|
Bimestre
2º
TIPO B
|
Professor
MARCONILDO VIEGAS
|
Disciplina
Literatura
|
||
Série:
1º ano
|
Turma
|
Turno
|
Data
____/____/2013
|
||
Aluno (a):
|
|||||
·
Não serão
consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·
Em questões
objetivas, marque UMA única OPÇÃO.
·
Não use corretivo.
|
·
Use somente
caneta PRETA;
·
“Sobre tudo o
que se deve guardar, guarda o teu coração. Porque dele saem as fontes da
vida”. (Pv. 4.23)
|
||||
AVALIAÇÃO PARCIAL
Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
Menina
Menina!
Que um dia eu conheci criança
Me aparece assim de repente
Linda, virou mulher
Que um dia eu conheci criança
Me aparece assim de repente
Linda, virou mulher
Menina!
Como pude te amar agora...
Te carreguei no colo, menina
Cantei prá ti dormir...(2x)
Cantei prá ti dormir...(2x)
Lembro a menina feia
Tão acanhada e de pé no chão
Hoje maliciosa
Guarda segredo em seu coração
Seu coração!...
Tão acanhada e de pé no chão
Hoje maliciosa
Guarda segredo em seu coração
Seu coração!...
Menina!
Que tantas vezes fiz chorar
Achando graça quando ela dizia:
"Quando crescer vou
Casar com você"
Que tantas vezes fiz chorar
Achando graça quando ela dizia:
"Quando crescer vou
Casar com você"
Menina!
Como pude te amar agora...
Te carreguei no colo, menina
Cantei prá ti dormir...(2x)
Cantei prá ti dormir...(2x)
Menina!
Que tantas vezes fiz chorar
Achando graça quando ela dizia:
"Quando crescer vou
Casar com você"
Que tantas vezes fiz chorar
Achando graça quando ela dizia:
"Quando crescer vou
Casar com você"
Menina!
Como eu pude te amar agora...
Te carreguei no colo, menina
Cantei prá ti dormir...(2x)
Cantei prá ti dormir...(2x)
Cantei prá ti dormir!
Cantei prá ti dormir!
Cantei prá ti dormir!...
Cantei prá ti dormir!
Cantei prá ti dormir!...
1.
O
texto musical é aquele que combina elementos de linguagem verbal (palavras,
língua escrita, poesia, versos e estrofes, rimas e ritmos) com elementos não -
verbal (sons, música, instrumentos musicais etc.), ou seja, a linguagem
empregada é mista. Essa letra de canção aborda que tema/assunto?
a) O Jingle do Lek lek lek.
b) Uma rememorização do período da
infância e atual.
c) O amor à natureza.
d) O Jingle com o tema de sociologia.
e) N.d.a.
2.
Observe o texto
abaixo: na conhecida música/texto “Abandonada”, de Fafá de Belém se parece com
as cantigas trovadorescas (estudadas em sala de aula) que foram as primeiras
produções literárias da época e se dividiam em 4. Marque a única opção em que a
música/texto “Abandonada” se encaixa:
Abandonada
por você/ Apaixonada por você/ Eu vejo o vento te levar/ Mas tenho estrelas prá
sonhar/ E ainda te espero todo dia...
a) Cantigas de Amor: eu lírico é
masculino que sofre por amor.
b) Cantigas de Malmequer: em que se brinca com
as crianças.
c)
Cantigas de Escárnio: ataque satírico indireto, não citando o nome da pessoa.
d) Cantigas de Amigo: eu lírico é feminino
que sofre por amor.
e) Cantigas de Maldizer: ataque satírico
direto, citando o nome da pessoa.
3. O primeiro
texto em língua portuguesa foi a:
a)
Cantiga da Irmãzinha, de Paio Soares de Taveirós.
b)
Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós.
c)
Cantiga da Vovozinha, de Lobo Mau da Silva Taveirós.
d)
Cantiga da Mamãezinha, de João da Silva Taveirós.
e)
N.d.a.
