sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Prova 1º ano - tipo B



logo30
Bimestre
TIPO B
Professor
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina
Literatura
Série:
1º ano
Turma
Turno
Data
____/____/2013
Aluno (a):

·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          Em questões objetivas, marque UMA única OPÇÃO.
·          Não use corretivo.
·          Use somente caneta PRETA;
·          “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração. Porque dele saem as fontes da vida”. (Pv. 4.23)






AVALIAÇÃO PARCIAL
Leia o texto abaixo e responda o que se pede:

Menina
              Netinho

Menina!
Que um dia eu conheci criança
Me aparece assim de repente
Linda, virou mulher

Menina!
Como pude te amar agora...
Te carreguei no colo, menina
Cantei prá ti dormir...(2x)

Lembro a menina feia
Tão acanhada e de pé no chão
Hoje maliciosa
Guarda segredo em seu coração
Seu coração!...

Menina!
Que tantas vezes fiz chorar
Achando graça quando ela dizia:
"Quando crescer vou
Casar com você"

Menina!
Como pude te amar agora...
Te carreguei no colo, menina
Cantei prá ti dormir...(2x)

Menina!
Que tantas vezes fiz chorar
Achando graça quando ela dizia:
"Quando crescer vou
Casar com você"

Menina!
Como eu pude te amar agora...
Te carreguei no colo, menina
Cantei prá ti dormir...(2x)
Cantei prá ti dormir!
Cantei prá ti dormir!
Cantei prá ti dormir!...



1.            O texto musical é aquele que combina elementos de linguagem verbal (palavras, língua escrita, poesia, versos e estrofes, rimas e ritmos) com elementos não - verbal (sons, música, instrumentos musicais etc.), ou seja, a linguagem empregada é mista. Essa letra de canção aborda que tema/assunto?

a)    O Jingle do Lek lek lek.
b)    Uma rememorização do período da infância e atual.
c)    O amor à natureza.
d)    O Jingle com o tema de sociologia.
e)    N.d.a.

2.            Observe o texto abaixo: na conhecida música/texto “Abandonada”, de Fafá de Belém se parece com as cantigas trovadorescas (estudadas em sala de aula) que foram as primeiras produções literárias da época e se dividiam em 4. Marque a única opção em que a música/texto “Abandonada” se encaixa:

Abandonada por você/ Apaixonada por você/ Eu vejo o vento te levar/ Mas tenho estrelas prá sonhar/ E ainda te espero todo dia...

a)       Cantigas de Amor: eu lírico é masculino que sofre por amor.
b)       Cantigas de Malmequer: em que se brinca com as crianças.
c)        Cantigas de Escárnio: ataque satírico indireto, não citando o nome da pessoa.
d)       Cantigas de Amigo: eu lírico é feminino que sofre por amor.
e)       Cantigas de Maldizer: ataque satírico direto, citando o nome da pessoa.
3.    O primeiro texto em língua portuguesa foi a:

a)    Cantiga da Irmãzinha, de Paio Soares de Taveirós.
b)    Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós.
c)    Cantiga da Vovozinha, de Lobo Mau da Silva Taveirós.
d)    Cantiga da Mamãezinha, de João da Silva Taveirós.
e)    N.d.a.

Leia o texto abaixo e marque um X na opção certa:

Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
4.    Qual é a temática (assunto) do texto?

a)    A amizade verdadeira.
b)    A vida triste de um cachorro.
c)    A vida da sociedade francesa.
d)    A guerra mundial.
e)    N.d.a.

5.       O texto “Disciplina do Amor” é um:

a)    Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
b)    Não - Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
c)    Não - Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
d)    Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
e)    N.d.a.

