PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base
na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo (opinião com
argumentos) em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O Estado deve interferir na educação familiar?, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Só um tapinha
Antônio Góis
RIO DE
JANEIRO - O Congresso deve finalmente votar, no mês que vem, a
"lei da palmada", apelido dado ao projeto que estabelece que a
criança e o adolescente têm o direito de serem educados "sem o uso de
castigo corporal".
O tema é complexo,
entre outras razões, por tratar dos limites da interferência do Estado na vida
privada. Com frequência, no entanto, um dos argumentos mais usados para atacar
a lei é de uma simplificação grosseira: minha mãe ou meu pai me davam palmadas mas,
nem por isso, me tornei violento.
A tese cabe em
discussões de mesa de bar, mas não deveria ser considerada em debates sobre
políticas públicas porque, a partir de experiências individuais, comprova-se
qualquer teoria. Combinar bebida e direção, por exemplo, aumenta o risco de
acidentes de trânsito. É fato. Diariamente, porém, milhares de indivíduos
conduzem embriagados sem consequências graves. Nem todo motorista que bebe e
dirige, portanto, causará um acidente.
Mas a atitude
aumenta exponencialmente os riscos. Da mesma forma, nem todo adulto que levou
palmadas quando criança tem sequelas. Mas estudos mostram que castigos físicos
na infância, além de não terem eficácia comprovada, aumentam o risco de
problemas como depressão, estresse, angústia ou medo. No dia em que todo ser
humano for dotado de bom-senso, não precisaremos legislar sobre a quantidade de
álcool tolerada ao volante ou sobre o que é razoável na fundamental tarefa de
impor limites aos pequenos.
Enquanto esse dia
não chega, precisaremos de leis. Inclusive daquelas que, a exemplo do Estatuto
da Criança e do Adolescente, protegem os filhos dos exageros de seus próprios
pais.
Disponível
em: <http://www.udemo.org.br/2011/Destaque11_0129_So-um-tapinha.html>. Acesso em: 03 de maio de 2019.
INSTRUÇÕES:
·
O rascunho da redação deve ser feito
no espaço apropriado. O mesmo não será corrigido.
·
O texto definitivo deve ser escrito à
tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
·
A redação deve conter, no mínimo, 15
(quinze) linhas escritas.
·
A redação que fugir ao tema ou que
não atender ao tipo dissertativo (opinião) – argumentativo (argumentos)
receberá nota zero.
·
A redação que apresentar cópia dos
textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado
para efeito de correção.
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