Leia
o texto e responda o que se pede
Leia o
texto abaixo
Cena 13
Sala de
aula. Isabel, Rosana, professor de Português e alunos. Outra vez o movimento de
estudantes entrando em classe. Rosana encontra Isabel e está aflita.
Rosana -
Isabel! Onde você andou? Procurei por você o recreio inteiro! Seu rosto está
vermelho... O que houve?
Isabel -
Nada... acho que estou resfriada, Rosana. Na saída, eu vou com você até o ponto
de ônibus. Tenho uma coisa pra te contar que vai deixar você muito feliz.
Rosana - E
eu também, Isabel, eu também tenho uma coisa linda pra te contar!
Isabel
- Agora fique quieta que a aula é de Português. Ouvi dizer que esse professor é
terrível!
Rosana -
Para você ele deve ser fichinha, Isabel. Você é a recordista de notas dez em
redação!
Entra o
professor de Português. Os alunos calam-se. O professor tem um ar muito severo.
Não é de brincadeiras, ao contrário da professora de Física.
Professor
- Muito bem, jovens, vamos nos apresentar. Eu sou o seu professor de Português.
Como eu sou, vocês logo vão ficar sabendo. Comigo basta pensar. Basta
trabalhar, e muito. Se vocês forem assim, vamos nos dar muito bem. Mas hoje eu
quero conhecer vocês. Para isso, vamos fazer uma redação. Pelo texto de vocês,
vou poder separar quem sabe pensar daqueles que ainda estão na escala mais
baixa da evolução. Vamos lá. Papel e lápis na mão. Uma redação de aquecimento.
Tema livre. Podem soltar-se e mostrar o que existe dentro da cabeça de cada um.
Eu só aviso que, para mim, um erro de concordância é o mesmo que empurrar
escada abaixo a cadeira de rodas de uma velhinha. Com a velhinha em cima!
Rosana
fica apavorada, pois é péssima aluna de Português e redige mal. Isabel nota seu
desespero. Faz um sinal de calma para a amiga e põe-se a redigir furiosamente.
Logo, passa disfarçadamente a folha escrita para Rosana.
Isabel -
Pegue. Copie com sua letra.
A partir
deste momento, como na aula de Física, todos os atores ficam imóveis e Isabel
fala seus pensamentos. Só escreve quando diz a frase: “Quando você me
beijou...”
Isabel -
Idiota que fui. Pensar que Cristiano pudesse se apaixonar por mim, por mim, a
gorducha... Quando você me beijou... Pensar que Cristiano poderia ler nos meus
olhos, através dos óculos, e enxergar lá dentro toda a paixão da gorducha
iludida... Quando você me beijou... Apaixonar-se pela desengonçada, pela feiosa
piadista... Ah, que piada! Com o rostinho de Rosana à frente... com o corpinho
de Rosana nos braços... nem pensar! Quando você me beijou... Burra! O que
Cristiano poderia encontrar em mim? A espinha amarela no nariz, como um aríete
de pus abrindo caminho rumo à solidão? Quando você me beijou... O que ele
veria? O que todos veem, além da gorducha iludida, da feiosa cretina? Fernando
tem razão. Eu acredito em tudo, como uma cretina. Acreditei até que Cristiano
poderia me amar. Cretina! Acreditei até naquele beijo... Quando você me
beijou... Cristiano...
Chora. Se
possível, a plateia deve perceber que ela está lavada em lágrimas. E que as
lágrimas pingam no papel.
Professor
- Muito bem, classe, podem parar. Já deu tempo para colocar no papel o que tem
dentro de suas cabeças. Se é que tem alguma coisa dentro de suas cabeças.
Isabel! Quem é Isabel?
Isabel -
Sou eu.
Professor
- Meu colega do oitavo ano elogiou muito seus textos, Isabel. Quero começar por
ele. Pode entregá-lo para mim?
Isabel
entrega-lhe o papel. O professor começa a ler e fica surpreso.
Professor
- O que é isto? Quando você me beijou, quando você me beijou, quando você me
beijou... Há apenas a mesma frase escrita várias vezes!
Isabel - É
um poema concreto, professor, Assim como “Uma pedra é uma pedra”, do
Carlos
Drummond de Andrade. O leitor deve completar o poema de acordo com suas
próprias experiências, de acordo com suas lembranças de um beijo de amor...
Risadinhas
discretas dos alunos. O professor ergue um olhar duro, controlador, para toda a
classe. Alunos calam-se.
Professor
- Uma explicação hábil. Hábil e espirituosa, Isabel. Mas que não passa de uma
saída para desculpar a preguiça. A preguiça e a falta de respeito... E isto?
Que marquinha redonda é esta? Parece a marca de uma lágrima...
Disponível em: http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/pdfs/contos/a_marca_de_uma_lagrima.pdf>.
Acesso em 28 de maio de 2012.
Gil
Vicente foi o maior teatrólogo da língua portuguesa e suas principais obras
foram “Auto da Visitação” e “A farsa de Inês Pereira” esta última tinha por
lição: Mais vale um asno que me carregue que um cavalo que me derrube. . Para o
gênero dramático, são essenciais dois elementos: a importância do público e a
possibilidade de desencadear emoções por meio da representação. Baseado nos
comentários em sala de aula sobre o texto teatral, responda o que se pede.
1. Que elementos da linguagem teatral
estão indicados no texto “A marca de uma lágrima”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Que elementos do texto teatral estão em “A
marca de uma lágrima”?
a) Os diálogos, o cenário, as poesias, as
declamações, a multidão.
b) O cenário, a entrada das personagens, a
reações, os diálogos, as rubricas.
c) O horário, o dia a dia das personagens, os
monólogos, as premonições.
d) O diário, a escrita, as lágrimas do menino, a
fala do namorado.
e) N.d.a.
Leia o texto e
responda o que se pede:
Risadinhas discretas dos alunos. O
professor ergue um olhar duro, controlador, para toda a classe. Alunos
calam-se.
- Qual
é o gênero literário presente no trecho lido, Cena 13?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Essas
ações das personagens são chamadas de:
a)
Rubricas
b)
Nubricas
c)
Cabritas
d)
Cobritas
e)
Todas
as respostas.
5.
O
que é descrito no livro como o mais cruel e pior inimigo da personagem
principal Isabel?
a)O telefone
b)O lápis
c)O espelho
d)A escova de cabelo
e)O seu cachorro
6.
O
que Rosana pedia que Isabel fizesse para conquistar Cristiano?
a)Pedia que Isabel
digitasse e-mails para Cristiano
b)Pedia que Isabel
escrevesse cartas para Cristiano
c)Pedia que Isabel
mandasse flores para Cristiano
d)Pedia que Isabel
fizesse as tarefas de Cristiano
e)Pedia que Isabel
cantasse músicas para Cristiano
Veja a capa do Livro
A marca de uma lágrima.
- Qual
é o gênero literário presente nessa imagem?
a)
Lírico
b)
Épico
c)
Dramático.
d)
Todas
as respostas.
- Que
tipo de texto (poético, injuntivo, informativo, argumentativo, descritivo)
é o da imagem abaixo?
- Desenhe
a capa do livro A marca de uma lágrima a mão livre
Vcs não estão com nada eu em nem coloca a resposta,eu já fiz a minha atividade,só quero conferir pra ver se ta certo
ResponderExcluir