Veja a foto abaixo e responda:

http://rlv.zcache.com.br/o_makeover_poster-rc70db95f7b964a2a8bf3ef8b3fc951ee_aiblk_8byvr_512.jpg
6.    De acordo com o que foi visto em sala sobre intertextualidade – a relação dos textos sejam verbais ou não verbais -, ela se divide em paródia (bagunçar) ou paráfrase (recontar), observa-se nessa imagem que há uma:


a)            Paródia.
b)            Paráfrase.
c)            Palavraparáfrase.


d)            Palavraparódia.
e)            N.d.a

A música é algo que expressa o sentimento do eu – lírico. Leia a música abaixo e responda a questão proposta


Pense Em Mim
Em vez de você ficar pensando nele,
Em vez de você viver chorando por ele,
Pense em mim, chore por mim,
Liga pra mim, não, não liga pra ele,
Pra ele! Não chore por ele!





Se lembre que eu há
Muito tempo te amo! Te amo! Te amo!
Quero fazer você feliz!
Vamos pegar o primeiro avião
Com destino a felicidade.
A felicidade pra mim é você.


7.            O texto acima é exemplo de uma:

a)    Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma mulher.
b)    Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é uma mulher que sofre por um homem.
c)    Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um feminino que sofre por um homem.
d)    Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma mulher.
e)    N.d.a.

Leia o texto abaixo e responda a questão proposta:
Numa madrugada qualquer, um ladrão entra pelos fundos de uma casa e  começa, em silêncio, a arrombar a porta dos fundos...Logo no início, escuta uma voz sussurrando:
- Jesus tá te olhando!
O ladrão se assusta, olha para os lados (na penumbra), mas não vê nada... Segue tentando arrombar a porta e escuta novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Meio incrédulo, mas com a certeza de ter escutado a frase, olha novamente ao seu redor e nada... Quando reinicia sua "tarefa", ouve novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Dessa vez, ele percebe de onde vem a voz e acende a lanterna, iluminando um canto da área e serviço...
Nisso, ele vê um papagaio na gaiola e já aliviado, pergunta:
- Ah... é você o Jesus?
E o papagaio responde:
- Não. Eu sou o Judas.
- Judas??? E quem é o louco que bota o nome de Judas em um papagaio?
- O mesmo que botou o nome de Jesus no Pitbull.
- PEGA...... JESUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

8.    Gil Vicente foi o maior teatrólogo da língua portuguesa e suas principais obras foram “Auto da Visitação” e “A farsa de Inês Pereira”. Baseado nos comentários em sala de aula, responda o que se pede. Que elementos da linguagem teatral estão indicados no texto?

a)    Os diálogos, o cenário, as poesias, as declamações, a multidão.
b)    O cenário, a entrada das personagens, a reações, os diálogos.
c)    O horário, o dia a dia das personagens, os monólogos, as premonições.
d)    O diário, a escrita, as lágrimas do menino, a fala do namorado.
e)    N.d.a.


9.    A música é algo que expressa o sentimento do eu – lírico. Leia a música abaixo e responda a questão proposta


Verônica

Verônica, me sinto tão só
Quando não estais junto a mim
Verônica, eu quero dizer
Que te amo tanto


Que não posso mais
Que te quero tanto, amor
Quero teus olhos, olhar
Quero tua boca, beijar.


O texto acima é exemplo de uma:

a)    Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma mulher.
b)    Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é uma mulher que sofre por um homem.
c)    Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um feminino que sofre por um homem.
d)    Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma mulher.
e)    N.d.a.


10.  Leia o texto abaixo e responda:


Era a Chapeuzinho amarelo
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada,
Deitada, mas sem dormir,
Com medo de pesadelo


HOLLANDA, Chico Buarque de. In: Literatura comentada. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

·         O texto trata de uma menina que:


a)    Brincava de amarelinha.
b)    Gostava de festas.
c)    Subia e descia escadas.
d)    Tinha medo de tudo.
e)    N.d.a.


·         O texto “Chapeuzinho amarelo” é uma:

a)    Paráfrase da história de Chapeuzinho Vermelho.
b)    Paródia da história de Chapeuzinho Vermelho.
c)    Palavraparódia de Chapeuzinho Encarnado.
d)    Palavraparáfrase de Chapeuzinho Encarnado.
e)    N.d.a.

·         Esse texto é:

a)    Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
b)    Não - Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
c)    Não - Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
d)    Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
e)    N.d.a.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...