Leia o texto e responda o que se pede:
A internet , 10 anos que abalaram o mundo
A internet dominou o mundo de forma mais rápida que qualquer outra tecnologia. Saiba por que não podemos mais viver sem ela e o que ainda vem por aí
Vida social e Internet
Olhe para um internauta a qualquer hora do dia e é muito provável que ele esteja trocando mensagens. O e-mail é, com larga vantagem, a ferramenta mais popular da rede, utilizada por 94% dos usuários. Junto com ferramentas como chats, fóruns e programas de mensagens instantâneas, a internet é cada vez mais o modo como as pessoas mantêm contatos com parentes e amigos. O problema é que, até hoje, ninguém sabe ao certo se os computadores melhoram ou pioram as relações sociais. Algumas pesquisas indicam que não existe muita diferença entre os relacionamentos de internautas e de pessoas que não estão na rede. Outras indicam que a rede aumenta a vida social ao permitir o contato entre amigos distantes, a organização de grupos e a troca entre pessoas que dividem os mesmos interesses, não importando o lugar do mundo em que estejam.
A única acusação que está quase descartada é a de que a web trancaria as pessoas diante do computador e as isolaria do mundo real. “Se a internet tem algum impacto nas interações sociais, ele é positivo. Para a maioria das pessoas, ela é uma extensão da vida em todos os seus aspectos”, diz o sociólogo Manuel Castells, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, no livro The Internet Galaxy (A galáxia internet, inédito no Brasil).
Ao que parece, a internet trouxe apenas uma nova dimensão à vida social já existente. “As pessoas misturam o mundo online e o offline. Usam a internet para manter contato com quem elas já conhecem e visitam pessoas que elas encontraram na rede”, diz o psicólogo social Robert Kraut, da Universidade de Carnegie Mellon, Estados Unidos. Por esse motivo, as vantagens sociais da rede costumam ser maiores entre as pessoas que já são extrovertidas no dia-a-dia. A maioria dos problemas costuma aparecer em pessoas introvertidas que passam o dia inteiro diante do computador. Para Kraut, dois fatores determinam se a internet será boa ou ruim para os relacionamentos: o uso que as pessoas fazem dela (trocar e-mail traz mais benefícios sociais do que baixar músicas, por exemplo) e o que as pessoas deixam de fazer para usar o computador (sair com os amigos é melhor do que ver mais TV, por exemplo).
O que não se discute é que, dentro ou fora da net, existe hoje um novo padrão social, em que cada indivíduo faz parte de uma rede complexa, reunindo à sua volta diversas comunidades (família, colegas de trabalho, amigos de bairro etc.). “A internet fornece o suporte material para que esse tipo de sociabilidade se torne dominante”, diz Castells.
Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/a-internet-10-anos-que-abalaram-o-mundo/
1. O texto faz uma reflexão a respeito da influência da internet sobre a vida social das pessoas. O uso da internet piorou ou melhorou a vida social das pessoas? R. Nem uma coisa, nem outra, deixa indefinido.
2. Qual seria a hipótese descartada nas pesquisas? R. O isolamento do mundo real e o trancamento das pessoas na frente do computador.
3. De acordo com o texto, quais os dois fatores que determinam se a internet será boa ou ruim para os relacionamentos? R. O uso que as pessoas fazem da internet traz mais benefícios do que males, como troca de e-mails, etc. O uso do computador pelas pessoas ao invés de sair com os amigos é balanceado por outras atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário