terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Narrativa com narrador-observador. Interpretação simples de texto.

Os elementos da narração são: narrador (quem conta a história), personagens (podem ser pessoas, animais, sentimentos ou objetos personificados que participam da história), enredo (conjunto de elementos da narrativa em interação), tempo (duração da ação), espaço (lugar onde os fatos ocorrem) e ação (o que os personagem fazem). Os personagens podem ser protagonista e antagonista (principais) ou secundários (coadjuvantes).

Narrador observador é aquele que observa de fora os acontecimentos, ou seja, conta o que vê ações dos personagens; há o emprego de forma verbais e pronomes na 3ª pessoa.

https://www.momondo.com.br/inspiracao/wp-content/uploads/sites/21/2016/11/Praia-do-Forte.jpg

                                                     Carnaval na praia

Poucas amizades resistem a um carnaval passado na praia. Foi o caso. Eram dois casais, tão íntimos que um era padrinho do outro. O engenheiro e o publicitário jogavam bola desde crianças. A mulher do primeiro, historiadora, falava todos os dias no telefone com a do segundo, ceramista. Alugaram juntos uma casa numa ensolarada praia do litoral paulista. Foram ao supermercado, encheram os carros de cerveja, macarrão e picanha. O publicitário tinha o mapa, e resolveram sair juntos. No último instante, a surpresa.
- É minha prima psicóloga - explicou a ceramista.- Convidei , tudo bem?
A psicóloga sorriu, amigável. O engenheiro pensou: "E o supermercado? Ela devia dividir". Não teve coragem de tocar no assunto. Ninguém tocou. A estrada foi o martírio habitual dos feriados. A custo, na noite fechada, encontraram a casa. A chave não funcionou. Enquanto o marido entrava pelo vitro da cozinha, a historiadora suspirou.
- Isto aqui é um paraíso.
- Tem borrachudo - constatou a psicóloga. - Trouxe repelente?
Nos olhos da historiadora, um cintilar de terror: claro que não. Nesse instante, o engenheiro abriu a porta pelo lado d dentro. Entraram, animados. A primeira reação foi semelhante à dos convidados do castelo do conde Drácula - uma perplexidade total com o odor de mofo. O publicitário sorriu:
- É que o sujeito que me alugou é amigo de um amigo meu e só aluga pra gente conhecida. Senão deixa fechado.
[...]

CARRASCO, Walcyr. O golpe do aniversariante e outras crônicas. São Paulo: Ática, 2002. p. 30. (Para gostar de ler, v. 20.) (Fragmento).



1. Na narração, o personagem principal chama-se protagonista, e os demais são: antagonistas (vilão da história) e coadjuvantes (secundários). Quem são os personagens do texto "Carnaval na praia"? R. Protagonista: os dois casais. Antagonista: a situação da amiga convidada. Coadjuvante: a psicóloga.

2. Por que as  personagens são identificadas por suas profissões e não pelo nome? R. São pessoas comuns.

3. A história se passa em determinado tempo (cronológico - contado no relógio ou psicológico - ideia de tempo) e espaço/lugar onde se realizam as ações dos personagens. Quando ocorrem os fatos e em que lugar? R. Durante o carnaval em uma praia.

4. Qual é a variedade linguística (formal ou informal) empregada no texto? R. Variedade padrão/formal.

5. Há um narrador que conta a história. O narrador participa dos fatos como personagem? R. Não, ele conta os fatos e está fora da cena. Narrador-observador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIMULADO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS E OLHO D'ÁGUA GRANDE - BASEADO NO INSTITUTO BAHIA

  SIMULADO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE ALAGOAS   1.             A História de Alagoas é marcada por uma série de experiências de lutas, resi...