Leia o texto abaixo e marque um X na opção certa:
Foi na França, durante a
Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias,
pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco
antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na
maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila
inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e
ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para
logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu
dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo
era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?
Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a
orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono
bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal
de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se
tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num
bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram
prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele
disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o
passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem
soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares
voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro
já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua
esquina.
As pessoas estranhavam,
mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o
focinho voltado para aquela direção.
Disponível
em: http://deixaelaentrar.blogspot.com/2010/02/disciplina-do-amor-lygia-fagundes.html.
Acesso em 30/08/2010.
4. Qual é a temática (assunto) do texto?
a)
A
amizade verdadeira.
b)
A
vida triste de um cachorro.
c)
A
vida da sociedade francesa.
d)
A
guerra mundial.
e)
N.d.a.
5.
O texto “Disciplina do Amor” é um:
a)
Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
b)
Não - Literário, pois passa somente a
informação, sem provocar a emoção, a reflexão e o riso.
c)
Não - Literário, pois provoca a
emoção, a reflexão e o riso.
d)
Literário, pois passa somente a informação, sem
provocar a emoção, a reflexão e o riso.
e)
N.d.a.
Veja
a foto abaixo e responda:
6.
De
acordo com o que foi visto em sala sobre intertextualidade – a relação dos
textos sejam verbais ou não verbais -, ela se divide em paródia (bagunçar) ou
paráfrase (recontar), observa-se nessa imagem que há uma:
a)
Paródia.
b)
Paráfrase.
c)
Palavraparáfrase.
d)
Palavraparódia.
e)
N.d.a
A música é algo que expressa o sentimento do eu – lírico. Leia a música
abaixo e responda a questão proposta
Pense Em Mim
Em vez de você ficar pensando nele,
Em vez de você viver chorando por ele,
Pense em mim, chore por mim,
Liga pra mim, não, não liga pra ele,
Pra ele! Não chore por ele!
Em vez de você viver chorando por ele,
Pense em mim, chore por mim,
Liga pra mim, não, não liga pra ele,
Pra ele! Não chore por ele!
Se
lembre que eu há
Muito tempo te amo! Te amo! Te amo!
Quero fazer você feliz!
Vamos pegar o primeiro avião
Com destino a felicidade.
A felicidade pra mim é você.
Muito tempo te amo! Te amo! Te amo!
Quero fazer você feliz!
Vamos pegar o primeiro avião
Com destino a felicidade.
A felicidade pra mim é você.
7.
O texto acima é exemplo de uma:
a) Cantiga de amor, porque o eu – lírico
é um homem que sofre por uma mulher.
b) Cantiga de amigo, porque o eu –
lírico é uma mulher que sofre por um homem.
c) Cantiga de amor, porque o eu – lírico
é um feminino que sofre por um homem.
d) Cantiga de amigo, porque o eu –
lírico é um homem que sofre por uma mulher.
e) N.d.a.
Numa madrugada qualquer, um ladrão entra pelos fundos de uma
casa e começa, em silêncio, a arrombar a porta dos fundos...Logo no
início, escuta uma voz sussurrando:
- Jesus tá te olhando!
O ladrão se assusta, olha para os lados (na penumbra), mas não
vê nada... Segue tentando arrombar a porta e escuta novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Meio incrédulo, mas com a certeza de ter escutado a frase, olha novamente ao seu redor e nada... Quando reinicia sua "tarefa", ouve novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Dessa vez, ele percebe de onde vem a voz e acende a lanterna, iluminando um canto da área e serviço...
Nisso, ele vê um papagaio na gaiola e já aliviado, pergunta:
- Ah... é você o Jesus?
E o papagaio responde:
- Não. Eu sou o Judas.
- Judas??? E quem é o louco que bota o nome de Judas em um papagaio?
- O mesmo que botou o nome de Jesus no Pitbull.
- PEGA...... JESUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.
- Jesus tá te olhando!
