sábado, 22 de julho de 2023

EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO - HEIN, NEM MORTA.

 MATERIAL PARA ESTUDO

 

Compreensão de texto: está no texto. (Segundo o texto, Conforme o texto, De acordo com o texto...)

Interpretação de texto: está fora do texto.

 

Texto 1

Eu, hein?... nem morta!

Luis Fernando Verissimo

Era uma vez... numa terra muito distante... uma princesa linda, independente e cheia de autoestima. Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...

Então, a rã pulou para o seu colo e disse:

— Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...

Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:

— Eu, hein?... nem morta!

Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/cronicas_de_luis_fernando_verissimo>. Acesso em: 15 fev. 2019.

sautée: palavra francesa; o mesmo que salteada, isto é, frita em óleo bem quente.

 

1 Na frase “e transformei-me nesta rã asquerosa”, o termo asquerosa significa o mesmo que:

a) nojenta. ( )      b) irreconhecível. (  )     c) solitária. (  )    d) corajosa. (  )

 

2 A passagem que produz o efeito de humor no desfecho dessa história é:

a) “poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo”. (  )

b) “A tua mãe poderia vir morar conosco”. (  )

c) “enquanto saboreava pernas de rã sautée”. (  )

d) “seríamos felizes para sempre...” (   )

3 Releia o parágrafo inicial: “Era uma vez... numa terra muito distante... uma princesa linda, independente e cheia de autoestima”. As reticências indicam que:

a) o autor não sabe o que vai dizer. (  )

b) o autor faz interrupções para introduzir a frase que provoca impacto. (  )

c) o narrador é a princesa. (  )

d) todos os contos de fadas começam com reticências. (  )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...