sábado, 16 de abril de 2022

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 Leia o texto e responda o que se pede:

Os limites do humor

Vamos brincar de adivinhação! Pense em uma piada que você conhece. Pode ser a mais simples, mesmo, a primeira que vier em sua mente. Aquela que seus amigos costumam contar em uma roda de conversa, ou aquela que seu tio solta em toda oportunidade que tem. Pensou? Ok. Então agora vamos tentar adivinhar sobre o que ela é. A “graça” dessa piada está no fato de ela ser sobre mulheres… burras? Ah, não? Então é sobre alguém que fala errado, um pobre, um chinês? Acertei? [...]De maneira geral, as piadas se utilizam de estereótipos para produzir o riso, recorrendo à humilhação de pessoas em nome de uma “brincadeira”. O problema é que reforça preconceitos e contribui para estereótipos negativos que atingem, não só no campo das palavras, as pessoas menos favorecidas de nossa sociedade. Mulheres “burras”, negros “criminosos”, pobres sem instrução…Todas essas características, por serem naturalizadas, acabam se tornando combustível para mais preconceitos. A verdade é que esses estereótipos podem ser engraçados para quem não vive a exclusão na pele, mas são motivos reais de muito sofrimento. Nos últimos anos, vimos se intensificar os debates sobre os limites do humor. Até onde ele pode ir com essas piadinhas que agridem outras pessoas? Muitos grupos deram um basta nessas brincadeiras, porque os motivos de nossa dor não podem se tornar temas de piadas para os outros… É por isso que, incomodados com o fato de não poderem mais zoar mulheres, negros, pobres, apenas por serem quem são, os “humoristas de plantão” reclamam do que seria a “ditadura do politicamente correto”, um mundo em que, vejam só, não se pode mais ridicularizar pessoas! Onde já se viu, né? Como agora vamos ser engraçados??? O exercício que propomos é que, quando for fazer ou ouvir uma piada, pare antes e pense: “Por que mesmo ela é engraçada?”. Se a resposta for algo semelhante a “Porque ela usa estereótipos ou zomba de grupos marginalizados”, melhor repensar se é com este tipo de humor que queremos colaborar.

 

1.Que tipo de humor é criticado pela autora do texto Os limites do humor? (1 ponto)

a)O humor que exalta as pessoas.

b)O humor que humilha as pessoas.

c) O humor que engradece as pessoas.

d) Somente as respostas B e C estão corretas.

 

Leia o texto abaixo de Gonçalves Dias da poesia romântica e responda o que se pede:

Lira

Se me queres a teus pés ajoelhado,
Ufano de me ver por ti rendido,
Ou já em mudas lágrimas banhado;
Volve, impiedosa,
Volve-me os olhos;
Basta uma vez!

Se me queres de rojo sobre a terra,
Beijando a fímbria dos vestidos teus,
Calando as queixas que meu peito encerra,
Dize-me, ingrata,
Dize-me: eu quero!
Basta uma vez!

Mas se antes folgas de me ouvir na lira
Louvor singelo dos amores meus,
Por que minha alma há tanto em vão suspira;
Dize-me, ó bela
Dize-me: eu te amo!
Basta uma vez!

 

2. Que adjetivos caracterizam a mulher amada? (1 ponto)

a)impiedosa, ingrata, bela.

b)piedosa, grata, infame.

c)amor, casado, amigado.

d)queixas, encerra, dize-me.

 

Veja a foto da Terra brasilis abaixo e responda sobre o Quinhentismo

3. Que ideia sobre o Novo Mundo esse mapa transmitia aos europeus? (1 ponto)

a) A riqueza com o pau brasil, a flora, a fauna, a grande extensão territorial e os habitantes.

b) A política das boas relações entre os países exploradores.

c) O calor da nova terra que foi chamada de quinto dos infernos.

d) Somente estão corretas as alternativas B e C.

Leia o texto do Realismo/Naturalismo e responda o que se pede:

Rita Baiana

Aluisio Azevedo

Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, titilando. Mas, ninguém como a Rita; só ela, só aquele demônio, tinha o mágico segredo daqueles movimentos de cobra amaldiçoada; aqueles requebros que não podiam ser sem o cheiro que a mulata soltava de si e sem aquela voz doce, quebrada, harmoniosa, arrogante, meiga e suplicante. E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados. Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional, [...]

 

4. Que diferenças podemos estabelecer entre a caracterização de Rita Baiana e uma personagem feminina dos romances românticos? (1 ponto)

a)    Rita Baiana é uma mulata rude, libidinosa, sem recato ou pudor, diferente das personagens românticas, que era educadas, frágeis e recatadas.

b)    Rita Baiana é uma mulata educada, com pudor ou recato, diferente das personagens românticas que eram rudes, mal educadas, etc.

c) Rita Baiana era religiosa e ia à igreja todos os dias.

d) Somente as alternativas B e C estão corretas.

 

5.    Como se caracteriza o meio social do cortiço? Em que ele difere do ambiente romântico? (1 ponto)

a)    O meio social é dos ricos com pessoas abastardas, de brancos, enquanto que o ambiente romântico é o das casas simples e dos burgueses.

b)    O meio social é dos pobres, assalariados, biscateiros, negros, mestiços e portugueses, enquanto que o ambiente romântico é o das casas e dos palacetes burgueses.

c) O meio social é de religiosos.

d) Somente as alternativas A e C estão corretas.

6.    Que sentimentos são despertados em Jeronimo pela dança de Rita Baiana? (1 ponto)

a)    Sentimento de paixão e desejo.                         

b) Sentimento de repulsa e raiva.

c)Sentimento religioso e de piedade.

d) Somente as alternativas B e C estão corretas.

 

7.    O narrador faz questão de retratar atitudes e personagens primitivos, acentuando a degradação dos tipos. Para isso, no romance, aproxima-os insistentemente de insetos e animais. Marque exemplos que exemplifiquem esta afirmação. (1 ponto)

a)    “ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida.”

b)    “. Em torno o entusiasmo tocava ao delírio; um grito de aplausos explodia de vez em quando, rubro e quente como deve ser um grito saído do sangue”.

c) “O chorado arrastava-os a todos, despoticamente, desesperando aos que não sabiam dançar”.

d) Somente as alternativas B e C estão corretas.

 

Leia o poema de Jorge de Lima, poeta modernista e responda o que se pede:

Mulher Proletária

Mulher proletária — única fábrica

que o operário tem, (fabrica filhos)

tu

na tua superprodução de máquina humana

forneces anjos para o Senhor Jesus,

forneces braços para o senhor burguês.

 

Mulher proletária,

o operário, teu proprietário

há de ver, há de ver:

a tua produção,

a tua superprodução,

ao contrário das máquinas burguesas

salvar o teu proprietário.

 

8.A função da literatura tem específicos modos e é aquela que permite aos livros conter críticas a sociedade e a vida política em geral, seja apenas retratando em seu conteúdo essa vida social. Qual é a função da literatura no texto Mulher Proletária?

a)político-social, social.       b)mecânica, política.

c)escolar, filosófica.              d)empresarial, opinativa.

 

9. O texto “Mulher operária” é um tipo de texto que pode ter várias leituras, sendo assim classificado com um texto _________________.

a)não literário, pois não tem outro significado.

b)literário, pois tem vários significados.

c)não tem significado nenhum, pois não se refere a nada.

d) Somente as alternativas A e C estão corretas.

 

10. O que seria a mulher proletária, segundo o texto?

a)a mulher que trabalha na fábrica.

b)a mulher que tem muitos filhos.

c)a mulher religiosa.

d) Somente as alternativas A e C estão corretas.

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