COMPONENTE
CURRICULAR:
|
PRODUÇÃO TEXTUAL
|
SÉRIE:
|
3º ANO
|
ÁREA DE
CONHECIMENTO:
|
LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS
|
PROFESSOR:
|
MARCONILDO VIEGAS
|
|
OBJETIVOS
DE ENSINO
|
Ø Objetivo
geral: Instrumentalizar o aluno, por meio do conhecimento da língua, a fim de
que o mesmo seja capaz de se relacionar com o mundo que o cerca, habilitando-o
a ler, entender e questionar a sociedade e seus valores.
Ø Objetivos
Específicos: Apresentar os diferentes tipos textuais. Explicar o que são
vozes do texto. Analisar a formação da paródia e da paráfrase. Promover a
reflexão sobre as práticas de registro escrito, oral e visual, e sua
importância no cotidiano, nas vidas pessoal e pública. Apresentar textos não
verbais (do gênero autorretrato). Apresentar textos verbais de registro
pessoal do gênero textual relato pessoal e diário pessoal. Caracterizar a
estrutura, a linguagem e os contextos de produção e circulação do gênero
textual relato pessoal e diário pessoal. Estimular o estudante a reconhecer
as narrativas como manifestação artística de caráter verbal e não verbal,
tendo em vista o contexto sócio-histórico de produção. Explanar sobre
elementos estruturais, estilísticos e discursivos comuns aos gêneros
narrativos. Explicar a importância da seleção lexical como recurso expressivo
do discurso ficcional. Auxiliar na interpretação dos efeitos de sentido
construídos por diferentes focos narrativos. Explicitar a tipologia de
personagens, diferenciando-os entre protagonistas, antagonistas e secundário.
Apresentar os diferentes tempos narrativos. Diferenciar a espacialidade
física e psicológica. Proporcionar ao estudante o conhecimento sobre as
características do gênero textual notícia: a estrutura e a linguagem
utilizada. Oferecer ao estudante atividades que permitam a fruição do gênero
textual abordado e, assim, estimulem a produção de textos escritos e
multissemióticos. Desenvolver a habilidade de checagem de informações a fim
de combater notícias falsas (fake news). Analisar diferentes manifestações da
língua e sua adequação a diferentes contextos comunicativos. Incentivar o
estudante a refletir sobre as práticas de produção da esfera jornalística e
sua importância no cotidiano da vida pública e privada. Apresentar as
características do gênero reportagem. Estabelecer aproximações e
distanciamentos com a notícia. Desenvolver a habilidade de análise da
linguagem e dos contextos de produção e circulação do gênero reportagem.
Explorar os recursos estruturais, estilísticos e discursivos próprios da
crônica. Auxiliar no reconhecimento de elementos das esferas jornalística e
literária no gênero crônica. Explanar sobre a relação entre recursos
expressivos e produção de sentidos nas crônicas em geral. Explicar a
abordagem pessoal como característica do referido gênero. Desenvolver a
habilidade de análise da interlocução proposta pelo autor ao leitor em diferentes
tipos de crônicas. Propor a atividade de produção de uma crônica. Proporcionar
ao estudante o conhecimento sobre o gênero textual conto, bem como os
elementos estruturais e estilísticos. Oferecer ao estudante atividades que
permitam a fruição do gênero textual conto, tendo como ponto de partida
textos literários de relevância no contexto nacional, e a produção de textos
orais e escritos em diversos campos de atuação social. Explorar as diferentes
linguagens e a multissemioticidade. Analisar diferentes manifestações da
língua e sua adequação a diferentes contextos comunicativos. Reconhecer os
elementos estruturantes das narrativas fantásticas. Explorar os recursos
estilísticos típicos da modalidade fantástica. Conhecer os subgêneros da
narrativa de fantasia: contos fantásticos, contos de fadas e contos de ficção
científica. Analisar a interlocução proposta pelo autor ao leitor em
diferentes tipos de narrativas fantásticas. Expor as práticas de produção de
textos argumentativos. Analisar os métodos de construção de raciocínio lógico
(indutivo e dedutivo). Analisar a estrutura, a linguagem e os contextos de
produção e circulação de textos dissertativo-argumentativos. Incentivar a
produção texto do gênero dissertativo-argumentativo. Entender a construção
coerente e coesiva de um texto dissertativo-argumentativo. Compreender no que
consiste uma teste sólida. Apreender técnicas de argumentação para
desenvolvimento de raciocínio lógico. Estudar as diferentes formas de
concluir uma produção textual desse gênero. Explorar as diferentes linguagens
e a multissemioticidade. Apresentar recursos responsáveis pela coesão e
progressão do texto. Explorar o sentido e a importância dos mecanismos de
coerência e coesão, fundamentais à estruturação e à compreensão de um texto.
Reconhecer a importância do uso dos conectivos como estabelecedores de
coerência e coesão.
|
|
1º
BIMESTRE
|
Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
|
Conteúdo: 1. O texto instrucional. 2. A receita. 3. A
receita poética. 4. Instruir ou prescrever. 5. Regulando comportamentos. 6.
As relações textuais. 7. Tipologias textuais. 8. Gêneros textuais. 9.
Exemplos de gêneros textuais. 10. As várias vozes de um texto. 11. Polifonia
textual de Backtin. 12. Paródia em obras de arte. 13. Elementos da narrativa.
14. Foco narrativo
|
Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais
e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender
as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental
e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender
as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas
variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais
e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer
natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
|
Habilidades
BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LP11
|
2º
BIMESTRE
|
Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
|
Conteúdo: 15. As regras
do jogo. 16. Regras e leis. 17. A importância da leitura na construção de
textos. 18. A função da coletânea. 20. Narrador em 1ª pessoa (protagonista e
testemunha). 21. Narrador em 3ª pessoa (onisciente e observador). 22.
Personagem. 23. Tempo. 24. Espaço. 25. Enredo. 26. Notícia. 27. Linguagem da
notícia. 28. Estrutura da notícia.
|
Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais
e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender
as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando
decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental
e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender
as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social,
variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas
variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais
e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer
natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
|
Habilidades
da BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LP11
EM13LP15
EM13LP17
|
3º
BIMESTRE
|
Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
|
Conteúdo: 29. A norma
culta. 30. Gêneros textuais e tipos de texto. 31. Tema. 32. Coesão e
coerência. 33. Reportagem. 33.
Linguagem de reportagem. 34. Estrutura da reportagem. 35. Crônica. 36. Tipos
de crônicas. 37. Linguagem da crônica. 38. Diário. 39. Conto. 40. Elementos
narrativos. 41. Linguagem do conto. 42. Contos de narrativa fantástica.
|
Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas
e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes
linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita),
corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens
artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos
e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais
de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e
posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural,
social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo
suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias,
pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de
qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
|
Habilidades
da BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LP11
EM13LP49
|
4º
BIMESTRE
|
Conteúdo
Programático – Competências e Habilidades da BNCC
|
Conteúdo: 43. Resumo.
44. Paráfrase. 45. Resenha. 46. Intertextualidade. 47. Contos fantásticos.
48. Contos de fadas. 49. Contos de ficção científica. 50. O texto
argumentativo. 51. Raciocínio indutivo e raciocínio dedutivo. 52. O texto
dissertativo. 53. O parágrafo. 54. Parágrafos de desenvolvimento. 55.
Conclusão. 56. Elementos de comunicação. 57. Coerência textual. 58. Coesão
textual.
|
Competências
Gerais BNCC
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e
criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e
a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos
humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de
grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários.
Competências
específicas
1.
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais
(artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção
e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o
entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da
realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos
identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de
linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições,
e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na
democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o
autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural,
social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo
suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias,
pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de
qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas,
para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas
autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência,
cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
|
Habilidades
BNCC
EM13LGG104
EM13LGG402
EM13LGG101
EM13LGG102
EM13LGG103
EM13LGG105
EM13LP11
EM13LP15
EM13LP38
EM13LP39
|
ESTRATÉGIA/
METODOLOGIA DE ENSINO
|
Seminários. Trabalhos de Pesquisa escritos. Debates. Mesa redonda.
Roda de conversas.
|
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
Internet. Celular. Computador. Datashow. Slides. Cartolinas. Jornais. Quadro branco.
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário