domingo, 18 de agosto de 2013

Prova 8º ano



1.    o e responda o que se pede:
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Bimestre
TIPO B
Professor
MARCONILDO VIEGAS
Disciplina
REDAÇÃO
Série:
8º ano
Turma
Turno
Data
____/____/2013
Aluno (a):
·          Não serão consideradas questões sem cálculos ou rasuradas;
·          Em questões objetivas, marque UMA única OPÇÃO. Qualquer OUTRA marca, ANULA a questão. Marque quando tiver absoluta CERTEZA.
·          Não use corretivo;
·          Use somente caneta PRETA;
·          “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre do que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens para o futuro.” (D. Pedro II)










Ser supersticioso aumenta suas chances de sucesso



Boa sorte rolando solta na sexta-feira 13.

“Boa sorte”, “cruze os dedos”, “bate na madeira”. A gente sempre solta umas do tipo, né? Mesmo sabendo que o efeito dessas superstições é nulo. Mas aí aparece um estudo da Universidade de Colônia, na Alemanha, para mostrar que, no fim das contas, não, não é nulo. Pelo contrário: segundo os pesquisadores, se agarrar a amuletos (tipo trevos de quatro folhas) ou dizeres de sorte (o próprio “boa sorte!”) aumenta mesmo as chances de sucesso.

Em quatro experimentos, voluntários com a superstição aguçada (aumentada) tiveram melhor performance (desempenho) em jogos de golfe, anagramas (desenhos), testes de coordenação motora e de memória. No golfe, por exemplo, os que acreditavam estar jogando com “bolas da sorte” se saíram 35% melhor. E por quê? “A superstição impulsiona (eleva) a confiança no próprio sucesso em dada tarefa, o que melhora a dedicação e, por consequência, a performance (empenho)”, explica o estudo.
Mas os caras ressaltam (afirmam com clareza) que, é claro, acreditar na boa sorte só pode ter algum efeito positivo nos casos em que a pessoa tem controle sobre o resultado – como num jogo de golfe. “A sorte não ajuda pessoas que apostam na loteria”, dizem. Até onde eles sabem, pelo menos.


http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/ser-supersticioso-aumenta-suas-chances-de-sucesso/

·         O texto é uma estrutura composta de frases e/ou imagens que se relacionam, formando um sentido completo, de acordo com o contexto em que foram produzidas.  No texto em estudo, observa-se que em relação às ideias desenvolvidas no texto, é correto afirmar que (1 ponto)

(A) acreditar firmemente na boa sorte pode melhorar o desempenho do indivíduo.
(B) o papel dos amuletos nos jogos de azar é decisivo para a performance (desempenho) dos jogadores.
(C) os descrentes (que não creem) estão mais bem preparados para as competições do que os supersticiosos.
(D) os dizeres de boa sorte funcionam sempre, independentemente de se acreditar ou não neles.
(E) N.d.a.

·         No texto, a palavra “superstição” (linha 14) foi usada no sentido de (1 ponto)

(A) crença ou noção que leva a criar falsas obrigações em relação a deuses imaginários.
(B) apego fundamentado (tem por base) qualquer símbolo ou coisa que seja científica e racional.
(C) crença em presságios e sinais, originada por acontecimentos ou coincidências.
(D) religião primitiva, em que se cultuam espíritos que se crê estarem presentes nas coisas e nas forças da natureza.
(E) N.d.a.

·         Concisão é um artifício na construção de um texto, pois não devemos estender em excesso o que desejamos dizer, para não torná-lo cansativo e pouco atraente. Vendo a seguinte frase: “Mas os caras ressaltam que, é claro, acreditar na boa sorte [...]” (linha 16), a palavra “caras” retoma, de acordo com os sentidos do texto, (1 ponto)

(A) “pessoas”.         (B) “voluntários”.         (C) “experimentos”.          (D) “pesquisadores”.       (E) N.d.a.

·         Do enunciado “Até onde eles sabem, pelo menos” (linha 18), pode-se compreender que os resultados dos estudos feitos na Universidade de Colônia são (1 ponto)

(A) politizados                              (B) inconsequentes. (sem consequência)      (C) provisórios. (do momento)          
(D) conclusivos. (finalizados)       (E) N.d.a.

  •  A característica do texto lido é de que ele é um texto:  (1 ponto)

a)     Narrativo, ou seja, narra ou relata fatos reais ou fictícios.
b)     Apelativo/Injuntivo, ou seja, faz com que o interlocutor (leitor) tome alguma atitude e muda comportamento.
c)     Expositivo, ou seja, expõe informações e transmite conhecimentos como nos textos dissertativos.
d)     Descritivo, ou seja, descreve seres e paisagens.
e)     N.d.a.

  • Esse texto é um (a): (1,5 pontos)

a)    Relato pessoal, pois é um gênero textual em que alguém conta fatos de sua vida.
b)    Entrevista, pois é um gênero textual que se caracteriza por ter um título que se destaca a ideia central e uma curta apresentação do entrevistado e do tema. Em seguida, vem as perguntas ao entrevistado.
c)     Reportagem, pois é um gênero textual da esfera jornalística que apresenta um determinado assunto, com estruturação de texto dissertativo.
d)     Crônica Literária, pois é um gênero textual em que pode predominar a narração e pode fazer o leitor refletir ou se emocionar.
e)    N.d.a.

  • O texto em estudo usa: (1 ponto)

a)            Linguagem objetiva e padrão.
b)            Linguagem subjetiva e não padrão.
c)            Linguagem objetiva e não padrão.
d)            Linguagem subjetiva e padrão.
e)            N.d.a.


2.    Leia o texto abaixo que foi uma Redação do Enem de 2007 e que faz parte do acervo pessoal do Professor Marconildo Viegas, podendo ser usada sem a identificação do candidato. JUSTIFIQUE POR QUE ESSE TEXTO É DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO: (1,5 pontos)
redaçaodoenem07



3.    Leia o texto abaixo e marque a opção correta:

 


















Disponível em: < https://www.facebook.com/photo.php?fbid=537500689641925&set=a.423236904401638.99038.423231434402185&type=1&theater>. Acesso em 30 de maio de 2013.

  • O texto em estudo usa: (1 ponto)

a)    Linguagem objetiva e padrão.
b)    Linguagem subjetiva e não padrão.
c)    Linguagem objetiva e não padrão.
d)    Linguagem subjetiva e padrão.
e)    N.d.a.

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