quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

PLANO DE CURSO - LITERATURA - 3º ANO - BNCC 2022

 

COMPONENTE CURRICULAR:

LITERATURA

SÉRIE:

3º ANO

ÁREA DE CONHECIMENTO:

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

PROFESSOR:

MARCONILDO VIEGAS

 

OBJETIVOS DE ENSINO

Ø    Objetivo geral: Instrumentalizar o aluno, por meio do conhecimento da língua, a fim de que o mesmo seja capaz de se relacionar com o mundo que o cerca, habilitando-o a ler, entender e questionar a sociedade e seus valores.

Ø    Objetivos Específicos: Apresentar o contexto artístico literário de Portugal nos anos iniciais do século XX, com foco na Geração de Orpheu, na introdução do Modernismo em Portugal e na produção literária de Fernando Pessoa. Compreender o contexto histórico do surgimento do Modernismo no Brasil. Reconhecer os fatos que desencadearam na Semana de Arte Moderna. Conhecer diferentes manifestações artísticas e culturais no contexto histórico da Semana de Arte Moderna. Identificar as principais características da estética Modernista nas mais variadas artes. Reconhecer o valor da Semana de Arte Moderna para o desenvolvimento da produção cultural contemporânea. Conhecer os nomes dos artistas modernistas e a importância da Semana de Arte Moderna no Brasil. Conhecer os principais desdobramentos da Semana de Arte Moderna na primeira fase do Modernismo. Apresentar a obra tríade modernista – Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Destacar sua importância para a consolidação do projeto modernista e para a cultura e literatura brasileiras. Contextualizar e apresentar as obras dos principais poetas que marcaram a Segunda Geração Modernista. Explicar as relações e as diferenças entre a Primeira e a Segunda Geração Modernista. Relacionar as temáticas de cada poeta da Segunda Geração aos aspectos formais de suas obras. Fruir e apreciar esteticamente os principais romances produzidos entre 1930 e 1945; relacionar essas obras a seu contexto de produção; perceber suas características construtivas; e analisar suas teses, discursos e intertextualidades. Apresentar e analisar as principais obras de Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Graciliano Ramos. Apresentar o contexto histórico do surgimento da prosa na segunda fase do Modernismo no Brasil. Explicar as principais características da prosa regionalista na segunda fase modernista no Brasil. Explicar a obra de Jorge Amado e reforçar sua importância como escritor representativo do sul do país. Apresentar outros autores da prosa brasileira de 1930 a 1945: Cornélio Penna, Lúcio Cardoso e Dyonélio Machado. Contextualizar o período histórico e cultural do Brasil. Apresentar a obra de Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Nelson Rodrigues. Explorar as inovações estilísticas e temáticas propostas pelos autores no desenvolvimento do Modernismo brasileiro. Contextualizar a produção literária da geração modernista de 1945 valendo-se de seu contexto histórico e de seus projetos estéticos. Identificar características centrais das obras literárias de João Cabral de Melo Neto e de Ferreira Gullar. Analisar textos de João Cabral de Melo Neto e de Ferreira Gullar, valendo-se das características centrais identificadas. Compreender o contexto histórico do surgimento do Concretismo no Brasil. Conhecer a vida e a obra de Carolina Maria de Jesus. Refletir sobre os principais aspectos do livro Quarto de desejo: diário de uma favela. Apresentar o movimento concretista. Identificar as principais características da poesia concreta. Reconhecer efeitos visuais nos poemas concretos. Identificar os principais representantes do Concretismo: Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Apresentar o movimento da poesia práxis. Identificar o principal representante da poesia práxis: Mario Chamie. Reconhecer as principais características da poesia práxis. Apresentar a obra de Paulo Leminski. Apresentar as produções poéticas e teatral brasileiras das décadas de 1960 a 1980. Estabelecer relações entre o momento histórico e a produção literária no país. Destacar a poesia marginal e apresentar seus principais autores. Apresentar a produção teatral da época, com o Grupo Arena e o Teatro Oficina. Destacar a importância de Dias Gomes e de Ariano Suassuna para o teatro brasileiro. Contextualizar e apresentar as obras dos principais autores da literatura contemporânea em língua portuguesa, tanto em Portugal quanto nos países africanos. Explicar as relações e as diferenças entre as diversas literaturas, bem como as especificidades culturais, principalmente com relação à língua, à cultura e a questões relevantes da história dos países apresentados. Apresentar a obra de José Saramago. Apresentar a lírica portuguesa contemporânea por meio da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen e Matilde Campilho. Apresentar a literatura produzida em Goa por meio da obra de Orlando da Costa. Apresentar obras de literaturas africanas em língua portuguesa. Apresentar alguns autores que se destacam na literatura contemporânea brasileira. Fornecer um panorama de ferramentas de análise para as produções contemporâneas no âmbito da poesia e da prosa. Propor reflexões a respeito das relações entre a literatura e o contexto no qual ela é produzida.

