1.
Leia o texto abaixo e responda o que
se pede:
FALTA PEDREIRO
Superinteressante
São Paulo, Abril, n. 280
“Falta pedreiro”, estão reclamando os mestres
de obras. Os melhores estão empregados nas construções de prédios caros. Se você
quiser reformar o seu apartamento agora, talvez tenha que lidar com
profissionais menos competentes do que havia por aí. São as dores do
crescimento econômico. Se fosse só isso, vá lá. O problema mesmo é a falta de
gente boa para ocupar as vagas que aparecem no topo da pirâmide. O Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) calculou que, se a economia crescer mais de
5% ao ano em média nesta década (que é o que todos esperam), haverá uma falta
crônica de engenheiros no mercado. E já dá para sentir efeitos da escassez
(falta) hoje mesmo. Agora um engenheiro põe o pé para fora da faculdade
ganhando R$ 4.500.000, em média, o dobro do que era em 2006. Nas áreas em que a
demanda (procura) mais subiu, como a da extração de petróleo e gás,
contracheques de R$30 mil são comuns.
- O texto é uma estrutura composta de frases e/ou imagens que se relacionam, formando um sentido completo, de acordo com o contexto em que foram produzidas. No texto em estudo, observa-se que: Há falta de pedreiros, segundo o texto, porque: (1 ponto)
A) os nordestinos
deixaram de vir para os grandes centros.
B) os salários são
relativamente baixos.
C) a profissão é
muito sacrificada.
D) há muitas obras em
andamento.
E) N.d.a.
- A expressão “Falta pedreiro” está entre aspas porque o autor do texto quer mostrar que: (1 ponto)
A) tais palavras
indicam uma crítica à situação econômica.
B) tais vocábulos
(palavras) estão escritos de forma errada.
C) essas são palavras
dos mestres de obras.
D) essas palavras não
são verdadeiras.
E) N.d.a.
- Ao dizer que “os melhores (pedreiros) estão empregados em prédios caros”, o autor do texto quer mostrar que os melhores pedreiros são aqueles que: (1 ponto)
A) gostam de
trabalhar em lugares chiques.
B) querem exibir-se
para os demais pedreiros.
C) trabalham onde
lhes pagam melhores salários.
D) desejam trabalhar
onde a paisagem é mais bonita.
E) pretendem
continuar trabalhando nesses prédios após ficarem prontos.
- Concisão é um artifício na construção de um texto, pois não devemos estender em excesso o que desejamos dizer, para não torná-lo cansativo e pouco atraente. Vendo a seguinte frase: “Se você quiser reformar o seu apartamento agora...”; pergunta-se: nesse segmento do texto, o pronome em negrito (destaque) refere-se: (1 ponto)
A) aos mestres de
obras.
B) aos donos de
prédios caros.
C) aos pedreiros
desempregados.
D) aos engenheiros
recém-formados.
E) aos leitores
desejosos de fazer reformas.
- A característica do texto lido é de que ele é um texto: (1 ponto)
a) Narrativo, ou seja, narra ou relata fatos
reais ou fictícios.
b)
Apelativo/Injuntivo, ou seja, faz com que o
interlocutor (leitor) tome alguma atitude e muda comportamento.
c) Expositivo, ou seja, expõe informações e
transmite conhecimentos.
d) Descritivo, ou seja, descreve seres e
paisagens.
e) N.d.a.
- Esse texto é um (a): (1 ponto)
a)
Receita
é um texto que orienta o leitor no preparo de um prato culinário.
b)
Entrevista
é um gênero textual que se caracteriza por ter um título que se destaca a ideia
central e uma curta apresentação do entrevistado e do tema. Em seguida, vem as
perguntas ao entrevistado.
c)
Artigo
é um texto argumentativo que defende um ponto de vista e convence o leitor,
usando argumentos.
d)
Conto
maravilhoso é uma narrativa em que um fato ou elemento mágico, fantástico,
sobrenatural, interfere no rumo da história.
e)
N.d.a.
- Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
A raposa e as uvas
Num dia quente de verão, a raposa passeava
por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
Que delícia”, pensou a raposa, “era disso
que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou,
sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da
videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas
quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa.
htm)
- A frase que expressa uma opinião é (1 ponto)
(A) “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ.
1)
(B) “sua atenção foi capturada por um cacho
de uvas.” (ℓ. 2)
(C) “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 5)
(D) “aposto que estas uvas estão verdes”
(ℓ. 5-6)
(E) “ Exausta e
frustrada, a raposa afastou-se... “ (l. 5)
·
Que
tipo de texto é esse: (1 ponto)
f) Narrativo, ou seja, narra ou relata fatos
reais ou fictícios.
g)
Apelativo/Injuntivo, ou seja, faz com que o
interlocutor (leitor) tome alguma atitude e muda comportamentos.
h) Expositivo, ou seja, expõe informações e
transmite conhecimentos.
i) Descritivo, ou seja, descreve seres e
paisagens.
j) N.d.a.
- No final da história, a raposa foi (1 ponto)
(A) preguiçosa. (B) cuidadosa. (C) esperta. (D) ingênua.
- Esse texto é um (a): (1 ponto)
a)
Receita
é um texto que orienta o leitor no preparo de um prato culinário.
b)
Entrevista
é um gênero textual que se caracteriza por ter um título que se destaca a ideia
central e uma curta apresentação do entrevistado e do tema. Em seguida, vem as
perguntas ao entrevistado.
c)
Artigo
é um texto argumentativo que defende um ponto de vista e convence o leitor,
usando argumentos.
d)
Conto
maravilhoso é uma narrativa em que um fato ou elemento mágico, fantástico,
sobrenatural, interfere no rumo da história.
e)
N.d.a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário