Planejamento Anual – 2021
Professor: Disciplina: Literatura Série: xº
ano
Bimestre: xº
Objetivo geral: Instrumentalizar o aluno, por meio do conhecimento
da língua, a fim de que o mesmo seja capaz de se relacionar com o mundo que o
cerca, habilitando-o a ler, entender e questionar a sociedade e seus valores.
Bimestre: xº
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
CONTEÚDO |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÕES |
Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na
frase; Distinguir a linguagem literária e não literária; Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa
e poesia; Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático; Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes
períodos literários no Brasil e em Portugal; Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase; Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura
brasileira e portuguesa; Analisar a coerência e a coesão; Reconhecer os tipos de textos; |
Elementos da narrativa Tipos de narrativas Ficção Estrangeirismos Trovadorismo
Humanismo
Classicismo
Primeiras visões de
Brasil: Quinhentismo
As manifestações do
Barroco no Brasil
Figuras de Linguagem Diferentes modos de descrever no texto literário |
Aula expositiva Aula explicativa Dinâmicas Visitas pedagógicas Aulas teóricas Exposições Seminários Vídeo – aulas Trabalho de pesquisa. Ø
|
Provas escritas Seminários Resenhas críticas Participação Trabalho de pesquisa Feira de
Conhecimento. Exposição. |
Bimestre: xº
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
CONTEÚDO |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÕES |
Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na
frase; Distinguir a linguagem literária e não literária; Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa
e poesia; Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático; Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes períodos
literários no Brasil e em Portugal; Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase; Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura
brasileira e portuguesa; Analisar a coerência e a coesão; Reconhecer os tipos de textos; |
Internetês Texto teatral Arcadismo
Diário Regionalismos |
Aula expositiva Aula explicativa Dinâmicas Visitas pedagógicas Aulas teóricas Exposições Seminários Vídeo – aulas Trabalho de pesquisa. Ø
|
Provas escritas Seminários Resenhas críticas Participação Trabalho de pesquisa Feira de
Conhecimento. Exposição. |
Bimestre: xº
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
CONTEÚDO |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÕES |
Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na
frase; Distinguir a linguagem literária e não literária; Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa
e poesia; Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático; Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes
períodos literários no Brasil e em Portugal; Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase; Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura
brasileira e portuguesa; Analisar a coerência e a coesão; Reconhecer os tipos de textos; |
Romantismo poesia
Romantismo prosa.
Depoimento Anúncio publicitário Telejornal e sua função da linguagem. Texto objetivo e Texto subjetivo Relato pessoal |
Aula expositiva Aula explicativa Dinâmicas Visitas pedagógicas Aulas teóricas Exposições Seminários Vídeo – aulas Trabalho de pesquisa. Ø
|
Provas escritas Seminários Resenhas críticas Participação Trabalho de pesquisa Feira de
Conhecimento. Exposição. |
Bimestre:
xº
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
CONTEÚDO |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÕES |
Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na
frase; Distinguir a linguagem literária e não literária; Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa
e poesia; Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático; Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes
períodos literários no Brasil e em Portugal; Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase; Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura
brasileira e portuguesa; Analisar a coerência e a coesão; Reconhecer os tipos de textos; |
Realismo/Naturalismo
Parnasianismo
Microconto Campanha publicitária Linguagem jornalista. |
Aula expositiva Aula explicativa Dinâmicas Visitas pedagógicas Aulas teóricas Exposições Seminários Vídeo – aulas Trabalho de pesquisa. Ø
|
Provas escritas Seminários Resenhas críticas Participação Trabalho de pesquisa Feira de
Conhecimento. Exposição. |
Bimestre:
xº
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
CONTEÚDO |
ESTRATÉGIAS |
AVALIAÇÕES |
Reconhecer semelhanças e diferenças do significado das palavras na
frase; Distinguir a linguagem literária e não literária; Distinguir e caracterizar os principais elementos estruturais da prosa
e poesia; Reconhecer e distinguir o texto lírico, narrativo e dramático; Situar histórica e estilisticamente as obras relativas aos diferentes
períodos literários no Brasil e em Portugal; Reconhecer a intertextualidade, a paródia e a paráfrase; Analisar e interpretar obras de autores representativos da literatura
brasileira e portuguesa; Analisar a coerência e a coesão; Reconhecer os tipos de textos; |
Simbolismo
Pré-Modernismo
Modernismo – 1ª fase
Modernismo – 2ª fase
Modernismo – 3ª fase
Concretismo Neoconcretismo Poesia marginal |
Aula expositiva Aula explicativa Dinâmicas Visitas pedagógicas Aulas teóricas Exposições Seminários Vídeo – aulas Trabalho de pesquisa. Ø
|
Provas escritas Seminários Resenhas críticas Participação Trabalho de pesquisa Feira de
Conhecimento. Exposição. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário