sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Interpretação de texto - Safanões pedagógicos.

Interpretação

Safanões pedagógicos

Hélio Schwartsman

SÃO PAULO - Safanões pedagógicos são provavelmente inúteis. Na esmagadora maioria das situações, é possível educar uma criança sem recurso a reprimendas físicas. Mesmo assim, não vejo com bons olhos o projeto da lei da palmada.
       Calma, não estou defendendo o massacre dos inocentes. Pais que espancam seus filhos devem ser tratados com rigor. Só que, para esses casos, não necessitamos de nenhuma lei nova. O Código Penal e o ECA já criaram os tipos penais necessários e estabeleceram punições.
         Se ainda assim há parentes que abusam, isso se deve mais à nossa dificuldade de identificar crianças sob risco e processar os responsáveis do que à ausência de normas.
       Pode-se, é claro, argumentar que leis não servem só para gerar crimes e castigos, mas também para dar sinais à sociedade. No caso, a aprovação da regra seria uma forma de dizer aos pais que eles não devem recorrer à força física.
        Eu talvez comprasse esse tipo de raciocínio se o fenômeno da legiferância não tivesse custos, mas não é esse o caso. É sempre arriscado abrir espaços que possam tornar o cidadão refém do capricho de autoridades. Além disso, ao aprovar uma quantidade grande de lixo legislativo, isto é, normas inócuas ou criadas para não ser cumpridas, nós desvalorizamos a noção de lei.
       Cada vez mais eu concordo com o jurista alemão Friedrich Karl von Savigny (1779-1861), para quem nem vale a pena tentar codificar em leis matérias relativas a costumes. Esse tipo de regulação se dá primeiramente pelos próprios hábitos da população, depois por decisões judiciais, em nenhum caso pela vontade arbitrária do legislador.
      Num país conservador como o Brasil, parlamentares são os últimos a chegar. Quando decidem consagrar em lei um princípio como o de que crianças não devem levar palmadas, é porque a sociedade já chegou a essa conclusão muito antes.

1.   Que expressões poderiam substituir os termos destacados nas frases a seguir e manter o significado semelhante ao original.

a)  Safanões pedagógicos são provavelmente inúteis.
b) Calma, não estou defendendo o massacre dos inocentes.
c)  Se ainda assim há parentes que abusam.
d) Eu talvez comprasse esse tipo de raciocínio.

2.   O primeiro parágrafo é encerrado com o período seguinte:
Mesmo assim, não vejo com bons olhos o próprio da lei da palmada.”

a)  Escolha o conectivo que substitui, sem prejuízo de sentido, o destacado na frase.
Dessa forma                   De todo modo           Tanto que

b) Esse período explicita a posição do articulista a favor ou contra o projeto de lei?
c)  Que elemento da construção do período colaboraram para que você chegasse a essa conclusão?

3.   No segundo parágrafo, um trecho sintetiza a opinião do articulista sobre a Lei da Palmada. Transcreva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...