domingo, 29 de março de 2020

Gênero Textual: Epistolar. Tipo Textual: Diário.

Diário: é um texto narrativo de caráter pessoal, em que registramos fatos de nosso cotidiano, nossas ideias e emoções e, também, nossos segredos.






1. O diário é um gênero textual cujo leitor, quase sempre, é o autor que relata seu próprio cotidiano. Com que objetivo Anne Frank teria escrito seu diário?

R. Para ocupar seu tempo nesse período de guerra, para ser seu livro de memórias.

2. Em geral, a página do diário apresenta data, mesmo quando o texto não é muito longo; e em seguida o vocativo, a quem o autor se dirige, que nem sempre é real, normalmente, é o próprio diário. Releia a data em que Anne Frank escreveu essa página do diário. O que chama a atenção?

R. O pouco tempo que ela tinha ganhado o diário de presente, pois os pais sabiam que seria útil.

3. Pelo vocativo "Querida Kitty", Anne se refere a um ser fictício inventado por ela. Explique por que a adolescente teria escolhido dar um nome a seu interlocutor.

R. Uma forma de a garota falar de coisas íntimas, sem ter que revelá-las diretamente a uma pessoa real, de fato.

4. Observe que no texto ou corpo do diário de Anne há o relato de fatos do cotidiano dos morados do sótão. Que fatos Anne Frank registra na data apresentada?

R. A construção de uma estante de livros para ocultar a entrada do esconderijo e dar mais segurança aos ocupantes do sótão, o improvisado acolchoamento do batente da porta; as férias escolares impostas pela situação, o cabelo lavado de Peter, os atritos de Anne com um dos moradores e com sua mãe, a antipatia por Peter, o carinho que sente pelo pai e a cama dobrável no sótão.

5. Mesmo em uma situação adversa, Anne Frank nos passa uma lição de vida. Por quê?

R. Ela sabia enxergar algo de bom, ao dizer: "Quanto ao resto, as coisas vão melhorando". E, no final, ela fala do "dia lindo lá fora, bonito e quente", que foi aproveitado ao máximo.

6. A linguagem empregada no texto esta´adequado a situação?

R. Como o livro foi traduzido para mais de setenta países e representa um documento histórico, ele está em linguagem formal, portanto passou por modificações e ajustes no texto. No entanto, sabe-se que o diário é algo mais informal.


7. Em que tempo verbal foi escrito o diário? Por quê?

R. No presente e no pretérito perfeito do indicativo, pois mostram os fatos ainda em curso ou que ocorreram no passado recente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...