 

1º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 1. Modernismo em Portugal. 2. Contexto histórico. 3. A revista Orpheu. 4. Poetas da Revista Orpheu. 5. Fernando Pessoa, ortônimo. 6. Fernando Pessoa, heterônimo: Alberto Caieiro, Álvaro de Campo e Ricardo Reis. 7. Artes em 1922. 8. Conexão europeia. 9. O início do movimento modernista no Brasil. 10. A Semana de Arte Moderna. 11. O choque do público. 12. Os participantes da Semana de Arte Moderna.

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades BNCC

EM13LGG602

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LP11

EM13LP01

EM13LP52

 

 

 

2º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 13. A tríade modernista por dentro dos autores e obras. 14. Manuel Bandeira. 15. Mário de Andrade. 16. Oswald de Andrade. 17. Revistas e manifestas. 18. Poesia de Oswald de Andrade. 19. Outros modernistas da 1ª geração: Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Raul Boop, Plínio Salgado, Alcântara Machado. 20. A poesia brasileira de 1930 a 1945. 21. Contexto histórico. 22. Poetas brasileiros: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Andrade. 23. Carlos Drummond de Andrade. 24. Cecília Meireles. 25. Vinícius de Morais. 26. Outros modernistas brasileiros da 2ª geração: Jorge de Lima e Murilo Mendes.

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades da BNCC

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LGG401

EM13LP11

EM13LP15

EM13LP17

EM13LP10

EM13LP52

EM13LP01

 

 

 

 

 

3º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 27. O mundo de 1930 a 1945. 28. Contexto histórico brasileiro. 29. Rachel de Queiroz. 30. José Lins do Rego. 31. Graciliano Ramos. 32. Os outros regionalistas. 33. Jorge Amado. 34. Érico Veríssimo. 35. Outros autores: Marques Rebelo, Geraldo Vieira, Lúcio Cardoso, Cornélia Pena. Dyonélio Machado e Cyro dos Anjos. 36. A geração de 1945. Guimarães Rosa. 37. Sagarana. 38. Clarice Lispector. 39. A paixão segundo C.H. 40. A hora da estrela. 41. Nelson Rodrigues. 42. João Cabral de Melo Neto. 43. Morte e Vida Severina. 44. Ferreira Gullar. 45. Contexto histórico. 46. Carolina Maria de Jesus. 47. O Concretismo. 48. Poesia concreta. 49. Augusto de Campos. 50. Haroldo de Campos. 51. Décio Pignatari. 52. Poesia práxis. 53. Mário Chamie. 54. Paulo Leminski. 55. Literatura digital.

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades da BNCC

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LP11

EM13LP49

 

4º BIMESTRE

Conteúdo Programático – Competências e Habilidades da BNCC

Conteúdo: 56. Contexto histórico da vida urbana. 57. A literatura de resistência. 58. Literatura/poesia marginal. 59. Ana Cristina Cesar Cacaso. 60. Chacal. 61. Pasquim: o caráter alternativo na imprensa brasileira. 62. A crônica de costumes e viés político. 63. O teatro brasileiro e seu processo de reconstrução. 64. Dias Gomes. 65. O pagador de promessas. 66. Roque Santeiro. 67. Ariano Suassuna. 68. Para além-mar: a literatura em língua portuguesa. 69. Vida e obra de José Saramago. 70. Processos de rupturas narrativas. 71. Sophia de Mello Breyner Andresen. 72. Matilde Campillo. 73. Literatura de Goa. 74. Orlando da Costa. 75. Mia Couto. 76. Luandino Vieira. 77. Pepetela. 78. Agualusa. 79. A diversidade da poesia brasileira contemporânea. 80. Manuel de Barros. 81. Mário Quintana. 82. Hilda Hilst. 83. Adélia Padro. 84. Angélica Freitas. 85. Marilia Garcia. 86. Racionais Mc’s. 87. A prosa contemporânea brasileira. 88. João Ubaldo Ribeiro. 89. Dalton Trevisan. 90. Luís Fernando Veríssimo. 91. Caio Fernandes de Abreu. 92. Literatura Young Adult.                

Competências Gerais BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Habilidades BNCC

EM13LGG104

EM13LGG402

EM13LGG101

EM13LGG102

EM13LGG103

EM13LGG105

EM13LP11

EM13LP15

EM13LP38

EM13LP39

ESTRATÉGIA/ METODOLOGIA DE ENSINO

Seminários. Trabalhos de Pesquisa escritos. Debates. Mesa redonda. Roda de conversas.

 

RECURSOS DIDÁTICOS

Internet. Celular. Computador. Datashow. Slides. Cartolinas. Jornais. Quadro branco.

 

 

AVALIAÇÃO DA APREDIZAGEM

Avaliação diagnóstica, contínua e qualitativa. Avaliação escrita (quantitativa).

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio, Brasília: DF, 2018.

FTD Sistema de Ensino: ensino médio: linguagens e suas tecnologias. 2. ed. São Paulo: FTD, 2021.

 

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