Livros querem ser livres
E quem disse que lugar de livro é na prateleira? Os livros podem es tar por aí, espalhados entre calçadas, cafés, teatros, estações de metrô e até em Centros de Saúde, Melhor que procurar por eles, no entanto, é "abandonar", "esquecer ou "libertar aquele livro já lido, talvez até empoeirado na estante, para que mais pessoas o leiam - e passem a história para frente depois de terminar.
O Esqueça um livro é uma forma de promover o "desapego literário, como conta Felipe Brandão, criador do projeto. "Comecei a deixar os livros em alguns lugares por onde passava e criei uma página no Facebook para registrar esses 'esquecimentos para estimular os amigos a fazerem o mesmo. Muita gente gostou da ideia e começou a esquecer suas leituras também", completa. A página do Esqueça já tem mais de 19 mil curtidas no Facebook e, segundo calcula Brandão, com a ajuda de amigos e fãs do projeto, mais de mil livros já foram esquecidos.
Para sinalizar que estão em circulação, os livros podem receber uma dedicatória ou um marcador de página explicando que foram "esquecidos" para que quem o encontre o leia-e volte a "esquecê-lo" para levar o ciclo adiante. E isso independe da cidade onde a pessoa está: basta tirar o livro lido da estante e passar para frente. "O legal é que cada pessoa "esqueça" seus livros na cidade onde está para que a leitura se espalhe", observa Brandão.
Mais informações em: <http://projetoesquecaumlivro.tumblr.com>. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/ bookcrossing-781843.shtml>. (Fragmento). Acesso em: 24 abr. 2017.
1 Qual é a ideia central do texto que você acabou de ler? R. Não fique na prateleira parado, mas seja deixado em algum lugar para alguém pegar e depois de ler, seguir adiante a corrente.
2 Explique com suas palavras o que é o projeto Esqueça. R Um projeto com que as pessoas se desapeguem dos livros.
3. A linguagem é formal ou informal? Justifique.
4. O que o autor quis dizer com "Libertar aquele livro já lido"?
Nenhum comentário:
Postar um comentário