quarta-feira, 25 de setembro de 2019

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

Leia o texto

Só um tapinha

O Congresso deve finalmente votar, no mês que vem, a “lei da palmada”, apelido dado ao projeto que estabelece que a criança e o adolescente têm o direito de serem educados “sem o uso de castigo corporal”.
O tema é complexo, entre outras razões, por tratar dos limites da interferência do Estado na vida privada.
Com frequência, no entanto, um dos argumentos mais usados para atacar a lei é de uma simplificação grosseira: minha mãe ou meu pai me davam palmadas, mas, nem por isso, me tornei violento. A tese cabe em discussões de mesa de bar, mas não deveria ser
considerada em debates sobre políticas públicas, porque, a partir de experiências individuais, comprova-se qualquer teoria.
[...] nem todo adulto que levou palmadas quando criança tem sequelas. Mas estudos mostram que castigos físicos na infância, além de não terem eficácia comprovada, aumentam o risco de problemas como depressão, estresse, angústia e medo.
 No dia em que todo ser humano for dotado de bom senso, não precisaremos legislar sobre o que é razoável na fundamental tarefa de impor limites aos pequenos.
Enquanto esse dia não chega, precisaremos de leis. Inclusive daquelas que, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente, protegem os filhos dos exageros de seus próprios pais.
                                                   (Góis, Antônio. Folha de São Paulo,28/11/2011- adaptado)

01 – Com relação ao título do texto, é correto afirmar que

a) ele tem a função de resumir a ideia a ser defendida ao longo do texto: o tapa que educa.
b) ele não reflete a posição a ser defendida no texto; aliás, este defende uma ideia contrária à que o título encerra.
c) o uso do diminutivo tapinha reforça a ideia de que essa ação do adulto sobre a criança, por não causar dor, não é condenável.
d) ele deixa claro que o texto condenará uma sequência de palmadas; apenas um tapinha é suficiente para impor o limite necessário à criança.

02 – Leia:

No dia em que todo ser humano for dotado de bom senso, não precisaremos legislar sobre o que é razoável na fundamental tarefa de impor limites aos pequenos.

Considerando a ideia defendida pelo autor sobre a “lei da palmada”, com relação ao trecho acima, é correto afirmar que

a) é preciso exigir da criança uma atitude razoável com relação aos adultos.
b) devem-se estabelecer rígidos limites aos pequenos a fim de que tenham bom senso quando adultos.
c) já que os adultos não impõem limites às crianças, faz-se necessária a criação de leis que os obriguem a isso.
d) a criação da lei não seria necessária se todos os pais tivessem bom senso no momento de impor limites aos filhos.

03 – Marque a alternativa com o sinônimo que poderia substituir a palavra privada, (vida privada), sem que haja prejuízo para o sentido do texto.

a) destituída
b) despojada
c) particular
d) favorita

04 – Em qual alternativa o termo destacado exerce função sintática de agente da passiva?

a) Nossos pais fizeram tudo por nós.
b) Todos sabem que o profeta passou por aqui.
c) O cidadão precisa lutar por melhorias no município.
d) Na classe, Eleonora era respeitada por seus colegas.

05 – Assinale a alternativa cuja passagem transcrita do texto não expressa um argumento do autor para defender seu ponto de vista sobre a “lei da palmada”.

a) “... minha mãe ou meu pai me davam palmadas, mas, nem por isso, me tornei violento.”
b) “... estudos mostram que castigos físicos na infância, além de não terem eficácia comprovada, aumentam o risco de problemas como depressão, estresse, angústia e medo.”
c) “No dia em que todo ser humano for dotado de bom senso, não precisaremos legislar sobre o que é razoável na fundamental tarefa de impor limites aos pequenos.”
d) “... precisaremos de leis. Inclusive daquelas que, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente, protegem os filhos dos exageros de seus próprios pais.”

06 – Assinale a alternativa em que o termo destacado na frase não exerce a função sintática de adjunto adverbial.

a) O guarda da avenida observa o trânsito.
b) Da avenida, o guarda observa o trânsito.
c) O guarda, da avenida, observa o trânsito.
d) O guarda observa, da avenida, o trânsito.

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