quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Interpretação da tela de William Holman Hunt, O despertar da consciência.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiR27H7o3nq4jiOgwmEdimoC7FRDkZfXRiLwDGyqbMavLLIrQj0LtmN87_MGxalsBb8HYjbZZf0p_m8asFouubuG1feeogWwCnggyybDdBmdvdYRU7T3cftPuCruelGB3_lCXss1g0I0fj0/s400/O+despertar+da+consci%C3%AAncia.jpg


1. Observe a tela com atenção acerca dos dois personagens e o local onde se passa a cena. O que se pode deduzir quanto à atitude da jovem? R. A menina parece assustada e se levanta assustada do colo do namorado, demonstrando que nesse período não era permitido ter tal comportamento.

2. Qual é a reação do rapaz em relação ao comportamento da moça? R. O jovem aparenta comportamento normal, achando engraçado o comportamento da moça.

3. Releia o título do quadro e relacione-o a seu conteúdo: O despertar da consciência. R. O despertar das emoções entre dois jovens.

4. Qual é a diferença entre a expressão do rapaz e a da moça? R. Ela está preocupada, tensa (a posição das mãos) e ele está tranquilo, descontraído, com um leve sorriso no rosto.

5. Quais valores sociais da Inglaterra do século XIX estão refletidos na pintura? R. A intimidade entre namorados era limitada, daí a moça se sentir constrangida ao levantar rápido do colo do namorado.

6. Como pintor, Hunt destacou-se pela atenção quase obsessiva aos detalhes e às cores. O que se observa na imagem em relação a essas características? R. O ambiente é pequeno, tem móveis como piano, mesa, cadeira, tapete, quadro, ou seja, há um excesso de detalhes.

7. O que as personagens poderiam estar fazendo nessa sala de estar? R. Ouvindo música ao piano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...