ÇÃO
PARCIAL
|
Bimestre
2º
|
Professor
MARCONILDO
VIEGAS
|
Disciplina
REDAÇÃO
|
||
Série:
7º ano
|
Turma
|
Turno
|
Data
____/____/2014
|
||
Aluno
(a):
|
|||||
·
CONTÉUDO:
HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ), ONOMATOPEIA, TIPOS DE BALÕES.
·
Não serão
consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·
Não use
corretivo.
·
Use somente
caneta PRETA ou AZUL;
|
·
MARQUE apenas
UMA ÚNICA opção.
·
LEMBRETE: ESTE TESTE VALE 5 PONTOS, POIS OS OUTROS
FORAM 5 PONTOS SÃO DO TRABALHO SLIDES/VIDEO.
|
||||
Com
base no texto seguinte, responda as questões abaixo:
QUANDO
CHEGA A HORA DE DECIDIR O FUTURO
Dr.
Luiz Albert Py
Um
período dramático na vida de quase
todos os jovens começa quando se coloca a questão da escolha da profissão. São
raros os que têm certeza do que querem fazer na vida, do que pretendem ser
[...] Os que já estão se preparando
para cursar faculdade se perguntam
qual seria a melhor escolha e como saber o que decidir. Antigamente, os pais
procuravam interferir, tentando conseguir que os filhos preenchessem seus
próprios sonhos, principalmente quando não realizados. Os pais viam os
filhos como fonte de satisfação para seus antigos desejos.
Atualmente,
isso é mais raro: a maioria das pessoas sabe a importância de deixar que o
outro faça a escolha por si mesmo.
A
grande dúvida é se a escolha deve ser feita a partir de um desejo ou vocação,
ou se é melhor escolher uma atividade que tenha bom mercado de trabalho;
escolher com o coração, ou com a cabeça. Acho que o fato de se ter facilidade
para algum tipo de trabalho não deve ser decisivo, a não ser que tal facilidade
proporcione alegria e satisfação. Também não acredito na vantagem de a escolha
ser feita visando-se ao ganho de dinheiro. Creio que melhor é se escolher uma
profissão como se escolhe um amor: com o coração. Quando trabalhamos naquilo de
que gostamos, é mais fácil fazermos bem feito. Quando trabalhamos bem, a
perspectiva de ganharmos dinheiro com o que fazemos é maior. Fazer aquilo de
que se gosta e bem feito é fonte de alegria e felicidade.
Disponível
em: <http://www.nlnp.net/index.html>. Acesso em: 02 fev. 2009. [Adaptado]
1. A ideia central do texto é:
A) Prefere-se atividade
que tenha mais tradição no mercado de trabalho.
B) Muito jovem acha que,
na vida, é mais fácil optar por um curso profissionalizante.
C) Deve-se escolher uma
profissão com o coração, assim como se escolhe um amor.
D) Quem executa bem seu
trabalho ganha dinheiro com muita facilidade.
2. Estabelecendo-se uma relação entre o
título e o texto, DECIDIR O FUTURO significa
A) optar por uma
profissão. B)
acatar sugestões de pessoas experientes.
C) escolher sem
hesitação. D)
atender a constantes apelos dos parentes.
3. Na linha 3, a palavra sublinhada
indica que os jovens fazem a pergunta
A) àqueles em quem eles
realmente confiam.
B) a eles mesmos.
C) àqueles que desejam
entrar na faculdade.
D) a seus familiares.
4. Nas linhas 6 e 7, as palavras
sublinhadas referem-se aos
A) sonhos.
B)
pais.
C) filhos.
D)
desejos.
Leia
o texto é responda o que se pede:
Retrato
Eu
não tinha este rosto de hoje,
assim
calmo, assim triste, assim magro,
nem
estes olhos tão vazios,
nem
o lábio amargo.
Eu
não tinha estas mãos sem força,
tão
paradas e frias e mortas;
eu
não tinha este coração
que
nem se mostra.
Eu
não dei por esta mudança,
tão
simples, tão certa, tão fácil:
–
Em que espelho ficou perdida
a
minha face?
(MEIRELES, Cecília. Retrato. In: _____. Os melhores poemas
de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999,
p. 13).
4. No poema Retrato, a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com:
a) Tranquilidade /
saudosismo (saudade)
b) Ansiedade /
aceitação
c) Alegria /
surpresa
d) Insatisfação / tristeza
e) Indiferença / surpresa
Leia o texto e responda o que se pede:
Disponível em: <http://depositodocalvin.blogspot.com.br/2010/03/calvin-haroldo-tirinha-601.html>.
Acesso em 10 de maio de 2014.
i)
Histórias
em quadrinhos é:
a)
são usadas para acrescentar informações complementares a um texto. Elas podem
ser números, asteriscos ou outros sinais.
b)
uma narrativa visual em quadros, em geral, emprega linguagem verbal e visual; a
fala ou pensamento das personagens aparece em balões.
c)
são usadas para acrescentar informações complementares a um texto. Elas podem
ser números, asteriscos ou outros sinais.
d)
um texto persuasivo formado, em geral, por imagem e texto, com o objetivo de
promover um produto e estimular sua venda ou aceitação.
ii)
Circule as onomatopeias existente na história em quadrinhos.
iii)
Que
tipos de balões estão presentes nos quadrinhos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário