domingo, 22 de abril de 2018

Simulado 2º ano: Pronomes, coesão textual, interpretação de texto, países que falam português.


Leia o texto abaixo para responder as questões de 01 a 03

O terror do espelho

Ao que tudo indica, comer um tijolo por dia faz mal à saúde. Mais que dois maços de cigarro. No entanto, nunca encontrei médico que combatesse este pernicioso hábito. Falam do perigo do torresmo, das picanhas engorduradas, das frituras, do açúcar, da vida sedentária, da cerveja... Mas sobre o perigo da ingestão de tijolos o silêncio é total. Claro. Não é preciso. Ninguém precisa comer tijolos. A proibição aparece somente no lugar onde mora o desejo. Os bombeiros só são chamados onde existe incêndio. Está proibido (inutilmente) cobiçar a mulher do próximo (e o marido) do próximo. Porque se cobiça, é óbvio. E também está comandado honrar pai e mãe, porque, imagino, até escritores sagrados sabiam de Édipo, a sinistra mistura de ódio e desejo proibido que estão misturados nas relações de pais e filhos. E se está proibido matar e roubar é porque estes desejos estão bem vivos dentro da gente. A proibição revela sempre a presença do seu oposto, no lado avesso, escondido.

Rubem Alves

Disponível em: <http://ipifortaleza.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244:o-terror-doespelho&catid=38:jovens>. Acesso em 14 de fev de 2018

1.       De acordo com o texto:

a) Comeríamos tijolos diariamente, se isso fosse proibido.
b) Os médicos alertam sobre a ingestão de tijolos c) Proíbem-se coisas que são fruto do desejo
d) Nossos desejos estão sempre ligados à comida

2.       A expressão Pernicioso hábito, no texto, refere-se a:

a) Comer frituras
b) Ingerir tijolos
c) Comer torresmo
d) Ter vida sedentária

3.       Na expressão nunca encontrei... – a palavra em destaque apresenta a ideia de:

a) Intensidade
b) Negação
c) Probabilidade
d) Tempo
  1. Houve uma expansão da língua portuguesa com as Grandes Navegações. Dentre os países que, no século XVI colonizados por Portugal, tem como seu idioma oficial:

a)    Rangel, Cristo, João Pessoa, Xangai.
b)    Timor Leste, Portugal, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Moçambique, Angola.
c)    Estados Unidos, Venezuela, Chile, Canadá.
d)    França, Japão, Itália, Coreia do Norte, Russia.

Leia o texto e responda o que se pede:

Criança Não Trabalha

Palavra Cantada

  
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão

Criança não trabalha,
criança dá trabalho
Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez

  1. O poema enumera muitas coisas relacionadas como mundo da criança. As palavras/substantivos merthiolate e band-aid parecem ser diferentes das outras. Por que elas estão nessa lista de coisas?

a)    Porque não tem significado.
b)    Porque estão no universo escolar das crianças.
c)    Porque as crianças se machucam quando brincam.
d)    Porque elas não fazem sentido no texto.


  1. Assinale a construção que fere a NORMA CULTA:

a) trouxe a prova para mim;
b) trouxe a prova para eu fazer;
c) nada houve entre mim e você;
d) para mim fazer isto, foi necessária muita convicção;
e) por não estar satisfeito, nada se resolveu.

  1. Assinale a alternativa correta quanto à forma de tratamento.

a) O povo faminto pergunta ao príncipe: - Vossa Majestade, algum dia, passou fome?
b) Os funcionários da seção escreveram ao diretor: “Pedimos a Vossa Excelência permissão para trazer um aparelho de TV, nos dias de jogos da seleção.”
c) Os estudantes perguntaram à esposa do presidente: Você ainda dirige as entidades filantrópicas?
d) Sua Excelência, o supervisor, tornou a viajar.
e) - Dirijo-me a Vossa Senhoria sempre com muito respeito - respondeu o contador ao chefe de departamento.


  1. O Pronome está mal colocado em que oração?

a) Lá, disseram-me que entrasse logo.
b) Aqui me disseram que saísse.
c) Posso ir, se me convidarem.
d) Irei, se quiserem-me.
e) Estou pronto. Chamem-me.

Leia e responda o que se pede:
 O “Projeto Axé” foi pensado como um espaço educativo para os filhos e as filhas da exclusão, sobretudo aqueles já em condição existencial de rua. Por isso o Axé, por meio da figura do educador de rua, estimula permanentemente os jovens a construírem um projeto de vida novo e renovador, em que estes passam a se reconhecer não apenas como Sujeitos de Direito, mas também, Sujeitos de Desejo.
Disponível em: <www.projetoaxe.org.br/arteducacao.html>.
  1. No segmento “[…] em que estes passam a se reconhecer […]”, o pronome demonstrativo sublinhado substitui:
a) os filhos e as filhas da exclusão.
b) os jovens.
c) Sujeitos de Direito.
d) Sujeitos de Desejo.


Leia a música abaixo:

“Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.”

Fonte: http://vagalume.uol.com.br/legiao-urbana/monte-castelo.html - Acesso em: 21/03/2018

  1. A expressão “se envaidece”, destacada no fragmento acima, refere-se:

a) Aos homens.
b) Aos anjos.
c) Ao amor.
d) Ao mal.




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