________________________________________________________________________
- Identifique
a INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E
CONCLUSÃO no texto abaixo: (2 pontos)
Geladeira
com laser sabe se a comida está estragada
O sistema, criado por uma
equipe sul-coreana, analisa se os micro-organismos se movimentam após serem
atingidos por laser
É segunda-feira, e aquele frango
está na sua geladeira desde quarta. Você abre o pote, dá uma cheiradinha, e
fica aqueles 15 segundos pensando se vai ou não comer. Decisão importante, na
verdade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só em 2015, 582
milhões de pessoas foram diagnosticadas com intoxicação alimentar ao redor do
mundo - 351 mil delas morreram. Agora, se depender de um grupo de físicos
do Instituto Avançado de Ciência e Tenologia da Coreia do Sul (KAIST), você não
vai ter mais que se preocupar. Os coreanos desenvolveram uma geladeira que,
equipada com lasers, consegue descobrir quando sua comida estragou.
A ideia funciona da seguinte forma:
o refrigerador utiliza um sistema que dispara lasers sobre a carne. Depois
disso, uma câmera capta se ocorre algum tipo de movimentação, em escala
microscópica, na superfície do alimento. Se houver, isso significa que
bactérias estão contaminando a comida, e que você não deveria comê-la.
O método, porém, tem algumas falhas.
O experimento mostrou que o equipamento não consegue detectar micro-organismos
que não reagem ao laser, como os vírus. Ele também não consegue dizer qual tipo
de bactéria está presente nos alimentos.
Os pesquisadores afirmam que, além
dos refrigeradores comuns, o sistema também poderia ser usado em indústrias,
ajudando a garantir que os alimentos cheguem em boa qualidade aos consumidores.
Disponível
em: <http://super.abril.com.br/ciencia/geladeira-com-laser-sabe-se-a-comida-esta-estragada>.
Acesso em 04 de abr de 2016.
Leia o texto abaixo e
responda o que se pede:
A raposa e as uvas
Num dia quente de verão, a raposa passeava
por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
Que delícia”, pensou a raposa, “era disso
que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou,
sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da
videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas
quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa.
htm)
- A
frase que expressa uma opinião é (1 ponto)
(A) “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ.
1)
(B) “sua atenção foi capturada por um cacho
de uvas.” (ℓ. 2)
(C) “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 5)
(D) “aposto que estas uvas estão verdes”
(ℓ. 5-6)
(E) “ Exausta e
frustrada, a raposa afastou-se... “ (l. 5)
8. Que tipo de texto é esse: (1 ponto)
________________________________________________________________________________
Boa Prova!
Nenhum comentário:
Postar um comentário