sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Parcial.

ÇÃO PARCIAL

Descrição: logo30
Bimestre
Professor
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina
REDAÇÃO
Série:
7º ano
Turma
Turno
Data
____/____/2014
Aluno (a):

·          CONTÉUDO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ), ONOMATOPEIA, TIPOS DE BALÕES.
·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          Não use corretivo.
·          Use somente caneta PRETA ou AZUL;
·          MARQUE apenas UMA ÚNICA opção.
·          LEMBRETE: ESTE TESTE VALE 5 PONTOS, POIS OS OUTROS FORAM 5 PONTOS SÃO DO TRABALHO SLIDES/VIDEO.
Com base no texto seguinte, responda as questões abaixo:

QUANDO CHEGA A HORA DE DECIDIR O FUTURO
Dr. Luiz Albert Py
Um período dramático na vida de quase todos os jovens começa quando se coloca a questão da escolha da profissão. São raros os que têm certeza do que querem fazer na vida, do que pretendem ser [...] Os que já estão se preparando para cursar faculdade se perguntam qual seria a melhor escolha e como saber o que decidir. Antigamente, os pais procuravam interferir, tentando conseguir que os filhos preenchessem seus próprios sonhos, principalmente quando não realizados. Os pais viam os filhos como fonte de satisfação para seus antigos desejos.
Atualmente, isso é mais raro: a maioria das pessoas sabe a importância de deixar que o outro faça a escolha por si mesmo.
A grande dúvida é se a escolha deve ser feita a partir de um desejo ou vocação, ou se é melhor escolher uma atividade que tenha bom mercado de trabalho; escolher com o coração, ou com a cabeça. Acho que o fato de se ter facilidade para algum tipo de trabalho não deve ser decisivo, a não ser que tal facilidade proporcione alegria e satisfação. Também não acredito na vantagem de a escolha ser feita visando-se ao ganho de dinheiro. Creio que melhor é se escolher uma profissão como se escolhe um amor: com o coração. Quando trabalhamos naquilo de que gostamos, é mais fácil fazermos bem feito. Quando trabalhamos bem, a perspectiva de ganharmos dinheiro com o que fazemos é maior. Fazer aquilo de que se gosta e bem feito é fonte de alegria e felicidade.
Disponível em: <http://www.nlnp.net/index.html>. Acesso em: 02 fev. 2009. [Adaptado]

1. A ideia central do texto é:
A) Prefere-se atividade que tenha mais tradição no mercado de trabalho.
B) Muito jovem acha que, na vida, é mais fácil optar por um curso profissionalizante.
C) Deve-se escolher uma profissão com o coração, assim como se escolhe um amor.
D) Quem executa bem seu trabalho ganha dinheiro com muita facilidade.

2. Estabelecendo-se uma relação entre o título e o texto, DECIDIR O FUTURO significa
A) optar por uma profissão.           B) acatar sugestões de pessoas experientes.
C) escolher sem hesitação.            D) atender a constantes apelos dos parentes.

3. Na linha 3, a palavra sublinhada indica que os jovens fazem a pergunta
A) àqueles em quem eles realmente confiam.
B) a eles mesmos.
C) àqueles que desejam entrar na faculdade.
D) a seus familiares.

4. Nas linhas 6 e 7, as palavras sublinhadas referem-se aos


A) sonhos.                                                 
B) pais.
C) filhos.                                                   
D) desejos.


Leia o texto é responda o que se pede:
Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
– Em que espelho ficou perdida
a minha face?

(MEIRELES, Cecília. Retrato. In: _____. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 11 ed. São Paulo: Global, 1999, p. 13).

4. No poema Retrato, a passagem do tempo é vista pelo eu lírico com:



a) Tranquilidade / saudosismo (saudade)         
b) Ansiedade / aceitação             
c) Alegria / surpresa                          
d) Insatisfação / tristeza
e) Indiferença / surpresa


Leia o texto e responda o que se pede:

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2hTl-wLmEueuMTrXQotyLRaJAF8C34grUayHS_VJrujHcFhL90UYDIvosJCvL5Jf-rmniQ2VL7Glg6xNQH2Pu4SfHqdgUAE5d38bjhcIvIWCpgMiBS-IwBErkid4fDpxmZraHOHYb7Q0/s800/calvin%2526harodotira601.gif
Disponível em: <http://depositodocalvin.blogspot.com.br/2010/03/calvin-haroldo-tirinha-601.html>. Acesso em 10 de maio de 2014.
i)              Histórias em quadrinhos é:
a)  são usadas para acrescentar informações complementares a um texto. Elas podem ser números, asteriscos ou outros sinais.
b) uma narrativa visual em quadros, em geral, emprega linguagem verbal e visual; a fala ou pensamento das personagens aparece em balões.
c) são usadas para acrescentar informações complementares a um texto. Elas podem ser números, asteriscos ou outros sinais.
d) um texto persuasivo formado, em geral, por imagem e texto, com o objetivo de promover um produto e estimular sua venda ou aceitação.

ii)             Circule as onomatopeias existente na história em quadrinhos.
iii)            Que tipos de balões estão presentes nos quadrinhos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...