domingo, 10 de julho de 2022

PROVA DE PORTUGUÊS

 Leia e responda o que se pede: 

 

Suas alergias dependem da estação do ano em que você nasceu 

Não que a astrologia tenha sido aceita pela ciência, mas o mês de seu nascimento define muito sobre você 

 

Não há nada provado sobre pessoas com signo Aquário serem inovadoras, ou taurinos insistirem quando não devem, mas a ciência está provando que a data do seu aniversário pode sim afetar você. De acordo com um novo estudo da Universidade de Southampton, na Inglaterra, a estação do ano do seu nascimento está intimamente ligada às suas alergias. 

 O estudo segue parte do princípio da epigenética - corrente da medicina que prega que fatores externos ao nosso corpo conseguem fazer com que alguns de nossos genes sejam ativados ou desativados. De acordo com a pesquisa dos Ingleses, a estação do ano que você nasceu deixa uma marca em seus genes, e essa característica pode deixar você mais suscetível a alergias e doenças respiratórias. Quem nasce durante o inverno ou outono, por exemplo, é o mais vulnerável a viver espirrando do que os nascidos nas outras estações. 

Os ingleses dizem que diversos fatores podem ser responsáveis por essa ativação genética. "As causas incluem a variação de luz solar (que pode afetar os níveis de vitamina D), quantidade de alergênicos como poles e ácaros (que varia de acordo com a estação), o tempo até a primeira infecção peitoral (resfriados são mais comuns no inverno) e a dieta maternal (preço e disponibilidade de frutas e vegetais variam por época) ", afirma Gabrielle A Lockett, coautora do estudo. 

A relação entre doenças e a estação do ano já foi traçada por outros estudos também. No ano passado, a Universidade de Oxford afirmou que o mês de seu nascimento está intimamente ligado às chances de você desenvolver doenças cardíacas; e em 2010 pesquisadores australianos traçaram um paralelo entre os aniversários e a tendência à esquizofrenia. 

 

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/suas-alergias-dependem-da-estacao-do-ano-em-que-voce-nasceu>. Acesso em 04 de abr de 2016. 

 

5.    Esse texto não é uma crônica humorística. Lembrando que é uma Reportagem, pois é um texto jornalístico cujo objetivo é informar ao leitor fatos atuais, com objetividade e clareza e está dividido em 3 partes: Manchete, Olho da Notícia e Lead/Lide. No texto Suas alergias dependem da estação do ano em que você nasceu, destaque2 argumentos apresentados. 

 

Leia esse texto e responda o que se pede: 

 

Diário de um Cosmonauta 

A vida cotidiana, com suas alegria e desconfortos, a bordo de uma estação espacial, nas palavras do cosmonauta russo Valentin Lebedev. Ele permaneceu 211 dias em órbita. 

 

Ao contrário dos americanos que mandam seus astronautas ao espaço em missões que duram não mais de três a quatro dias, os soviéticos apostam há vários anos nas longas permanências, acreditando que isso lhes será útil em futuras viagens a planetas distantes. Atualmente, a estação orbital Mir abriga dois cosmonautas desde setembro do ano passado. Em 1988 Vladimir Titov e Musa Manarov bateram o recorde de 366 dias de permanência no espaço. Antes deles, Valentin Lebedev e Anatoli Berezovoi viveram em órbita da Terra durante 211 dias, a bordo da estação espacial Saliut 7. A missão durou de 13 de maio a 10 de dezembro de 1982. Todos os dias Lebedev anotava suas impressões num diário que seguramente é o mais rico relato pessoal já elaborado sobre a aventura humana além das fronteiras terrestres. O resumo a seguir, traduzido do russo por Serguei Ignatiev, em Moscou, especialmente para SUPERINTERESSANTE, proporciona uma atmosfera completa e divertida do cotidiano de um cosmonauta em serviço. 

 

SETEMBRO 11 

 

É dia de tomar banho. Uma limpeza da cabeça aos pés. Liussia (diminutivo de Liudmila, mulher de Lebedev) e Vitalik (Vital, seu filho) vieram para a sessão de comunicação e parecem bem. Meu filho mostrou pela televisão seu boletim escolar. Só notas altas. Perguntei-lhe se eram valores do trimestre. Disse que não, que são da semana. Parabéns! Que alegria ver e ouvir meu filho. Quem dera tivéssemos uma filha também! Em seguida, fui me lavar. Durante o banho, a velha e calosa pele das plantas dos pés rebentou e despreendeu-se por completo, como a casca de uma batata. Isso porque aqui não andamos apoiados nos pés. Agora eles estão parecidos com os de um recém-nascido: rosados, revestidos de uma fina pele enrugada. Ainda que seja trabalhoso tomar um rápido banho em pleno Cosmo — porque, antes de começar, você deve montar o box, abastecê-lo de água e, depois de se lavar, desmontar, jogar fora a água suja e limpar o invólucro — acho que vale a pena, tamanho é o prazer que dá! Terminado o banho, ponho roupas limpas: camisa, ceroulas e meias. Vestido assim, preparo uma comida quente, saborosa. 

 

Disponível em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/diario-de-um-cosmonauta>. Acesso em: 04 de abr de 2016. 

 

  1. O tipo de narrador é observador. Justifique 

________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

  1. Esse texto é um (a) 

 

a)            Relato pessoal, pois é um gênero textual em que alguém conta fatos de sua vida. 

b)            Entrevista, pois é um gênero textual que se caracteriza por ter um título que se destaca a ideia central e uma curta apresentação do entrevistado e do tema. Em seguida, vem as perguntas ao entrevistado. 

c)             Reportagem, pois é um gênero textual da esfera jornalística que apresenta um determinado assunto, com estruturação de texto dissertativo. 

d)             Crônica Literária, pois é um gênero textual em que pode predominar a narração e pode fazer o leitor refletir ou se emocionar. 

 

 

GRAMATICA DO NONO 

Leia o texto para responder às questões. 

 

Poluição do solo 

 

É na camada mais externa da superfície terrestre, chamada solo, que se desenvolvem os vegetais. Quando o solo é contaminado, tanto os cursos subterrâneos de água como as plantas podem ser envenenadas. 

Os principais poluentes do solo são os produtos químicos usados na agricultura. Eles servem para destruir pragas e ervas daninhas, mas também causam sérios estragos ambientais. 

O lixo produzido pelas fábricas e residências também pode poluir o solo. Baterias e pilhas jogadas no lixo, por exemplo, liberam líquidos tóxicos e corrosivos. Nos aterros, onde o lixo das cidades é despejado, a decomposição da matéria orgânica gera um líquido escuro e de mau cheiro, chamado chorume, que penetra no solo e contamina mesmo os cursos de água que passam bem abaixo da superfície. (...) 

Almanaque Recreio. São Paulo: Abril. Almanaques CDD_056–9.2003 

 

1.     No trecho “É na camada mais externa da superfície terrestre”, a expressão sublinhada indica 

 

(A) causa. 

(B) finalidade. 

(C) lugar. 

(D) tempo. 

 

2.     Qual o assunto principal do texto? 

 

(A)  A poluição solar. 

(B)  A poluição do solo. 

(C)  A poluição dos rios. 

(D)  A poluição sonora. 

 

3.     Para que tipo de leitor foi escrito esse texto? 

 

(A) Apenas para crianças. 

(B) Todos os psicanalistas. 

(C) Qualquer tipo de leitor. 

(D) Para os adolescentes. 

 

4.     A lacuna (espaço) da frase: A situação _____ aspiro começou a se delinear é preenchida, de acordo com a norma culta por, por: 

 

a) onde                    b) cujo                c) a que                  d) que                   e) a qual 

 

Leia o texto abaixo: 

uma geração sem palavras 

A malhação física encanta a juventude com seus resultados estéticos e exteriores. O que pode ser bom. Mas seria ainda melhor se eles se preocupassem um pouco mais com osmúsculos cerebrais”, porque, como diz o poeta e tradutor José Paulo Paes, “produzem satisfações infinitamente superiores”. 

 

Fonte: Marili Ribeiro – Jornal do Brasil, caderno B, Rio de Janeiro, 28 de dez. 1996, p. 6. 28. 

5.      No fragmento apresentado, o autor defende a tese de que: 

 

a) A malhação física traz ótimos benefícios aos jovens. 

b) Os jovens devem se preocupar mais com o desenvolvimento intelectual. 

c) O poeta José Paulo Paes pertence a uma geração sem palavras. 

d) Malhar é uma atividade superior às atividades cerebrais. 

 

6.     Classifique cada oração destacada e marque o item que possui a sequência correta dessa classificação. 

 

I.                   O jovem que se esforça progride. 

II.             O livro que li é muito bom. 

III.            Teresa, que era personagem principal, morre no final da história. 

 

a) RestritivaExplicativaExplicativa 

b) RestritivaRestritivaExplicativa 

c) ExplicativaRestritivaRestritiva 

d) ExplicativaExplicativaRestritiva 

e) RestritivaExplicativaRestritiva 

 

7.     Alguém que é chamado de "PÃO DURO", está sendo chamado de... 

 

a) Sortudo. 

b) Avarento. 

c) Generoso, Cordial ou Mão aberta. 

d) Padeiro. 

e) Com aparência de velho e acabado. 

 

Leia o texto abaixo. 

 

O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. 

Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. 

O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o 

gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra e chute pra . Nenhum 

outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã. 

 

8.     Esse texto é um exemplo de: 

 

a)     Texto sem coesão. 

b)    Texto incoerente. 

c)     Texto insuficiente. 

d)    Texto sem sentido. 

 

9.     Na frase: O jogador chutou. Outro cabeceou. A ligação das duas orações subordinadas adverbiais podem ser unidas pela conjunção: 

 

a)     Quando. 

b)    Logo. 

c)     E. 

d)    Mas. 

 

10.  No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção. Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre: 

 

a) quanto mais leio este autor menos o entendo; 

b. choveu tanto, que não pudemos sair; 

c. à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior; 

d. quanto menos vontade, mais negligência; 

e. quanto mais se , mais se aprende. 

 

Leia o trecho da reportagem abaixo: 

 

Jornal do Rio está fazendo 50 anos 

 

Ousado e investigativo o “Correio do Povo” sempre mostrou numa linguagem muito clara, tanto com os assuntos da cidade, do país e do mundo, como também dos municípios do bairro de cada cidadão e leitor. 

Fonte: Revista Veja 2001. 6. 

 

5.                  No trecho “Ousado e investigativo o Correio do Povo sempre mostrou numa linguagem muito clara...” as palavras destacadas qualificam quem ou o quê: 

 

a) A cidade do Rio de Janeiro. 

b) O leitor. 

c) O jornal. 

d) Os jornalistas. 

 

6.                  Na frase: “-Vovó, me leva embora!Sei que você não vai mais estar aqui quando o fósforo apagar.. A colocação pronominal é: 

 

a)                 ênclise. 

b)                 mesóclise. 

c)                 próclise. 

d)                 Todas as respostas. 

 

7.                  Na frase: “Naquele tempo, aquelas boas pessoas morriam em casa, enterravam-se no cemitério”. Qual é o tipo de colocação pronominal? 

 

a)                 próclise. 

b)                 ênclise. 

c)                 mesóclise. 

d)                 Multiplicação. 

 

8.             Marque a frase que o uso da CRASE está CORRETO: 

 

a)                 Eu ando à pé. 

b)                 Estou à ver navios. 

c)                 Estou no centro às 14h00. 

d)                 Todas as respostas. 

 

9.                  Qual é a regência correta? 

 

a)                 Agradeço o pai o jogo de aventura. 

b)                 Agradeço ao pai o jogo de aventura. 

c)                 Agradeço o pai ao jogo de aventura. 

d)                  Todas as respostas. 

 

 

  1. A colocação pronominal está correta em: 

 

a)      Ele não disse-lhe. 

b)     Ele lhe não disse. 

c)      Ele disse-lhe-ia isso. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...