Leia o texto e responda o que se pede:
O Conto da Mentira
Todo
dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava
a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo. O garoto havia
inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em
campeonato de rua.
A
mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria
na cara dela: “Quem tá mentindo é você!
Não existe gente de madeira!”.
O
pai de Felipe também conversa com ele: “Um dia você contará uma verdade e
ninguém acredi-
tará!” Felipe ficava
pensativo. Mas, no dia seguinte. Então, aconteceu o que seu pai alertara.
Felipe
assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone
da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É
verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da
bicicleta.”
“É
verdade!”.
A
mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio.
Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas
mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se
um escritor. Voltou a criar histórias.
Agora
sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um
menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...
AUGUSTO, Rogério.
FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo. Miniconto. Folhinha 14 jun. 2003. F8 C1 -1.
1. A intenção
comunicativa do texto é
(A) contar uma história fictícia.
(B) emocionar através de versos.
(C) ensinar a escrever um conto.
(D) persuadir o leitor.
2. O uso frequente das
“aspas” no texto, serve para
(A) acrescentar explicações.
(B) marcar a fala dos personagens.
(C) explicar as etapas do procedimento.
(D) dar uma pausa nas frases.
3. No trecho: “A
apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. A quem se refere o
termo
dele?
(A) Ao narrador.
(B) Ao pai.
(C) Ao filho.
(D) Ao Pinóquio.
4. Na oração: “Então
ele começou a reduzir suas
mentiras.”, a palavra grifada pode ser
substituída por
(A) aumentar.
(B) diminuir.
(C) estabilizar.
(D) terminar.
5. Felipe não foi
contemplado com o prêmio porque
(A)
sua mãe não entendeu o telefonema.
(B)
suas mentiras contribuíram muito.
(C)
falava sempre a verdade para todos.
(D)
ele não acreditou no telefonema.
6. Um dos itens abaixo
traduz melhor a expressão "BOCA
SUJA".
a) Indivíduo que tem mal hálito.
b) Criança que come terra.
c) Indivíduo que chama muito palavrão ou
maldiz os outros.
d) Indivíduo com muitos dentes cariados.
e) Sujeito que reclama de tudo.
7. Transpondo para a
voz passiva a oração “O faro dos cães
guiava os caçadores”, obtém-se a forma verbal:
a) guiava-se
b) ia guiando
c) guiavam
d) eram guiados
e) foram guiados
8. Se passarmos para a
voz ativa a frase "O francês da
Williams foi derrotado pela chuva", mantendo tempo e modo verbais, o
verbo da frase resultante deverá assumir a forma:
a) havia derrotado.
b) derrotara.
c) derrotou.
d) derrotaria.
e) derrotava.
9. Na
frase: “Recebeu o prêmio o jogador que
fez o gol”. Nessa frase o sujeito de “fez”?
a)
o prêmio;
b)
o jogador;
c)
que;
d)
o gol;
e)
recebeu.
10. A oração que apresenta complemento nominal é:
a)
Os pobres necessitam de ajuda.
b)
Sejamos úteis à sociedade.
c)
Os pedidos foram feitos por nós.
d)
Os homens aspiram à paz.
e)
A leitura amplia nossos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário