domingo, 29 de março de 2020

Concisão. Interpretação de texto.

Concisão: texto claro, enxuto, objetivo e que não tenha um conteúdo extenso, cheio de rodeios e termos complicados.


Na construção de um texto, não devemos estender em excesso o que desejamos dizer, para não torná-lo cansativo e pouco atraente. Um texto muito curto também pode apresentar maior dificuldade de compreensão, devido às lacunas no conteúdo. A escolha adequada das palavras é fundamental. Outro cuidado é evitar a repetição de informações e palavras, o que compromete a compreensão das ideias. Portanto, é importante sempre reler o texto depois de escrevê-lo, para substituir termos e eliminar explicações ou elementos desnecessários.

Interpretação de Texto

Leia o texto abaixo de Luis Fernando Veríssimo e responda o que se pede:



Pai não entende nada

 - Um biquíni novo?
 - É, pai.
 - Você comprou um no ano passado!
 - Não serve mais, pai. Eu cresci.
 - Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, esse ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
 - Não serve, pai.
 - Está bem, está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
 - Maior não, pai. Menor.

Aquele pai, também, não entendia nada.



1. Por que o pai não compreendeu a filha?


2. A diferença de gerações faz a incompreensão do texto. Justifique.


3. A mudança ocorre em todas as áreas da sociedade e nos costumes. Como isso é evidenciado no texto?


4. Vamos trabalhar a concisão substituindo as expressões destacadas por uma única palavra equivalente. Siga o modelo

O líder do grupo mostrou-se sem decisão.
O líder do grupo mostrou-se indeciso.


a) Esse escritor manauense é uma pessoa com imaginação. (imaginativa)

b) Suas palavras pareceram-me sem coerência. (incoerentes)

c) O médico era um profissional de destaque. (destacado).

d) Com a seca, a região poderia ficar sem produção. (improdutiva)

e) A adolescente tinha um olhar de contemplação. (contemplativo)

f) Após o temporal, os aeroportos ficaram sem operação. (inoperantes).

g) Hortência foi uma atleta que venceu nas quadras (vencedora)

h) A empresa que se responsabilizou pelo acidente será processada. (responsável)

i) Meu irmão tem um amigo que supervisiona obras públicas. (supervisor de)

j) O aparelho que recebia as imagens estragou de novo. (receptor de)

l) O texto que ainda não fora publicado gerou curiosidade (inédito)

m) Apresentei-lhe o jovem que nos guiou na última viagem. (guia de nossa)

n) A tolha de praia era de várias cores. (coloridas)

o) Minha prima é uma jovem de muitos amigos. (amistosa)

p) O candidato ao cargo pareceu-me ter pouca constância. (inconstante)

q) Minha mãe sempre foi uma mulher de muita determinação. (determinada)

r) Paula provou ser uma pessoa cheia de vontade. (voluntariosa)

s) Havia na enorme sala uma janela de vidros. (envidraçada)


5. Reescreva o texto abaixo, substituindo as palavras repetidas por outras equivalentes e eliminando as que forem desnecessárias.


A história dos gigantes deixou a todos sem sono, com vontade de ficar acordados, por isso decidimos improvisar de repente um teatro de marionetes. Lembro-me de que eu era ainda muito pequena, mas meus irmãos deixavam que eu participasse, segurando algum boneco. E me lembro de que, por minha causa, a brincadeira ficava ainda mais engraçada. Muitas vezes, meus pais tinham saído, e minha irmã mais velha comandava o espetáculo. Organizávamos o palco que tinha uma cortina improvisada; acho que era um lençol esticado e comprido. Os movimentos e as falas dos bonecos eram inventadas a cada espetáculo e tinham como inspiração as brigas e brincadeiras do cotidiano, ou as manias de alguns conhecidos ou amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...