Veja a
tirinha abaixo e responda o que se pede.
1. Na primeira tira, o pai de Armandinho,
ao ler a prova feita pelo filho,
surpreende-se de que o menino tenha errado uma questão tão fácil. Qual era a
questão?
a) A questão de que a água é essencial à
vida de todos os seres vivos e começa com a letra A.
b) A questão de que o ar é essencial a
vida dos humanos e começa com a letra R.
c) A questão de que a chuva é essencial
para a plantação e começa com a letra A.
d) A questão de que o sol é essencial a
morte dos animais e começa com a letra M.
e) Todas as respostas.
2. Na segunda tira, o pai diz a
Armandinho que, embora o amor seja muito importante, o essencial para os seres
vivos é a agua. O menino concorda com isso?
a) Sim, ficando calado.
b) Não, pois ele questiona e diz que o amor
é tão importante quanto a água para a nossa vida.
c) Sim, pois sua vida tem muito amor e
ele toma muito banho.
d) Não, pois Armandinho não é um menino
questionador.
e) Todas as respostas.
3. Na frase: “Com amor a gente vive! Com água, só sobrevive!”. A frase destacada
tem sentido:
a) Real (denotativo).
b) Figurado (conotativo).
c) Irreal (sem sentido).
d) Ambíguo (com mais de um sentido).
e) Todas as respostas.
Leia o texto
não verbal e responda o que se pede:
4.
O
anúncio remete a uma história que faz parte da memória coletiva. Qual é ela?
a)
Branca
de Neve e os sete anões.
b)
Rapunzel.
c)
Cinderela.
d)
Chapeuzinho
Vermelho.
e)
Todas
as respstas.
Leia o texto
e responda o que se pede
Disponível em: <
https://maesso.wordpress.com/2011/07/17/voce-sabe-quanta-agua-voce-usa/>.
Acesso em: 22 de set de 2018.
5. Os infográficos apresentam informações
de forma objetiva e sintética (resumida), utilizando cores, imagens,
organização gráfica etc. Como pode ser indicado nesse infográfico que a imagem
é relacionada ao tema água?
a)
O
formato de terra na parte superior.
b)
O
formato de ondas na parte superior.
c)
O
formato de engrenagem na parte inferior.
d)
O
formato de um chip na parte inferior.
e)
Todas
as respostas.
6. Assinale a alternativa onde existe uma
conjunção:
a) Era uma casa de tijolos.
b) Vi o carro de Mário.
c) Trajava roupas finas
d) Viu e comprou aquele sapato, quando
estava no centro.
e) Falou contra nós.
7. Na frase: “Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo.”
Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
a) Adição
b) Oposição
c) Alternância
d) Causa.
e) Conclusão
8.
Leia
as frases, marcando o uso do porquê correto:
– _____________
você não resolveu todas as questões da prova?
Creio que é
___________ você não sabe o _____________ das regras.
a)
Porque
– porque - porquê
b)
Por
que – porque - porquê
c)
Por
que - por que - porquê
d)
Porquê
- por que - por quê
e)
Por
quê – porquê - por que
9. Marque a alternativa cuja expressão “ao invés de” esteja aplicada de
maneira equivocada para o contexto:
a) Por que você não vem
me ajudar ao invés de ficar aí parado?
b) Pensei se, ao invés
de ficar calado, não seria melhor manifestar meu ponto de vista.
c) Ao invés de sorrir,
eu chorei.
d) Ao invés de ir à
feira, vou ao supermercado.
e) Por que você, ao
invés de pensar bobagens, não pensa racionalmente?
Observe as palavras em
destaque nas frases transcritas a seguir:
“Sete
e sete são quatorze, com MAIS sete
vinte e um...” e “ Tenho sete namorados, MAS
não gosto de nenhum!”
10. Marque a opção correta para o uso do MAS
ou MAIS:
_____
, sinônimo de PORÉM, é usado para indicar oposição;
_____,
contrário de MENOS, é usado para indicar quantidade ou intensidade.
a) Mas, mais.
b) Mais, mas.
c) Mais, más.
d) Más, mas.
e) Todas as respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário