Leia o texto abaixo para responder as
questões de 01 a 03
O terror do espelho
Ao que tudo indica, comer um tijolo por dia
faz mal à saúde. Mais que dois maços de cigarro. No entanto, nunca encontrei
médico que combatesse este pernicioso hábito. Falam do perigo do torresmo, das
picanhas engorduradas, das frituras, do açúcar, da vida sedentária, da
cerveja... Mas sobre o perigo da ingestão de tijolos o silêncio é total. Claro.
Não é preciso. Ninguém precisa comer tijolos. A proibição aparece somente no
lugar onde mora o desejo. Os bombeiros só são chamados onde existe incêndio.
Está proibido (inutilmente) cobiçar a mulher do próximo (e o marido) do
próximo. Porque se cobiça, é óbvio. E também está comandado honrar pai e mãe,
porque, imagino, até escritores sagrados sabiam de Édipo, a sinistra mistura de
ódio e desejo proibido que estão misturados nas relações de pais e filhos. E se
está proibido matar e roubar é porque estes desejos estão bem vivos dentro da
gente. A proibição revela sempre a presença do seu oposto, no lado avesso,
escondido.
Rubem Alves
Disponível em:
<http://ipifortaleza.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244:o-terror-doespelho&catid=38:jovens>.
Acesso em 14 de fev de 2018
1. De
acordo com o texto:
a) Comeríamos tijolos diariamente, se isso
fosse proibido.
b) Os médicos alertam sobre a ingestão de
tijolos c) Proíbem-se coisas que são fruto do desejo
d) Nossos desejos estão sempre ligados à
comida
2. A
expressão Pernicioso hábito, no
texto, refere-se a:
a) Comer frituras
b) Ingerir tijolos
c) Comer torresmo
d) Ter vida sedentária
3. Na
expressão nunca encontrei... – a
palavra em destaque apresenta a ideia de:
a) Intensidade
b) Negação
c) Probabilidade
d) Tempo
- Houve uma
expansão da língua portuguesa com as Grandes Navegações. Dentre os países
que, no século XVI colonizados por Portugal, tem como seu idioma oficial:
a)
Rangel, Cristo, João Pessoa, Xangai.
b)
Timor Leste, Portugal, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe,
Guiné Bissau, Moçambique, Angola.
c)
Estados Unidos, Venezuela, Chile, Canadá.
d)
França, Japão, Itália, Coreia do Norte, Russia.
Leia o texto e responda o que se pede:
Criança Não Trabalha
Palavra Cantada
Lápis, caderno,
chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia,
merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Banho de rio, banho de mar,
pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Tanque de areia, gnomo, sereia,
pirata, baleia,
manteiga no pão
Giz, merthiolate,
band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha,
criança dá trabalho
Criança não trabalha
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
- O poema enumera
muitas coisas relacionadas como mundo da criança. As palavras/substantivos
merthiolate e band-aid parecem ser diferentes das outras. Por que elas
estão nessa lista de coisas?
a)
Porque não tem significado.
b)
Porque estão no universo escolar das crianças.
c)
Porque as crianças se machucam quando brincam.
d)
Porque elas não fazem sentido no texto.
- Assinale
a construção que fere a NORMA CULTA:
a) trouxe a prova para mim;
b) trouxe a prova para eu fazer;
c) nada houve entre mim e você;
d) para mim fazer isto, foi necessária muita
convicção;
e) por não estar satisfeito, nada se
resolveu.
- Assinale a
alternativa correta quanto à forma de tratamento.
a) O povo faminto pergunta ao príncipe: - Vossa Majestade, algum dia,
passou fome?
b) Os funcionários da seção escreveram ao diretor: “Pedimos a Vossa Excelência
permissão para trazer um aparelho de TV, nos dias de jogos da seleção.”
c) Os estudantes perguntaram à esposa do presidente: Você ainda
dirige as entidades filantrópicas?
d) Sua Excelência, o supervisor, tornou a viajar.
e) - Dirijo-me a Vossa Senhoria sempre com
muito respeito - respondeu o contador ao chefe
de departamento.
- O Pronome está mal colocado em que
oração?
a) Lá, disseram-me que entrasse logo.
b) Aqui me disseram que saísse.
c) Posso ir, se me convidarem.
d) Irei, se quiserem-me.
e) Estou pronto. Chamem-me.
Leia e responda o que se pede:
O “Projeto Axé” foi pensado como um espaço educativo para os
filhos e as filhas da exclusão, sobretudo aqueles já em condição existencial de
rua. Por isso o Axé, por meio da figura do educador de rua, estimula
permanentemente os jovens a construírem um projeto de vida novo e renovador, em
que estes passam a se reconhecer não apenas como Sujeitos de Direito, mas
também, Sujeitos de Desejo.
Disponível em: <www.projetoaxe.org.br/arteducacao.html>.
- No segmento
“[…] em que estes passam a se reconhecer […]”, o pronome
demonstrativo sublinhado substitui:
a) os filhos e as filhas da
exclusão.
b) os jovens.
c) Sujeitos de Direito.
d) Sujeitos de Desejo.
Leia a música abaixo:
“Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu
nada seria.
É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.”
Fonte:
http://vagalume.uol.com.br/legiao-urbana/monte-castelo.html - Acesso em:
21/03/2018
- A expressão “se envaidece”, destacada no
fragmento acima, refere-se:
a) Aos homens.
b) Aos anjos.
c) Ao amor.
d) Ao mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário