sábado, 23 de abril de 2022

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Leia o poema: Leilão de Jardim 

Cecília Meireles 

Quem me compra um jardim com flores? 

borboletas de muitas cores, lavadeiras e passarinhos, ovos verdes 

e azuis nos ninhos? 

Quem me compra este caracol? 

Quem me compra um raio de sol? 

Um lagarto entre o muro e a hera, uma estátua da Primavera? 

Quem me compra este formigueiro? 

E este sapo, que é jardineiro? 

E a cigarra e a sua canção? 

E o grilinho dentro do chão? 


Fonte:https://poesiaspreferidas.wordpress. com/2013/04/02/leilao-de-jardim-cecilia-meireles/ (Este é meu leilão!) Crédito: https://leiturinha.com.br/blog/os-melhorespoemas-de-cecilia-meireles-para-criancas/

Responda as questões sobre o poema: 

a) O que a autora está leiloando? 

b) Circule no texto o nome dos animais que serão leiloados. Por que você acha que ela escolheu estes animais para serem leiloados? 

c) Por que ela usa muitas vezes a expressão “quem me compra”? 

d) Encontre no poema as palavras que rimam e pinte cada par de rimas com uma cor diferente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...