Leia o texto para responder às questões.
Poluição do solo
É na camada mais externa da superfície
terrestre, chamada solo, que se desenvolvem os vegetais. Quando o solo é
contaminado, tanto os cursos subterrâneos de água como as plantas podem ser envenenadas.
Os
principais poluentes do solo são os produtos químicos usados na agricultura.
Eles servem para destruir pragas e ervas daninhas, mas também causam sérios
estragos ambientais.
O lixo produzido pelas fábricas e
residências também pode poluir o solo. Baterias e pilhas jogadas no lixo, por
exemplo, liberam líquidos tóxicos e corrosivos. Nos aterros, onde o lixo das
cidades é despejado, a decomposição da matéria orgânica gera um líquido escuro
e de mau cheiro, chamado chorume, que penetra no solo e contamina mesmo os
cursos de água que passam bem abaixo da superfície. (...)
Almanaque Recreio.
São Paulo: Abril. Almanaques CDD_056–9.2003
1. No trecho “É na
camada mais externa da superfície
terrestre”, a expressão sublinhada indica
(A) causa.
(B) finalidade.
(C) lugar.
(D) tempo.
2. Qual o assunto
principal do texto?
(A)
A poluição solar.
(B)
A poluição do solo.
(C)
A poluição dos rios.
(D)
A poluição sonora.
3. Para que tipo de
leitor foi escrito esse texto?
(A) Apenas para crianças.
(B) Todos os psicanalistas.
(C) Qualquer tipo de leitor.
(D) Para os adolescentes.
4. A lacuna (espaço) da frase: A
situação _____ aspiro começou a se delinear é preenchida, de acordo com a
norma culta por, por:
a) onde b) cujo c) a que d) que e) a qual
Leia o texto
abaixo:
“Há uma geração sem
palavras”
A malhação física
encanta a juventude com seus resultados estéticos e exteriores. O que pode ser
bom. Mas seria ainda melhor se eles se preocupassem um pouco mais com os
“músculos cerebrais”, porque, como diz o poeta e tradutor José Paulo Paes,
“produzem satisfações infinitamente superiores”.
Fonte: Marili Ribeiro –
Jornal do Brasil, caderno B, Rio de Janeiro, 28 de dez. 1996, p. 6. 28.
5. No fragmento apresentado, o autor defende a tese de que:
a) A malhação
física traz ótimos benefícios aos jovens.
b) Os jovens devem
se preocupar mais com o desenvolvimento intelectual.
c) O poeta José
Paulo Paes pertence a uma geração sem palavras.
d) Malhar é uma
atividade superior às atividades cerebrais.
6. Classifique cada oração destacada e marque o item que possui a
sequência correta dessa classificação.
I.
O jovem que se esforça
progride.
II.
O livro que li é muito bom.
III.
Teresa, que era personagem
principal, morre no final da história.
a) Restritiva — Explicativa — Explicativa
b) Restritiva — Restritiva — Explicativa
c) Explicativa — Restritiva — Restritiva
d) Explicativa — Explicativa — Restritiva
e) Restritiva — Explicativa — Restritiva
7. Alguém que é
chamado de "PÃO DURO", está sendo chamado de...
a) Sortudo.
b) Avarento.
c) Generoso, Cordial ou Mão aberta.
d) Padeiro.
e) Com aparência de velho e acabado.
Leia o texto abaixo.
O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo
começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou.
Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta.
O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo.
O jogo voltou. O jogador lançou. Outro
driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o
gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz
apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum
outro gol. O jogo terminou. O campeão
comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.
8. Esse texto é um
exemplo de:
a) Texto sem coesão.
b) Texto incoerente.
c) Texto insuficiente.
d) Texto sem sentido.
9. Na frase: O jogador chutou. Outro cabeceou. A ligação
das duas orações subordinadas adverbiais podem ser unidas pela conjunção:
a) Quando.
b) Logo.
c) E.
d) Mas.
10. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia
de proporção. Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:
a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
b. choveu tanto, que não pudemos sair;
c. à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d. quanto menos vontade, mais negligência;
e. quanto mais se lê, mais se aprende.
Nenhum comentário:
Postar um comentário