sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Parcial

RECUPERAÇÃO

Descrição: logo30
Bimestre
Professor
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina
REDAÇÃO
Série:
8º ano
Turma
Turno
Data
____/____/2014
Aluno (a):
                                                                                                           Nº
·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          Não use corretivo.
·          Use somente caneta PRETA ou AZUL;
·          MARQUE apenas UMA ÚNICA opção.


Com base no texto seguinte, responda as questões:
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8al2tkz6OnFcC2FZMo-rIIEi2fCPy4YUXpNPTiPlvsLD9RZQi2F0kjS0vTDC6PfDA9FbV4ymVv-6803qUVJiSH5lVy3wgw1at69dyZoXMuHOjFsKarQPriuUKrAhBkUNa8EV65JnAHnfD/s400/QUINO.bmp

1.    Como o cenário em que se passa a história foi caracterizado (mostrado)?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.    Quais elementos contribuem para essa caracterização da questão anterior?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.    As cenas são retratadas durante o dia ou durante a noite
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.    Como o cartunista faz o diagnóstico do médico?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.    Qual é a critica presente nesses quadrinhos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.    Que tipo de balão aparece na tirinha?
_______________________________________________________________________________

7.    O comportamento da personagem no sexto quadrinho sugere

(A) busca comprar um remédio.
(B) busca ler a receita para o médio.
(C) gratidão por ler a receita.
(D) interesse econômico porque o remédio está caro e não vai comprar.
(E) Todas as respostas.

Leia o texto e responda:


“Oração de São Francisco”
                                                                                         Fagner

Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz
Onde houver ódio que eu leve o amor
Onde houver ofensa que eu leve o perdão
Onde houver discórdia que eu leve união
Onde houver dúvida que eu leve a fé
Onde houver erro que eu leve a verdade
Onde houver desespero que eu leve a esperança
Onde houver tristeza que eu leve alegria
Onde houver trevas que eu leva a luz

Oh, Mestre,
Fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna

Oh, Mestre,
Fazei que...


8.    Sobre Metrificação/Escansão/Versificação, estudado em sala de aula, responda: O cântico Oração de São Francisco é um texto em poesia, por quê?


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


9.    Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. O ladrão foi pego em _________, quando tentava levar _______quantia, devido a uma ______________ de caminhões bem em frente ao banco.



a) flagrante - vultosa - coalizão.
b) fragrante - vultuosa - colisão.
c) flagrante - vultosa - colisão.
d) fragrante - vultuosa - coalizão.
e) flagrante - vultuosa - coalizão.



Barcos de Papel

Guilherme de Almeida

Quando a chuva cessava e um vento fino
franzia a tarde tímida e lavada,
eu saía a brincar pela calçada,
nos meus tempos felizes de menino.
Fazia de papel toda uma armada
e, estendendo meu braço pequenino,
eu soltava os barquinhos, sem destino,
ao longo das sarjetas, na enxurrada...
Fiquei moço. E hoje sei, pensando neles,
que não são barcos de ouro os meus ideais:
são feitos de papel, tal como aqueles,
perfeitamente, exatamente iguais...
que os meus barquinhos, lá se foram eles!
foram-se embora e não voltaram mais!



10.  Barcos de ouro / Barcos de papel. Expressões contrárias (antônimos) à que a Língua dá o nome de:


a) antítese
b) zeugma
c) pleonasmo
d) anacoluto
e) polissíndeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...