Leia
o texto e responda o que se pede:
Você é linda, garota, muito linda!
Antônio
Prata.
Há
meia dúzia de verdades essenciais nesta vida, tais como, o cachorro só morde se
você ficar com medo, o pão sempre cai com a manteiga para baixo, a fila do lado
anda mais rápido e a que nos interessa hoje: se a gente não se achar bonito,
ninguém vai achar. Pode parecer meio óbvio, mas as coisas importantes da vida,
tenho certeza, são quase sempre óbvias.
Não
vou escrever sobre dietas, amores não correspondidos, acne ou qualquer outro
problema pessoal. Falo de uma questão mais geral, falo do Brasil: enquanto o
brasileiro (e a brasileira) não se achar bonito, este país não vai para a
frente.
Essa
ficha caiu aqui na Europa. [...] Ao andar pela rua, olhando para aquelas
mulheres, loiras e lindas, ficava impressionado: parece propaganda! Com um
pouco de raciocínio, cheguei à conclusão contrária: não são os europeus que se
parecem com o pessoal da propaganda, mas o pessoal da propaganda é que se
parece com os europeus. Afinal, como foram eles que conquistaram, nos últimos
quinhentos anos, boa parte do mundo (nós também, pessoal!), o padrão de beleza
deles foi o que ficou.
O
esquema “loira-alta-magra” prevaleceu nos quatro cantos do mundo – e mesmo que,
em três desses cantos, a maioria da população não seja nem magra, nem loira,
nem alta, as propagandas, as novelas e as revistas (no Brasil, em Angola, na
China...) divulgam e repetem esse padrão.
Esse
descompasso entre a publicidade e a realidade faz um mal enorme para a autoestima
da gente. Caramba! Uma menina de cabelo enrolado cresce vendo aquelas loiras de
cabelo liso em propaganda de xampu e fica se achando feia! A moça de coxas
grossas e nariz de batata passa a vida achando que bonita é só a Gisele
Bündchen e se acha uma amaldiçoada por Deus! Acontece que a moça de coxas
grossas e nariz de batata é como 90% de todas as moças brasileiras, que acabam
se achando feias, acreditando que bonita é aquele 1% que se parece com as
propagandas, que se parece com os europeus. Chega! Temos que assumir que somos
uma mistura de negros, índios e portugueses! Temos que parar de achar que
bonito é só o padrão europeu!
1. Qual é a questão levantada pelo autor
do texto?
a) O brasileiro tem autoestima baixa em
relação à sua beleza.
b) O brasileiro é o tipo de pessoa
influenciável pela internet.
c) O brasileiro consegue ver que é mais
bonito de todos os povos.
d) O brasileiro tem a capacidade de
revelar sua beleza interior.
e) Todas as respostas.
2. O autor estabelece uma relação entre o
padrão de beleza europeu e os/as modelos que aparecem nos anúncios
publicitários. Qual frase valoriza mais o padrão nacional do que o padrão
europeu?
a) Parece propaganda!
b) Olhando para aquelas mulheres, loiras
e lindas.
c) Temos que assumir que somos uma
mistura.
d) O esquema “loira-alta-magra”
prevaleceu nos quatro cantos do mundo.
e) Todas as respostas.
3. Qual foi o efeito desse descompasso
entre publicidade e realidade?
a) Prejudicou a autoestima do brasileiro,
que acha que só o padrão europeu é sinônimo de beleza.
b) Aumentou a autoestima do brasileiro,
que acha que só o padrão sul americano é o ideal.
c) Diminuiu a venda de cosméticos e
aumentou o número de plásticas.
d) Aumentou a ida em dermatologistas,
cabeleireiros, entre outros.
e) Todas as respostas.
4. Existe um padrão de beleza. Quem dita
esse padrão de acordo com o texto?
a) O mercado financeiro dos cosméticos.
b) O mercado publicitário.
c) A área política de cada país.
d) A área filosófica das universidades.
e) Todas as respostas.
Leia o texto
e responda o que se pede
Disponível em: <
https://maesso.wordpress.com/2011/07/17/voce-sabe-quanta-agua-voce-usa/>.
Acesso em: 22 de set de 2018.
5. Os infográficos apresentam informações
de forma objetiva e sintética (resumida), utilizando cores, imagens,
organização gráfica etc. Como pode ser indicado nesse infográfico que a imagem
é relacionada ao tema água?
a)
O
formato de terra na parte superior.
b)
O
formato de ondas na parte superior.
c)
O
formato de engrenagem na parte inferior.
d)
O
formato de um chip na parte inferior.
e)
Todas
as respostas.
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