Cartão-postal é um gênero textual utilizado no cotidiano para a comunicação escrita com amigos e familiares, especialmente em viagens. A carta pessoal (ou familiar) também pode ser usada na comunicação entre amigos e familiares, assim como o bilhete, o convite, o e-mail e o telegrama, também é uma correspondência breve, em geral sobre impressões de viagem. Na frente do postal, há normalmente uma imagem do lugar visitado e, no verso, espaço para a mensagem e o endereço do destinatário.
1. Nesses tipos de correspondências, quem envia a comunicação recebe o nome de remetente, e quem recebe o que é enviado é chamado de destinatário. Identifique o remetente e o destinatário do cartão-postal.
R. Remetente: Renato. Destinatário: Marina.
2. A imagem do cartão-postal retrata, em geral, um ponto turístico do lugar que o remetente está visitando. No verso da imagem, há dois espaços em branco. Qual é a finalidade do espaço à esquerda e da direita?
R. O da Esquerda é para a mensagem sobre o lugar e a viagem ou alguma notícia. O da direita é para o endereçamento do destinatário.
3. Denomina-se vocativo o chamamento inicial com o nome do destinatário (Olá, Marina). No início da mensagem, também se costuma usar somente o nome do destinatário, seguido ou não de pontuação (ponto-final, vírgula, dois-pontos). Se houver uma saudação, também se pode empregar o ponto de exclamação. Que elementos são usados no vocativo do cartão em estudo? Por quê? E na parte final?
R. O nome do destinatário vem com a expressão Olá com ponto de exclamação, uma saudação informal do remetente. Na despedida tem o uso da vírgula.
4. Nem sempre a mensagem do cartão-postal apresenta o local, uma vez que muitos já trazem, impresso no verso, o nome do ponto turístico. Quanto à linguagem, que tipo foi empregado nesse carta? Por quê?
R. A linguagem é informal, porque são amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário