|
Bimestre
4º
|
Professor
MARCONILDO VIEGAS
|
Disciplina
REDAÇÃO
|
||
Série:
9º ano
|
Turma
|
Turno
|
Data
____/____/2014
|
||
Aluno
(a):
|
|||||
·
Não serão
consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
|
·
Não use
corretivo;
·
Use somente
caneta PRETA;
|
||||
AVALIAÇÃO
PARCIAL
Leia o texto e responda:
A sombra do meio-dia
A Sombra do
Meio-Dia é o belo título de um romance lançado recentemente, de autoria do
diplomata Sérgio Danese. O livro trata da glória (efêmera) e da desgraça
(duradoura) de um ghost-writer, ou redator-fantasma – aquele que escreve
discursos para outros. A glória do ghost-writer de Danese adveio do
dinheiro e da ascensão profissional e social que lhe proporcionaram os serviços
prestados ao patrão – um ricaço feito senador e ministro, ilimitado nas
ambições e limitado nos escrúpulos como soem ser as figuras de sua laia. A
desgraça, da sufocação de seu talento literário, ou daquilo que gostaria que
fosse talento literário, posto a serviço de outrem, e ainda mais um outrem como
aquele. As exigências do patrão, aos poucos, tornam-se acachapantes (muito
grandes). Não são apenas discursos que ele encomenda. É uma carta de amor a uma
bela que deseja como amante. Ou um conto, com que acrescentar, às delícias do
dinheiro e do poder, a glória literária. Nosso escritor de aluguel vai se
exaurindo (cansando). É a própria personalidade que lhe vai sendo sugada pelo
insaciável senhorio. Na forma de palavras, frases e parágrafos, é a alma que
põe em continuada venda.
Roberto Pompeu de Toledo, Revista VEJA, ed.1843, 3 de março de 2004.
Ensaio p. 110
1. O texto foi escrito com o objetivo de
(A) conscientizar o leitor.
(B) apresentar sumário (índice) de uma obra.
(C) opinar sobre um livro.
(D) dar informações sobre o autor político.
(E) narrar um fato científico
Leia o
texto e responda o que se pede:
Barcos
de Papel
Guilherme
de Almeida
Quando
a chuva cessava e um vento fino
franzia
a tarde tímida e lavada,
eu
saía a brincar pela calçada,
nos
meus tempos felizes de menino.
Fazia
de papel toda uma armada
e,
estendendo meu braço pequenino,
eu
soltava os barquinhos, sem destino,
ao
longo das sarjetas, na enxurrada...
Fiquei
moço. E hoje sei, pensando neles,
que
não são barcos de ouro os meus ideais:
são
feitos de papel, tal como aqueles,
perfeitamente,
exatamente iguais...
que
os meus barquinhos, lá se foram eles!
foram-se
embora e não voltaram mais!
- Barcos de ouro / Barcos de papel.
Expressões contrárias (antônimos) à que a Língua dá o nome de:
a)
antítese
b)
zeugma
c)
pleonasmo
d)
anacoluto
e)
polissíndeto.
- Assinalar a alternativa que contém as figuras de
linguagem correspondentes aos períodos a seguir:
I. "Está provado, quem espera
nunca alcança".
II. "Onde queres o lobo sou o
irmão".
III. Ele foi discriminado por sofrer
de uma doença contagiosa muito falada atualmente.
IV. Ela quase morreu de tanto
estudar para o vestibular.
a) ironia - antítese - eufemismo -
hipérbole.
b) eufemismo - ironia - hipérbole -
antítese.
c) antítese - hipérbole - ironia -
eufemismo.
d) hipérbole - eufemismo - antítese
- ironia.
e) ironia - hipérbole - eufemismo –
antítese
- O curriculum vitae traz as informações necessárias de
nossa formação para a obtenção de emprego. FAÇA UM CURRICULUM VITAE,
conforme estudamos em sala. Use o verso da prova ou folha avulsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário