|
Bimestre
3º
TIPO
A
|
Professor
MARCONILDO
VIEGAS
|
Disciplina
REDAÇÃO
|
||
Série:
8º ano
|
Turma
|
Turno
|
Data
____/____/2013
|
||
Aluno(a):
|
|||||
·
Não serão
consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·
MARQUE apenas
UMA ÚNICA opção QUANDO REALMENTE TIVER CERTEZA.
|
·
Não use
corretivo;
·
Use somente
caneta PRETA .
·
O Teste Escrito
vale 5 pontos e o Teste On Line 5
pontos
|
||||
AVALIAÇÃO PARCIAL
Veja o texto e responda as
questões. (1,5 pontos)
A Menina
dos fósforos
Hans Christian Andersen
Estava muito frio, a neve caía e já estava começando a
escurecer. Era a noite do último dia do ano. Uma menina descalça e sem agasalho
andava pelas ruas, no frio e no escuro. Quando atravessou correndo para fugir
dos carros, a menina perdeu os chinelos que tinham sido da mãe e eram grandes
demais. Um ela não achou mais e um garoto levou o outro, dizendo que ia usar
como berço quando tivesse um filho.
A menina já estava com os pés roxos de frio. Tinha um
pacotinho de fósforos na mão e outro no avental velho. Naquele dia não tinha conseguido
vender nada e estava sem um tostão (sem dinheiro). Com frio e com fome, ela
andava pelas ruas morrendo de medo. A neve caía no cabelo cacheado, mas ela não
podia pensar nem no cabelo nem no frio. As casas estavam iluminadas e havia por
toda parte um cheirinho gostoso de assado de ano novo. Era nisso que ela
pensava.
Num cantinho entre duas casas, ela se encolheu toda, mas
continuava sentindo muito frio. Voltar para casa, nem pensar: sem dinheiro, sem
ter vendido nada, era certo o castigo do pai. Além do mais, a casa deles também
era muito fria, sem forro e com o telhado cheio de furos e emendas, por onde o
vento entrava assobiando.
Com
as mãos geladas, pensou em acender um fósforo. Conseguiu. A chama pequenina
parecia uma vela na concha da mão. A menina se imaginou diante de uma lareira
enorme com o fogo esquentando tudo e ela também. Mas logo a chama apagou e a
lareira sumiu. Ela só ficou com o fósforo queimando na mão.
Acendeu outro que, brilhando, fez a parede ficar
transparente. Ela viu a casa por dentro: a mesa posta, a toalha branca, a louça
linda. O assado, o recheio, as frutas. Não é que o assado, com o garfo e faca
espetados, pulou do prato e veio correndo até onde ela estava?
Mas o fósforo apagou e ela só viu a parede grossa e úmida.
Acendeu mais um fósforo e se viu junto de uma belíssima
árvore de Natal.
Maior do que uma que tinha visto antes. Velinhas e figuras
coloridas enchiam os galhos verdes. A menina esticou o braço e… o fósforo
apagou. Mas as velinhas começaram a subir, a subir e ela viu que eram estrelas.
Uma virou estrela cadente e riscou o céu.
-Alguém deve ter morrido. A avó – única pessoa que tinha
gostado dela de verdade e que já tinha morrido – sempre dizia: “Quando uma
estrela cai, é sinal de que uma alma subiu para o céu”.
A menina riscou mais um fósforo e, no meio do clarão, viu a
avó tão boa e tão carinhosa, contente como nunca.
-Vovó, me leva embora! Sei que você não vai mais estar aqui
quando o fósforo apagar. Você vai desaparecer como a lareira, o assado e a
árvore de Natal.
E foi acendendo os outros fósforos para que a avó não
sumisse. Foi tanta luz que parecia dia. E a avó ali, tão bonita, tão bonita.
Pegou a menina no colo e voou com ela para onde não fazia frio e não havia fome
nem dor. Foram para junto de Deus.
De manhãzinha, as pessoas viram no canto entre duas casas
uma menina corada e sorrindo. Estava morta. Tinha morrido de frio na última
noite do ano. Nas mãos, uma caixa de fósforos queimados.
-Ela tentou se esquentar, coitadinha.
Ninguém podia adivinhar tudo o que ela tinha visto, o
brilho, a avó, as alegrias de um ano novo.
·
Esse texto
acima é do tipo:
a) Carta de Leitor
b) Crônica argumentativa e reflexiva.
c) Carta de Reclamação
d) Dissertação escolar.
·
Por que
não adiantaria a menina voltar para casa naquela noite?
·
Aos poucos
a menina vai perdendo a noção da realidade, por que a menina passou a fantasiar
os fatos?
·
Há sempre
nas narrativas (românticas) um final feliz. Pode – se dizer que neste texto há
um final feliz? (Resposta válida com justificativa).
·
O texto narrativo
é composto por elementos que envolvem todos os momentos da história descrita.
a) Quem é (são) o (s) protagonista (s)?
b) Quem é (são) o (s) antagonista (s)?
c) Quem é (são) o (s) coadjuvante (s)?
d) Local/Espaço?
e) Tempo cronológico ou psicológico?
2. Leia
esta Carta Aberta enviada ao Jornal O Globo (2
pontos)
O supermercado XXX tem o costume absurdo de não
fornecer um centavo de troco nas famigeradas compras terminadas em 99 centavos.
Já falei mais de uma vez com o gerente, que sempre me pede desculpas, mas nunca
vai até o caixa que me atendeu para pegar meu um centavo que ficou faltando. Já
chegaram ao cúmulo de me perguntar se podiam me dever R$0,05. De um em um, eles fazem sua caixinha. Tal atitude me
causa indignação. Se a empresa não tem o troco para dar ao cliente, ela deve
arcar com o prejuízo, dando o valor do troco a mais e não o contrário.
·
O
texto é uma carta de reclamação onde o destinatário é:
A) o jornal.
B) os leitores.
C) o gerente do supermercado.
D) os fregueses do supermercado.
·
No
texto lido, o motivo da reclamação do leitor é:
A) o não atendimento do gerente.
B) os funcionários do supermercado atenderem mal.
C) a não devolução do troco de um centavo.
D) a empresa não ter paciência com os fregueses.
·
“Já
falei MAIS DE UMA VEZ com o gerente...”. A expressão que NÃO tem um sentido
igual ao da expressão em destaque no texto é:
A) inúmeras vezes.
B) raras vezes.
C) muitas vezes.
D) várias vezes.
·
Os
elementos de coesão para tornar o texto mais coerente estão sempre presentes em
textos bem escritos. O termo destacado “eles”,
refere-se a:
a)
Aos
professores de Química.
b)
Aos
professores em geral.
c)
Aos
gerentes dos supermercados.
d)
Aos
vereadores de João Pessoa.
3. A inspiração para uma crônica pode vir de várias
fontes: da vida do próprio cronista, de fatos que ele observa ou mesmo do
noticiário. Nesse tipo de texto, o aspecto da vida do cronista serve como
ponto de partida para o desenvolvimento do texto. A crônica pode ter como objetivo fazer o leitor
refletir, de forma crítica, sobre o tema abordado, ou apenas entreter esse
leitor. (0,5 pontos)
O
Boletim Escolar
Uma garota tinha que entregar o boletim escolar dela
para os seus pais e, as notas ali, não eram as notas do sonho de nenhuma mãe
muito menos de nenhum pai. Ela usou a criatividade para contar essa
maravilhosa notícia.
Oi papai! Oi mamãe!
É com o coração partido, mas muito feliz da vida. Que eu
digo para vocês que eu estou apaixonada pelo Dudu, ele é o homem da minha
vida. Ele é tudo de bom.
Estou absolutamente fascinada com as suas tatuagens, com
aquele cabelo moicano, com aqueles ferros e piercings que ele coloca naquele
corpinho maravilhoso. Entretanto. Tenho que lhes contar que não é só isso. O
Douglas, aquele menino que vocês não gostam dele de jeito nenhum, ele
está com a gente.
Portanto não se preocupem comigo. Já tenho 15 anos e sei
muito bem me virar sozinha, tá?
Com amor e carinho da sua querida filhinha.
Ah! Pai, mãe, isso é só uma brincadeirinha viu! Estou na
casa da Mariana, só queria mostrar para vocês que há coisas bem
piores na vida que estas notas que estão aí no boletim. Não se estressem Ok!.
No ano que vem eu me recupero. Beijinhos!
Resposta dos pais:
Resposta dos pais:
Querida filhinha,
Quando a sua mãe leu a sua carinhosa cartinha, ela
passou muito mal e foi parar no pronto socorro. Imediatamente você foi retirada
do nosso testamento e sua parte da herança será do seu irmão. Todas
as coisas do seu quarto foram doadas para o pessoal do orfanato, cancelamos o
seu celular e o seu cartão de crédito. Todos os seus Cd’s do NX0,
do Justin Bieber, do Restart, do Cine, do Jonas Brothers, do Fiuk e do
Luan Santana nós doamos para a Karina do segundo andar, aquela mesma garota que
você acha insuportável. Lembra? Ela é aquela garota super legal que no ano
passado roubou o Rafinha, aquele seu namorado que até hoje você não esquece. Pode
ir arrumando um bom emprego porque dinheiro daqui de casa nem em sonho viu.
Enfim, espero que você seja muito feliz na sua nova vida.
Nota! Filha querida, claro que tudo isso não passa
de uma brincadeirinha da nossa parte. A sua mãe está aqui comigo assistindo Eu
a Patroa e as Crianças e tudo está bem.
Só queríamos lhe mostrar que há coisa bem piores do que
passar as próximas cinco semanas sem sair de casa, sem celular, sem Internet,
sem vídeo game, sem televisão e, principalmente, sem ir à casa da Camila.
Tudo isso por causa dessas notas ridículas e, dessa brincadeira idiota que
você fez com agente.
Edilson Rodrigues Silva
·
Qual é o objetivo da crônica lida?
(1 ponto)
Leia o texto abaixo e responda as
questões propostas
Lady Gaga sempre no lado da paz
“Eu já havia dito inúmera vezes ao
meus fãs, seja pessoalmente ou em ‘tweets’, e, principalmente, através da mensagem e campanha da ‘Born This Way Foundation’. Minha mãe e eu somos apaixonadas pela tolerância, aceitação e
bondade e eu me esforço desde o início da minha carreira para que saibam que é
isso que eu apoio como artista.”
“Enquanto possa parecer difícil às
vezes ouvir coisas que as pessoas dizem ou escrevem sobre mim, ou pela natureza da
indústria que nos constrói e nos destrói, eu sinto a necessidade de trazê-los todos para cá em função da ‘Born This Way
Foundation’.”
“Transmitir ameaças de qualquer
tipo, usando linguagem abusiva, de ódio ou provocativa a outros na internet é
algo que não é apoiado por mim ou por qualquer coisa que eu apoie. O que eu
tenho visto transparecer é errado e tem feito com que me sinta mal e já deixei
muito claro o que penso sobre igualdade e compaixão.”
“Eu sei o quão indignados vocês se
sentem às vezes e eu sei que dizem coisas sobre mim que fazem você sentirem
como se estivesse atingindo vocês mesmos. Mas a música é amor e compartilhar a
magia do teatro. Apesar da cultura pop e da sociedade ter se tornado mais
negativa e crítica sob o artista ao longo dos anos, ao aderirem à essa negatividade,
vocês estão permitindo que ela se espalhe.”
“Eu lhes peço encarecidamente
que continuem a mudança para a positividade e que reconheçam que
esse comportamento é errado vejo na internet não é o que vejo nos meus shows.
As pessoas lidam com a insegurança de inúmeras formas diferentes. A natureza
anônima das redes social deixa fácil para que muitos espalhem bullying e ódio
com os outros sem nenhum tipo de repressão. Mas esta não é uma maneira saudável
de lidar com suas emoções.”
“É exatamente o que minha mãe e eu
procuramos ensinar com a ‘Born This Way Foundation’. Promovemos o
desenvolvimento de habilidades e orientação psicológica que proporcione outra
forma de saída de suas emoções. Libere-as na arte, na música, na criatividade.
Pare o drama e comece a música.”
“Também peço ao Twitter e às outras
plataformas de mídias sociais que apoiem este esforço de monitorar e controlar
a linguagem abusiva e do ódio, já que não sei se sou capaz de fazê-lo sozinha.
Por favor, representem a mim mim e à nossa comunidade com a os valores pelos
quais vivemos e prezamos.
Amo vocês.”
Disponível
em: < http://www.boainformacao.com.br/2013/08/em-carta-aberta-lady-gaga-pede-mais-tolerancia-na-internet/ >. Acesso em 26 de nov de
2011.
·
A carta
aberta é um texto argumentativo que apresenta a opinião de uma ou mais pessoas,
entidades, sindicatos, etc. diante de uma questão de interesse coletivo. Pode
ter um destinatário amplo ou especifico. No texto em estudo, quem são o
remetente e o destinatário da carta?
·
Em que
órgão da imprensa foi publicado a carta aberta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário