Leia o texto para responder às questões.
Que
medo!
Confesso, com um pouco de vergonha, que
houve uma época na minha vida em que tinha ver-
gonha de sentir que era um poeta.
Ser um poeta parecia então uma coisa de outro
mundo – um desligado maluco, irresponsável...
em resumo, um ser dispensável e inútil.
Naquela época eu ainda era um garoto. Tinha
treze saudáveis anos e uma fome de vida que in-
cluía e misturava tudo: saber, amar, jogar
futebol...e criar versos.
Fazer poesia era uma
brincadeira gostosa e o prazer de acertar um verso bonito trazia a mesma
sensação de alegria de voar em direção de uma
bola e defender um pênalti.
Só com o tempo (muito tempo!), eu fui entender a verdadeira utilidade da
poesia e a função do
trabalho de um escritor de versos.
Hoje, com muita simplicidade, eu aprendi a
dizer: Quem diria! Então, no final das contas, o me-
nino Queiroz era mesmo um poeta!
[....]
(Carlos
Queiroz Telles. Sementes de Sol. São Paulo: Moderna, 1992)
1. O texto é uma
(A)
biografia.
(B)
autobiografia.
(C)
entrevista.
(D)
lenda.
2. O trecho que contém uma ideia de tempo é
(A) “confesso, com um pouco de vergonha”.
(B) “Fazer poesia era uma brincadeira”.
(C) “... e o prazer de acertar verso bonito”.
(D) “Naquela época eu ainda era garoto”.
3. As palavras em negrito no texto são
(A) sinônimos.
(B) verbos.
(C) advérbios.
(D) adjetivos.
4. O trecho que contém uma ideia de lugar é
(A) “... na direção de uma bola”.
(B) “... função do trabalho de um escritor”.
(C) “Quem diria! Então no final das contas”.
(D) “... o menino Queiroz era mesmo poeta”.
5. “Em resumo, um ser dispensável e inútil”. A palavra grifada pode ser
substituída por
(A) imprestável.
(B) saudável.
(C) amável
(D) disponível.
Leia
a fábula a seguir:
Era
uma vez quatro indivíduos que se chamavam Todos,
Alguém, Cada um e Ninguém.
Existia um importante trabalho a ser feito e pediram a Todos para fazê- lo. Todos
tinham certeza de que Alguém o
faria. Cada um poderia tê-lo feito,
mas, na realidade, Ninguém o fez. Alguém se zangou, pois era trabalho de Todos! Todos pensaram que Cada um poderia tê-lo feito e Ninguém duvidava de que Alguém o faria. No fim das contas, Todos fizeram críticas a Cada um porque Ninguém tinha feito o que Alguém
poderia ter feito.
Moral
da história: Sem querer recriminar a Todos,
seria bom que Cada um fizesse aquilo
que deve fazer sem alimentar esperança de que Alguém vá fazê-lo em seu lugar…
6.
As palavras que dão nomes aos personagens são pronomes
a)
Demonstrativos
b)
Indefinidos
c)
Interrogativos
d)
Possessivos
7.
Alguém que é chamado de "PÃO DURO",
está sendo chamado de...
a)
Sortudo.
b)
Avarento.
c)
Generoso, Cordial ou Mão aberta.
d)
Padeiro.
e)
Com aparência de velho e acabado.
8.
O item em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo dado é:
a)
hibernal - de inverno;
b)
filatélico - de folhas;
c)
discente - de alunos;
d)
docente - de professor;
e)
onírico - de sonho.
9. Assinale a opção que apresenta erro
de concordância:
a) palavras e exemplos dignos;
b) palavra e exemplo digno;
c) exemplo e palavra dignos;
d) exemplo e palavra dignas;
e) dignas palavras e exemplos.
10. Quantas semanas ________ para elas
________ o trabalho?
a) é necessário – terminassem;
b) é necessário – terminar;
c) são necessários – terminarem;
d) são necessárias – terminem;
e) são necessárias – terminarem.
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