RECUPERAÇÃO
|
Bimestre
3º
|
Professor
MARCONILDO
VIEGAS
|
Disciplina
REDAÇÃO
|
||
Série:
8º ano
|
Turma
|
Turno
|
Data
____/____/2014
|
||
Aluno
(a):
Nº
|
|||||
·
Não
serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·
Não use
corretivo.
·
Use somente
caneta PRETA ou AZUL;
|
·
MARQUE apenas
UMA ÚNICA opção.
|
||||
Com
base no texto seguinte, responda as questões:
1. Como o
cenário em que se passa a história foi caracterizado (mostrado)?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais
elementos contribuem para essa caracterização da questão anterior?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. As cenas são
retratadas durante o dia ou durante a noite
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Como o
cartunista faz o diagnóstico do médico?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Qual é a
critica presente nesses quadrinhos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Que tipo de
balão aparece na tirinha?
_______________________________________________________________________________
7. O comportamento da personagem no sexto quadrinho
sugere
(A) busca comprar um remédio.
(B) busca ler a receita para o médio.
(C) gratidão por ler a receita.
(D) interesse econômico porque o remédio está caro e
não vai comprar.
(E) Todas as respostas.
Leia o texto e
responda:
“Oração
de São Francisco”
Fagner
Senhor,
Fazei-me instrumento
de vossa paz
Onde houver ódio que
eu leve o amor
Onde houver ofensa
que eu leve o perdão
Onde houver discórdia
que eu leve união
Onde houver dúvida
que eu leve a fé
Onde houver erro que
eu leve a verdade
Onde houver desespero
que eu leve a esperança
Onde houver tristeza
que eu leve alegria
Onde houver trevas
que eu leva a luz
Oh, Mestre,
Fazei que eu procure
mais
Consolar que ser
consolado
Compreender que ser
compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se
recebe
É perdoando que se é
perdoado
E é morrendo que se
vive
Para a vida eterna
Oh, Mestre,
Fazei que...
8.
Sobre Metrificação/Escansão/Versificação, estudado em sala de
aula, responda:
O cântico Oração de São Francisco é um texto em
poesia, por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Assinale a letra que preenche
corretamente as lacunas das frases apresentadas. O ladrão foi pego em
_________, quando tentava levar _______quantia, devido a uma ______________ de
caminhões bem em frente ao banco.
a)
flagrante - vultosa - coalizão.
b)
fragrante - vultuosa - colisão.
c)
flagrante - vultosa - colisão.
d)
fragrante - vultuosa - coalizão.
e)
flagrante - vultuosa - coalizão.
Barcos
de Papel
Guilherme
de Almeida
Quando
a chuva cessava e um vento fino
franzia
a tarde tímida e lavada,
eu
saía a brincar pela calçada,
nos
meus tempos felizes de menino.
Fazia
de papel toda uma armada
e,
estendendo meu braço pequenino,
eu
soltava os barquinhos, sem destino,
ao
longo das sarjetas, na enxurrada...
Fiquei
moço. E hoje sei, pensando neles,
que
não são barcos de ouro os meus ideais:
são
feitos de papel, tal como aqueles,
perfeitamente,
exatamente iguais...
que
os meus barquinhos, lá se foram eles!
foram-se
embora e não voltaram mais!
10. Barcos de ouro / Barcos de papel.
Expressões contrárias (antônimos) à que a Língua dá o nome de:
a)
antítese
b)
zeugma
c)
pleonasmo
d)
anacoluto
e)
polissíndeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário