AVALIAÇÃO
BIMESTRAL
|
Bimestre
4º
|
Professor
MARCONILDO
VIEGAS
|
Disciplina
REDAÇÃO
|
||
Série:
6º ano
|
Turma
|
Turno
|
Data
____/____/2013
|
||
Aluno
(a):
|
|||||
·
CONTÉUDO:
POEMA E PROSA, DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO. DESCRIÇÃO DE PESSOA, LUGAR E OBJETO
·
Não serão
consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
|
·
Não use
corretivo.
·
Use somente
caneta PRETA ou AZUL;
·
MARQUE apenas
UMA ÚNICA opção.
|
||||
Leia o texto
e responda o que se pede:
O mapa do tesouro
desconhecido
A arte rupestre
brasileira ganha seu primeiro levantamento
Pouco
antes da criação do estado do Tocantins, no fim da década de 80, um grupo de
arqueólogos encontrou, bem próximo à futura capital, Palmas, um tesouro de
valor inestimável. No alto da Serra do
Lajeado, um paredão de mais de 80 metros de comprimento estampava pinturas
feitas milênios antes da chegada dos primeiros portugueses. Por causa do acesso
difícil (é preciso enfrentar uma caminhada de quase três horas no meio do mato
para chegar até lá), as dezenas de figuras humanas e de animais, além de outras
de significado desconhecido, permaneceram intactas e praticamente incógnitas
até hoje. Só agora o local foi redescoberto. Ele integra o maior
levantamento de arte rupestre já feito no Brasil, que abriga registros
comprovados de até 10 000 anos (há pesquisadores que afirmam que existem há 30
000 anos). Coordenado pelo francês André Prous, um dos mais renomados
arqueólogos em atividade no Brasil e um dos descobridores do esqueleto de
Luzia, a mais antiga habitante do Brasil, o projeto será concluído até o fim do
ano. E vai tornar público um tesouro até hoje só devidamente apreciado nos
meios acadêmicos. "O acervo rupestre nacional é cada vez mais prestigiado
internacionalmente, mas ainda pouco conhecido dos brasileiros", diz André
Prous.
O
Brasil tem cerca de 10 000 sítios arqueológicos cadastrados pelo Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) São pinturas e gravuras de
importância comparável às das grutas de Altamira, na Espanha, e Lascaux, na
França, cuja descoberta, na década de 40, revelou a existência de uma produção
artística impressionante na pré-história. A arte rupestre está presente na
maioria dos estados brasileiros. São desenhos feitos em diferentes períodos,
que sugerem animais, rituais, danças, cenas de luta. Muitos são, aparentemente,
apenas representações geométricas, enquanto outros podem significar uma
surpreendente noção de astronomia. Seu
estudo pode ajudar a entender como viviam nossos antepassados e a reconstituir
a história da ocupação do Brasil antes da descoberta do país pelos portugueses.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/200705/p_104.html>.
Acesso em 10 de novembro de 2013.
1.
Qual
é a intenção comunicativa do texto?
a) Informar sobre a descoberta de um
verdadeiro tesouro arqueológico: um paredão com pinturas rupestres na Serra do
Lajeado.
b) Informar sobre o maior levantamento de
arte rupestre já feito no Brasil, com registros de até 100 anos.
c) Informar que o Brasil possui
aproximadamente 10 mil sítios arqueológicos.
d) Alertar para a importância de se
estudarem os sítios arqueológicos do Barsil.
e) Defender a ideia de que o estudo dos
sítios arqueológicos pode ajudar os cientistas a reconstruírem a historia da
ocupação do Brasil.
2. Sobre a tipologia textual, pode-se
afirmar que
a) Predomina o tipo textual expositivo.
b) O tipo textual argumentativo é
dominante.
c) Há uma descrição minuciosa dos sítios
arqueológicos brasileiros
d) Há a informação de que o Brasil possui
10 mil sítios arqueológicos cadastrados no Iphan.
e) A narração da descoberta é feita
minuciosamente.
3.
No trecho DESTACADO
NO TEXTO, observa-se a:
a)
Descrição de pessoa.
b)
Descrição de objeto.
c)
Descrição de lugar.
d) Todas as alternativas.
4.
Leia o texto
Orkut pode sair do País ou
restringir acesso de brasileiros
O
Orkut, rede de relacionamentos sociais na Internet criada e mantida pelo
Google, pode fechar suas atividades no Brasil ou até limitar o acesso de
internautas brasileiros, segundo o jornal Folha de S.Paulo. A
informação partiu da sede da empresa em Mountain View, na Califórnia. Envolvida em uma
série de processos judiciais, a empresa pode tomar a medida caso não seja
possível coibir excessos dos usuários brasileiros ou não se chegar a um acordo
com a Justiça do país. Para a direção do Google, seja qual for o resultado da
atual disputa jurídica, a imagem do site pode sair irremediavelmente arranhada
no Brasil. O País responde por entre 80% e 90% do total de usuários do serviço
que hoje é de cerca de 20 milhões. Foram abertos 52 pedidos de quebra de sigilo
no Orkut até hoje. Em sua maioria, são casos de pedofilia e de crimes de
racismo e ódio. A Google Inc. afirma ter atendido a todos os pedidos que lhe
foram feitos corretamente até hoje, mas o jornal paulista apurou ainda que a
resistência do Google em ceder seus dados - a menos que haja acordo com a
Justiça norte-americana - por temer o uso político das informações.
Disponível em: <http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI1105843-EI12884,00-Orkut+pode+sair+do+Pais+ou+restringir+acesso+de+brasileiros.html>. Acesso em10 de
novembro de 2013.
·
De acordo com o
texto Orkut pode sair do País ou restringir
acesso de brasileiros. Que tipo de
crimes ou abusos podem ser praticados em redes como o Orkut?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
O
texto Orkut pode sair do País ou restringir
acesso de brasileiros é considerado como texto em prosa ou poesia? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o texto Retrato, de
Cecília Meireles e responda o que se pede:
Retrato
Eu não
tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Cecília Meireles, MEIRELES, C. Obra poética. Volume 4. Biblioteca
luso-brasileira: Série brasileira. Companhia J. Aguilar Editora. 1958. p 10
6.
Que
tipo de descrição é feita neste poema?
___________________________________________________________________________________________________
7.
Por
que esse texto é um poema?
___________________________________________________________________________________________________
8.
No
trecho: “Eu não tinha essas mãos sem
força, tão paradas e frias e mortas. Eu não tinha este coração que nem se
mostra”. Usa-se denotação ou conotação? Justifique.
___________________________________________________________________________________________________
Leia
esta produção de texto.
Numa manhã de sexta – feira, um vizinho seu
que tem uma caminhoneta precisa levar, do interior para a capital do estado,
uma encomenda. O pacote é grande, volumoso. As pessoas que o veem carregando a
caminhoneta com tal encomenda ficam curiosas, pois chama a atenção de quem
passa por ele, enquanto se prepara para a viagem. No trajeto, é parado por
policiais numa blitz. Um guarda desconfia do pacote e pede que ele desça e o
abra.
9.
O
texto aborda a forma:
a)
Poética,
pois é narra de forma conotativa a vida misteriosa de um vizinho.
b)
Prosa,
pois narra de forma denotativa a vida misteriosa de um vizinho.
c)
Prosa,
pois é uma narração de forma conotativa sobre a vida de um vizinho.
d)
Todas
as alternativas.
10.
Dê
uma continuidade ao texto anterior “Numa manhã”. Mínimo
de 5 linhas. Use língua padrão. Não use internetês. Não use gírias. Cuidado com
o pingo do i. Observe a margem da folha.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual o gabarito?
ResponderExcluirgabarito???
ResponderExcluirVcs deveriam providenciar o gabarito. Pois é importante, para que nós possamos saber se erramos.
ResponderExcluir