sábado, 16 de abril de 2022

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

1.                  Campanhas publicitárias podem evidenciar problemas sociais. Leia o cartaz abaixo e responda: Qual é a finalidade desse cartaz?

 

Quem bate em mulher machuca a família inteira (Local Desconhecido, Data  desconhecida). - Centro Sérgio Buarque de Holanda

a)      Alertar os homens agressores sobre as consequências de seus atos.

b)     Conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar a violência doméstica.

c)      Instruir as mulheres sobre o que fazer em caso de agressão.

d)     Despertar nas crianças a capacidade de reconhecer atos de violência doméstica.

 

2.                  Campanhas publicitárias podem evidenciar problemas sociais. Leia o cartaz abaixo e responda: Qual é a função da linguagem nesse cartaz?

Personalidades masculinas posam para campanha pelo fim da violência  doméstica no Brasil | O TEMPO

a) Função fática            b)Função metalinguística

c)Função poética          d)Função apelativa/conativa

 

Leia a tirinha, analise as proposições e marque a resposta correta.

Ínsula Zagalia: "Chapeuzinho Vermelho", una nueva interpretación de Adão  Iturrusgarai

I – A tirinha de Adão Iturrusgarai estabelece uma relação com um texto pré-existente.

II – A legenda do primeiro quadrinho não exerce qualquer influência sobre a narrativa.

III – O balão do terceiro quadrinho atualiza a história para nossos dias.

IV – Os dois primeiros quadrinhos se referem fortemente à história infantil da Chapeuzinho Vermelho.

V – A narrativa relaciona o mito do Lobo Mau com a “mitologia” moderna em torno dos assassinos seriais.

 

a) As opções corretas são apenas I e II.

b) A única opção incorreta é II.

c) As opções III, IV e V estão incorretas.

d) Todas as opções estão corretas.

e) Todas as opções estão incorretas.

 

3.                   Ainda em relação à tirinha, o termo que melhor caracteriza o processo de criação da tirinha é:

a) Paráfrase.                     b)Interdiscursividade.

c) Paródia.                         d) Conotação.

 

Leia o poema de Jorge de Lima, poeta modernista e responda o que se pede:

Mulher Proletária

Mulher proletária — única fábrica

que o operário tem, (fabrica filhos)

tu

na tua superprodução de máquina humana

forneces anjos para o Senhor Jesus,

forneces braços para o senhor burguês.

 

Mulher proletária,

o operário, teu proprietário

há de ver, há de ver:

a tua produção,

a tua superprodução,

ao contrário das máquinas burguesas

salvar o teu proprietário.

 

4.                  A função _____________________da literatura é aquela que permite aos livros conter críticas a sociedade e a vida política em geral, seja apenas retratando em seu conteúdo essa vida  __________ .

a)político-social, social.       b)mecânica, política.

c)escolar, filosófica.              d)empresarial, opinativa.

 

5.                  O texto “Mulher operária” é um tipo de texto que pode ter várias leituras, sendo assim classificado com um texto _________________.

a)não literário, pois não tem outro significado.

b)literário, pois tem vários significados.

c)não tem significado nenhum, pois não se refere a nada.

d) todas as respostas.

 

Leia o texto e responda o que se pede:

Os limites do humor

Vamos brincar de adivinhação! Pense em uma piada que você conhece. Pode ser a mais simples, mesmo, a primeira que vier em sua mente. Aquela que seus amigos costumam contar em uma roda de conversa, ou aquela que seu tio solta em toda oportunidade que tem. Pensou? Ok. Então agora vamos tentar adivinhar sobre o que ela é. A “graça” dessa piada está no fato de ela ser sobre mulheres… burras? Ah, não? Então é sobre alguém que fala errado, um pobre, um chinês? Acertei? [...]De maneira geral, as piadas se utilizam de estereótipos para produzir o riso, recorrendo à humilhação de pessoas em nome de uma “brincadeira”. O problema é que esse tipo de brincadeira acaba reforçando preconceitos e contribui para a manutenção dos estereótipos negativos que atingem, não só no campo das palavras, as pessoas menos favorecidas de nossa sociedade. Mulheres “burras”, negros “criminosos”, pobres sem instrução…Todas essas características, por serem naturalizadas, acabam se tornando combustível para mais e mais preconceitos. A verdade é que esses estereótipos podem ser engraçados para quem não vive a exclusão na pele, mas são motivos reais de muito sofrimento para esses grupos. Nos últimos anos, vimos se intensificar os debates sobre os limites do humor. Até onde ele pode ir com essas piadinhas que agridem outras pessoas? Muitos grupos deram um basta nessas brincadeiras, porque os motivos de nossa dor não podem se tornar temas de piadas para os outros… É por isso que, incomodados com o fato de não poderem mais zoar mulheres, negros, pobres, apenas por serem quem são, os “humoristas de plantão” reclamam do que seria a “ditadura do politicamente correto”, um mundo em que, vejam só, não se pode mais ridicularizar pessoas! Onde já se viu, né? Como agora vamos ser engraçados??? O exercício que propomos é que, quando for fazer ou ouvir uma piada, pare antes e pense: “Por que mesmo ela é engraçada?”. Se a resposta for algo semelhante a “Porque ela usa estereótipos ou zomba de grupos marginalizados”, melhor repensar se é com este tipo de humor que queremos colaborar.

 

6. O texto “Os limites do humor” é um tipo de texto que pode ter várias leituras, sendo assim classificado com um texto _________________.

a)não literário, pois não tem outro significado.

b)literário, pois tem vários significados.

c)não tem significado nenhum, pois não se refere a nada.

d) todas as respostas.

 

7.                  A função _____________________da literatura é aquela que permite aos livros conter críticas a sociedade e a vida política em geral, seja apenas retratando em seu conteúdo essa vida  __________ O texto Os limites do humor tem como função feita pela literatura.

a)político-social, social.      b)mecânica, política.

c)escolar, filosófica.              d)empresarial, opinativa.

 

8.                  Que tipo de humor é criticado pela autora do texto Os limites do humor?

a)O humor que exalta as pessoas.

b)O humor que humilha as pessoas.

c) O humor que engradece as pessoas.

d) Somente as respostas B e C estão corretas.

 

Leia o texto e responda o que se pede:

O lobo e o cão

Um lobo e um cão encontraram-se num caminho. Disse o lobo: - Companheiro, você está com ótimo aspecto: gordo, o pelo lustroso...Estou até com inveja... - Ora, faça como eu - respondeu o cão - Arranje um bom amo. Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado...Minha única obrigação é latir à noite quando aparecem ladrões.  Venha comigo e você terá o mesmo tratamento. O lobo achou ótima a ideia e se puseram a caminho. Mas de repente o lobo reparou numa coisa.  - O que é isso no seu pescoço? Parece um pouco esfolado... - observou ele. - Bem – disse o cão - isso é da coleira. Sabe? Durante o dia meu amo me prende com uma coleira, que é para eu não assustar as pessoas que vêm visitá-lo. O lobo despediu-se do amigo ali mesmo: - Vamos esquecer – disse ele. – Prefiro minha liberdade à sua fartura.

(ROCHA, Ruth. Fábulas de Esopo. São Paulo: Editora Salamandra, 2010)

 

9.                  Por que o lobo sentia inveja do cão?

a)pela aparência rabugenta.

b)pela aparência saudável, sinal de boa vida.

c) Por estar preso e com coleira.

d) Somente as respostas B e C estão corretas.

 

10.              Qual seria a moral para a fábula lida?

a)comida não tem preço.

b)política é bom para todos.

c)liberdade não tem preço

d) Somente as respostas A e B estão corretas.

 


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