segunda-feira, 9 de maio de 2016

Prova

AVALIAÇÃO PARCIAL

Leia o texto e responda o que se pede


O quarto volume da série Karas começa de forma inusitada: os alunos do Colégio Elite estão de férias de final de ano e Magrí, a única menina da turma, está em Nova Iorque se preparando para o Campeonato Mundial de Ginástica Olímpica. Outro fato interessante é que através da série acompanhamos o crescimento dos personagens, que nesse volume estão todos no Ensino Médio. Menos, claro, Chumbinho que é o caçula da turma.
Com a base da amizade abalada e o fato de Magrí, o elo que os une e ao mesmo tempo os afasta, estar longe – em outro país – faz com que os Karas fiquem muito distantes um do outro e acabam decidindo que é hora de desmanchar o grupo ds Karas. Não vou me aprofundar nessa questão para não dar spoiler, mas é uma abordagem bem interessante. Porém, o grande vilão do livro de estreia da série – Doutor Q.I. – escapa da prisão e está de volta mais maquiavélico e insano do que nunca. Chumbinho então toma as rédeas da situação e alerta Magrí que desiste do campeonato e volta para o Brasil.
O título do livro revela o item central da história: a “Droga do Amor” é uma descoberta de cientistas estrangeiros que pode ser a cura para a praga do século, vulgo AIDS. A droga deveria ser testada em humanos pela primeira vez no Brasil e os responsáveis pegam o mesmo voo que Magrí para o nosso país e ao chegarem aqui o cientista responsável pela droga é sequestrado, juntamente com as únicas amostras da droga que existem.
Os Karas então se reúnem com o querido detetive Andrade para desvendar o mistério da droga e do cientista sequestrados e também para descobrir o paradeiro do Doutor Q.I. e descobrir se ele está envolvido ao não no sequestro.
Apesar de toda a ação e aventura, características que marcam os livros dessa série, o quarto livro tende a ser mais romântico, com um quê de Chick Lit em sua narrativa. Talvez pelo fato do personagem central em “A Droga do Amor” ser Magrí, a única menina da turma. Mas o enredo fala muito mais do apenas sobre romance e amor, é uma mensagem sobre o valor da amizade.

  1. O que torna o título do livro A droga do Amor uma expressão de duplo sentido, ou seja, ambígua?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.            Quem são os Karas?

a)    Um grupo de ladrões
b)    Um grupo de adolescentes que se unem para fumar maconha
c)    Um grupo de adolescentes que se unem para desvendar mistérios como desaparecimentos
d)    Um grupo de adolescentes que se unem para estudar


  1. Em "A Droga do Amor", tinha um anão que vivia aparecendo durante a missão dos Karas. Quem era esse anão?

________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Toda a trajetória dos Karas é rememorada segundo a perspectiva de seu líder, Miguel. Cada pessoa, porém, relembra o passado de modo bastante peculiar e único. O personagem, já adulto, relembra sua adolescência. Que acontecimentos lhes parecem mais significativos?

________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o fragmento de texto A culpa é das estrelas e responda o que se pede:

— Mãe — falei. Ela não respondeu. — MÃE! — gritei. Nada. De novo, mais alto: — MÃE! Ela veio correndo enrolada numa toalha cor-de-rosa velhinha, toda pingando, ligeiramente em pânico. — O que aconteceu? — Nada. Foi mal. Eu não sabia que você estava tomando uma chuveirada. — Eu estava na banheira — ela disse. — Só estava… — Fechou os olhos. — Só estava tentando tomar um banho de banheira de cinco segundos. Perdão. O que está havendo? — Você poderia ligar para os Gênios e dizer a eles que a viagem foi cancelada? Acabei de receber um e-mail da assistente do Peter Van Houten. Ela acha que vamos até lá. Mamãe franziu os lábios e passou por mim com os olhos semicerrados.
— O quê? — perguntei.
— Não era para eu dizer nada até seu pai chegar.
— O quê? — perguntei de novo.
— A viagem está de pé — ela disse, por fim. — A Dra. Maria nos ligou ontem à noite e nos convenceu de que você precisa viver a sua…
— MÃE, EU TE AMO TANTO! — gritei. Ela foi até a minha cama e deixou que eu a abraçasse.  Mandei um torpedo para o Augustus porque sabia que ele estava na escola: Ainda disponível dia três de maio? :-) Ele respondeu na mesma hora. Está tudo indo às mil maravilhas para o meu lado.
Se ao menos eu conseguisse ficar viva por uma semana, conheceria os segredos não publicados da mãe de Anna e do Homem das Tulipas Holandês. Dei uma espiada na minha blusa, na altura do peito. — Vocês têm de se comportar — sussurrei para meus pulmões.

5. A definição sobre a carta de que é um gênero textual epistolar que se utiliza correspondência escrita entre pessoas.  Que tipo de gênero textual (carta, e-mail, diário, blog, SMS, Whatsapp) ele usa, de acordo com o fragmento de texto lido de A culpa é das estrelas?
________________________________________________________________________________

Leia a tirinha da Mônica e responda o que se pede:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSGwLbg_UuKNh7fQQX7H1eOtqc-elzxD4YoUjygjmEuU8vDcheM
6. Essa tirinha faz um caso de intertextualidade (relação dos textos) com a história de:

a)    Branca de Carvão e o Gênio da Lâmpada.
b)    Branca de Neve e o Espelho mágico.
c)    Branca de Carvão e o Gênio do Fogão.
d)    Todas as alternativas.
7. Escreva nos próprios balões da tirinha o que a Mônica provavelmente falou.

8. Faça um RESUMO próprio de, no mínimo, 5 linhas sobre o livro A droga do Amor.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Veja o cartaz e responda o que se pede


9. A Ilíada é um texto em poesia, chamada de epopeia, mostrando a história da literatura ocidental. Nesse livro acontecem vários eventos e o mais importante deles é a:

a)    Guerra de Troia.
b)    Guerra do Contestado.
c)    Guerra dos Farrapos.
d)    Guerra do Congresso.















Boa Prova! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...