segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

História em Quadrinhos (HQ) - Gênero Textual Narrativo, com interpretação.

História em Quadrinhos (HQ) é uma história contada em forma de imagens e, em geral também por palavras que aparecem dentro de balões. É composta por quadros organizados em sequência, também conhecida como arte sequencial. As tiras são histórias curtas com 2 ou 3 quadros. Além disso, há linhas de movimento, não há um narrador explícito, a linguagem pode variar entre formal e informal.


http://www.clicrbs.com.br/blog/fotos/183753post_foto.jpg

1. As Histórias em Quadrinhos apresentam, em geral dois elementos essenciais de comunicação: as palavras e as imagens. Portanto, quais são os dois tipos de linguagem empregada? R. Linguagem verbal e linguagem não verbal, ou seja, linguagem mista.

2. A História em Quadrinhos é conhecida como arte sequencial, porque é composta por uma sequência de quadros. As tiras são histórias curtas com 3 ou 4 quadros. O que dá movimento aos personagens desses quadrinhos? R. As aspas, a expressão no rosto das personagens, os gestos e os movimentos dos corpos.

3. As pessoas que vivem os fatos são chamados de personagens. Quais são as personagens envolvidos na história lida? R. Cebolinha, Cascão e o pai.

4. Os fatos se passam em determinado momento. Quando aconteceu a história lida? R. Durante o dia ou a noite, em momento de diversão das crianças. Não é possível determinar o tempo exato.

5. E quanto à duração da história? Quanto tempo se passou do início da história até o penúltimo quadrinho? R. O tempo de diversão das crianças até o pai chegar para ver TV.

6. Em que espaço/local/ambiente se passam os fatos? R. Na sala da casa.

7. O que produz o humor na História em Quadrinhos? R. No final, em que os meninos queriam continuar a jogar e o pai acaba a diversão deles.

8. Observe os quadrinhos e descreva seu formato. R. Os HQs têm formato retangular e outros na forma de quadrado.

9. Quais os tipos de balões que se tem nesse HQ? R. Balão de fala e balão de grito (conversa alta).

10. Com que tipo de letras são escritas as palavras nos balões? R. Com letras maiúsculas, caixa alta.

11. As onomatopeias (sons da natureza) são outro recurso usado nas Histórias em Quadrinhos, além dos balões com seus formatos variados. Onomatopeias são palavras que tentam imitar ruídos, como: atchim! (espirro), crac! (algo que quebra), bum! (explosão), miau! (voz do gato). Qual é a onomatopeia encontrada na HQ e o que ela significa? R. Trim!, significa o som da campanhia da porta.

Um comentário:

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...