quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

PLANO DE CURSO LITERATURA ENSINO FUNDAMENTAL II

 

Planejamento Anual – 2021

 

Professor:                          Disciplina: Literatura       Série:     xº ano         Bimestre: xº

 

Objetivo geral: Instrumentalizar o aluno, por meio do conhecimento da língua, a fim de que o mesmo seja capaz de se relacionar com o mundo que o cerca, habilitando-o a ler, entender e questionar a sociedade e seus valores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO

ESTRATÉGIAS

AVALIAÇÕES

Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na frase;

Distinguir a linguagem literária e não literária;

Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa e poesia;

Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático;

Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos literários no Brasil e em Portugal;

Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase;

Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura brasileira e portuguesa;

Analisar a coerência e a coesão;

Reconhecer os tipos de textos;

 

Usar adequadamente os sinais de pontuação.

Conceito de Arte e Literatura

A importância da literatura

Elementos da Comunicação.

Variação linguística

Funções da linguagem

Texto literário e não literário e suas linguagens

Linguagem verbal e Linguagem não verbal e interpretação de dados.

Implícito no texto

Inferência no texto

Intertextualidade, paródia e paráfrase

Mitos, fábulas e lendas

Texto narrativo e a Verossimilhança

Denotação e Conotação

Crônica

Gêneros literários

Discurso direto e Discurso indireto

Conto

Texto musical

Gênero Epistolar

 

Aula expositiva

Aula explicativa

Dinâmicas

Visitas pedagógicas

Aulas teóricas

Exposições

Seminários

Vídeo – aulas

Trabalho de pesquisa.

 

 

Provas escritas

Seminários

Resenhas críticas

Participação

Trabalho de pesquisa

 

Feira de Conhecimento.

 

Exposição.

 

 

 

          Bimestre: xº

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO

ESTRATÉGIAS

AVALIAÇÕES

Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na frase;

Distinguir a linguagem literária e não literária;

Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa e poesia;

Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático;

Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos literários no Brasil e em Portugal;

Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase;

Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura brasileira e portuguesa;

Analisar a coerência e a coesão;

Reconhecer os tipos de textos;

 

Elementos da narrativa

Tipos de narrativas

Ficção

Estrangeirismos

Trovadorismo

  • As cantigas
  • As novelas de cavalaria

Humanismo

  • Teatro de Gil Vicente

Classicismo

  • Luís Vaz de Camões (poemas) e os Lusíadas.

Primeiras visões de Brasil: Quinhentismo

  • A carta, de Pero Vaz de Caminha

As manifestações do Barroco no Brasil

  • O uso dos contrates/antítese (claro e escuro nas obras barrocas).

Figuras de Linguagem

Diferentes modos de descrever no texto literário

 

Aula expositiva

Aula explicativa

Dinâmicas

Visitas pedagógicas

Aulas teóricas

Exposições

Seminários

Vídeo – aulas

Trabalho de pesquisa.

Ø   

Provas escritas

Seminários

Resenhas críticas

Participação

Trabalho de pesquisa

 

Feira de Conhecimento.

 

Exposição.

 

 

 

 

Bimestre: xº

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO

ESTRATÉGIAS

AVALIAÇÕES

Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na frase;

Distinguir a linguagem literária e não literária;

Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa e poesia;

Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático;

Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos literários no Brasil e em Portugal;

Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase;

Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura brasileira e portuguesa;

Analisar a coerência e a coesão;

Reconhecer os tipos de textos;

 

Internetês

Texto teatral

Arcadismo

  • A natureza nas obras árcades

Diário

Regionalismos

 

Aula expositiva

Aula explicativa

Dinâmicas

Visitas pedagógicas

Aulas teóricas

Exposições

Seminários

Vídeo – aulas

Trabalho de pesquisa.

Ø   

Provas escritas

Seminários

Resenhas críticas

Participação

Trabalho de pesquisa

 

Feira de Conhecimento.

 

Exposição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Bimestre:  

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO

ESTRATÉGIAS

AVALIAÇÕES

Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na frase;

Distinguir a linguagem literária e não literária;

Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa e poesia;

Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático;

Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos literários no Brasil e em Portugal;

Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase;

Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura brasileira e portuguesa;

Analisar a coerência e a coesão;

Reconhecer os tipos de textos;

 

Romantismo poesia

  • Canção do exílio

Romantismo prosa.

  • Os romances românticos

Depoimento

Anúncio publicitário

Telejornal e sua função da linguagem.

Texto objetivo e Texto subjetivo

Relato pessoal

 

 

Aula expositiva

Aula explicativa

Dinâmicas

Visitas pedagógicas

Aulas teóricas

Exposições

Seminários

Vídeo – aulas

Trabalho de pesquisa.

Ø   

Provas escritas

Seminários

Resenhas críticas

Participação

Trabalho de pesquisa

 

Feira de Conhecimento.

 

Exposição.

 

 

      Bimestre: 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO

ESTRATÉGIAS

AVALIAÇÕES

Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na frase;

Distinguir a linguagem literária e não literária;

Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa e poesia;

Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático;

Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos literários no Brasil e em Portugal;

Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase;

Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura brasileira e portuguesa;

Analisar a coerência e a coesão;

Reconhecer os tipos de textos;

 

Realismo/Naturalismo

  • Machado de Assis

Parnasianismo

  • À um poeta, Olavo Bilac (intertextualidade)

Microconto

Campanha publicitária

Linguagem jornalista.

 

 

Aula expositiva

Aula explicativa

Dinâmicas

Visitas pedagógicas

Aulas teóricas

Exposições

Seminários

Vídeo – aulas

Trabalho de pesquisa.

Ø   

Provas escritas

Seminários

Resenhas críticas

Participação

Trabalho de pesquisa

 

Feira de Conhecimento.

 

Exposição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Bimestre: 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDO

ESTRATÉGIAS

AVALIAÇÕES

Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na frase;

Distinguir a linguagem literária e não literária;

Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa e poesia;

Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático;

Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos literários no Brasil e em Portugal;

Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase;

Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura brasileira e portuguesa;

Analisar a coerência e a coesão;

Reconhecer os tipos de textos;

 

Simbolismo

  • A musicalidade na poesia

Pré-Modernismo

  • Monteiro Lobato

 

Modernismo – 1ª fase

  • Semana de Arte Moderna

Modernismo – 2ª fase

  • Graciliano Ramos
  • Cecília Meireles
  • Carlos Drummond

 

Modernismo – 3ª fase

  • Clarice Lispector
  • Epifania

Concretismo

Neoconcretismo

Poesia marginal

 

 

Aula expositiva

Aula explicativa

Dinâmicas

Visitas pedagógicas

Aulas teóricas

Exposições

Seminários

Vídeo – aulas

Trabalho de pesquisa.

Ø   

Provas escritas

Seminários

Resenhas críticas

Participação

Trabalho de pesquisa

 

Feira de Conhecimento.

 

Exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...