Meio incrédulo, mas com a certeza de ter escutado a frase, olha novamente ao seu redor e nada... Quando reinicia sua "tarefa", ouve novamente a voz:
- Jesus tá te olhando!
Dessa vez, ele percebe de onde vem a voz e acende a lanterna, iluminando um canto da área e serviço...
Nisso, ele vê um papagaio na gaiola e já aliviado, pergunta:
- Ah... é você o Jesus?
E o papagaio responde:
- Não. Eu sou o Judas.
- Judas??? E quem é o louco que bota o nome de Judas em um papagaio?
- O mesmo que botou o nome de Jesus no Pitbull.
- PEGA...... JESUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.
Disponível
em: http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/pdfs/contos/a_marca_de_uma_lagrima.pdf>.
Acesso em 28 de maio de 2013.
8. Gil Vicente foi o maior
teatrólogo da língua portuguesa e suas principais obras foram “Auto da
Visitação” e “A farsa de Inês Pereira”. Baseado nos comentários em sala de aula,
responda o que se pede. Que elementos da linguagem teatral estão indicados no
texto?
a) Os diálogos, o cenário,
as poesias, as declamações, a multidão.
b) O cenário, a entrada das personagens, a reações, os diálogos.
c) O horário, o dia a dia
das personagens, os monólogos, as premonições.
d) O diário, a escrita, as
lágrimas do menino, a fala do namorado.
e) N.d.a.
9.
A música é algo que expressa o sentimento do eu – lírico. Leia a música
abaixo e responda a questão proposta
Verônica
Verônica, me sinto tão só
Quando não estais junto a mim
Verônica, eu quero dizer
Que te amo tanto
Quando não estais junto a mim
Verônica, eu quero dizer
Que te amo tanto
Que não posso mais
Que te quero tanto, amor
Quero teus olhos, olhar
Quero tua boca, beijar.
Que te quero tanto, amor
Quero teus olhos, olhar
Quero tua boca, beijar.
O texto acima é exemplo de uma:
a)
Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma
mulher.
b)
Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é uma mulher que sofre por um
homem.
c)
Cantiga de amor, porque o eu – lírico é um feminino que sofre por um
homem.
d)
Cantiga de amigo, porque o eu – lírico é um homem que sofre por uma
mulher.
e)
N.d.a.
10. Leia o
texto abaixo e responda:
Era a
Chapeuzinho amarelo
Amarelada
de medo.
Tinha
medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não
ria.
Em festa
não aparecia.
Não subia
escada
nem
descia.
Não
estava resfriada,
mas
tossia.
Ouvia
conto de fada e estremecia.
Não
brincava mais de nada,
nem
amarelinha.
Tinha
medo de trovão.
Minhoca,
pra ela, era cobra.
E nunca
apanhava sol,
porque
tinha medo de sombra.
Não ia
pra fora pra não se sujar.
Não
tomava banho pra não descolar.
Não
falava nada pra não engasgar.
Não
ficava em pé com medo de cair.
Então
vivia parada,
Deitada,
mas sem dormir,
Com medo
de pesadelo
HOLLANDA, Chico Buarque de. In: Literatura
comentada. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
·
O texto
trata de uma menina que:
a)
Brincava
de amarelinha.
b)
Gostava
de festas.
c)
Subia e
descia escadas.
d)
Tinha
medo de tudo.
e)
N.d.a.
·
O texto
“Chapeuzinho amarelo” é uma:
a)
Paráfrase
da história de Chapeuzinho Vermelho.
b)
Paródia
da história de Chapeuzinho Vermelho.
c)
Palavraparódia
de Chapeuzinho Encarnado.
d)
Palavraparáfrase
de Chapeuzinho Encarnado.
e)
N.d.a.
·
Esse
texto é:
a) Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
b) Não - Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a
reflexão e o riso.
c) Não - Literário, pois provoca a emoção, a reflexão e o riso.
d) Literário, pois passa somente a informação, sem provocar a emoção, a
reflexão e o riso.
e) N.d.a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário